Enquanto prepara o lançamento do A1, seu modelo mais, digamos, ambicioso no Brasil, a Audi apresentará o irmão mais sofisticado e luxuoso do compacto, o A8. O sedã ganhou nova geração em dezembro do ano passado e estará presente no Salão do Automóvel, em novembro.
O segmento de sedãs de luxo é marginal no Brasil. Para se ter uma ideia, entre janeiro e julho, a BMW e a Mercedes-Benz venderam as mesmas 17 unidades de seus modelos Série 7 e Classe S, mas o importante aqui, claro, é imagem e nesse aspecto a Audi não pode ficar atrás.
A nova geração não chega a revolucionar, pelo contrário, está mais para uma evolução. O chassi de alumínio, por exemplo, está mais leve, e o Cx foi aprimorado, tudo para passar a imagem de um carro luxuoso, sim, mas também preocupado com o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Essa frente dos Audi já cansou – parece até carro chinês. O restante está muito bem resolvido, inclusive o interior. Interessante a Audi romper com a tendência dos tetos de vidro ou para-brisas panorâmicos – como está é mais fácil blindar. Ao meu ver fez falta no modelo das fotos.
Já ví o A3 destes novos de perto e te digo uma coisa, a frente de noite é muito elegante. Se for este A8 então sai de perto.