O blog Carscoop teve a mesma impressão que a nossa: o novo sedã A8, da Audi, pareceu familiar demais. Sim, ele é a cara do A4 com alguns detalhes de outros modelos da marca alemã. Ou seja, faltou uma dose de ousadia na Audi. Geralmente, os sedãs top de linha servem como desbravadores de novos estilos, mas a montadora foi extremamente conservadora nesse caso.
E não é uma exclusividade dela. Para nós, o BMW Série 5 também não surpreendeu. Tudo bem, estamos numa época de incertezas e é melhor seguir uma receita conhecida. Se não traz nada de novo no visual, o A8 ao menos faz a lição de casa no quesito equipamentos e desempenho.
O chassi de alumínio ASF, por exemplo, é mais leve ainda o que permitiu que a nova geração pese o mesmo que a anterior mesmo sendo maior e levar mais equipamentos. Por falar em tamanho, o A8 mede 5,14 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,46 m de altura e tem entre eixos de 2,99 m!
A aerodinâmica foi tão melhorada que ele possui Cx de 0,26, uma marca digna de carros híbridos ou esportivos. Talvez por isso sua traseira seja, assim, meio caída. Aliás, reparem na linha de cintura, totalmente horizontal, uma característica que não prima pela beleza.
A Audi anda se especializando nos faróis e laternas de led e o A8 não ficou sem elas, claro. Os motores iniciais serão dois V8, um a gasolina 4.2 litros de 372 cv, e outro a diesel com o mesmo volume e 350 cv. A Audi diz que o A8 vai de o 0 a 100 km/h em 5,7 segundos com gasolina e 5,5 segundos com o motor diesel.
O interior, ao menos, encanta. Os bancos traseiros, por exemplo, têm uma curiosidade, um console central que agrupa os botões de ajuste dos bancos e de controle do sistema de entretenimento – o A8 é mais usado na fileira detrás pelos seus donos.
O sistema MMI no banco dianteiro continua escamoteável no painel, para manter as linhas limpas do interior. Há uma tela digital no meio do painel de instrumentos que mostra uma bússola em três dimensões interessante e por aí vai. A sopa de letrinhas de equipamentos de segurança também é extensa e inclui a visão noturna para evitar acidentes com pedestres como no Série 5.