Eis aí o Opel Astra 2010 ou, pela “tradição”, o Chevrolet Omega 2012!!! Pois é, se a GM no Brasil resolveu batizar a geração anterior de Vectra, o novo Astra só poderia virar Omega se viesse para cá. Brincadeiras à parte, o novo hatchback ficou bem legal, fazendo a geração anterior parecer rústica demais.
Eis aí a palavra que encontramos para defini-lo: um carro “refinado”. Também, está mais comprido, mais espaçoso e de linhas fluidas. Repare na janela-espia típica de modelos como o Civic ou o 307. Sinal que o coeficiente aerodinâmico deve ser bom.
A motorização é. O Astra terá motores de baixa cilindrada, mas potentes. São quatro tipos, de 1.4 a 1.6 litro, com potência variando entre 100 cv e 180 cv, com turboalimentação, menos emissão de poluentes e mais economia de combustível. Além desses, há outros quatro a diesel.
O mais bacana no carro, no entanto, é o pacote de equipamentos que inclui o chassi eletromecânico com sistema FlexRide, que oferece três tipos de ajuste de direção – standard, Sport e Tour. O Astra também vem com o ALF, que é um recurso que controla a iluminação dos faróis bi-xenon, e o Opel Eye, uma câmera frontal que detecta se o motorista sair da faixa de rodagem. Mas isso só funciona lá, onde as pistas têm sinalização. Imagine aqui, que não há demarcação nas ruas.
Como já dissemos aqui, esse Astra está muito distante do Brasil, ainda mais se a Opel for mesmo vendida. É muito sofisticado para o nosso bolso. Eu sei, muitos leitores já cansaram de ouvir isso, mas enquanto carro nacional custar o dobro que lá fora, não vai ter jeito.
O consolo é que o Cruze, atualmente sedã mas que terá um hatch também, compartilha a mesma plataforma Delta do Astra, porém, sem toda a tecnologia embarcada do Opel.
Curioso notar, mais uma vez, a GM querer deixar o Brasil de fora na distribuiçao deste carro. Depois não entende por que Civic e Corolla vende mais que Vectra… Eu entendo: porque brasileiro bem informado e atualizado não é troxa de comprar gato e lever lebre, pelo menos não mais… A justificativa de que o país não comportaria o preço do carro é mera desculpa. Se fosse assim o Brasil não seria o segundo maior mercado consumidor de Ferrari e Porsche.
Depois se lê que a GM está quase na falência. A pergunta que vem a mente é como uma empresa deste porte e com uma história que se mistura com a do próprio carro pôde chegar a esse ponto tão triste.
A resposta é essa. Fazem um carro maravilhoso, mas irão vender aqui os modelos antigos, e mesmo assim depenados, mas com preço duas ou três vezes o que realmente eles valem.
Brasileiro que tem um pouco de cultura, acesso a informação e respeito pelo seu suor não compra esses gatos por lebre.
Concorrente do Focus na Europa. Mas espere, o Focus é vendido aqui por um preço competitivo. Por que, mesmo, não da pra trazer o Astra?
Depois se lê que a GM está quase na falência. A pergunta que vem a mente é como uma empresa deste porte e com uma história que se mistura com a do próprio carro pôde chegar a esse ponto tão triste.
A resposta é essa. Fazem um carro maravilhoso, mas irão vender aqui os modelos antigos, e mesmo assim depenados, mas com preço duas ou três vezes o que realmente eles valem.
Brasileiro que tem um pouco de cultura, acesso a informação e respeito pelo seu suor não compra esses gatos por lebre.
porque a GM tá falida e só nós ainda a sustentamos um pouco….
comprando velharias a preço de ouro…
Eis porque o Astra não sai de linha; vende mais que Focus, golf brava etc….
Confira os destaques de maio/2011:
HATCHES MÉDIOS
RANKING GERAL
1. Hyundai i30 – 3.511
2. Chevrolet Astra – 1.970
3. Ford Focus – 1.910
4. VW Golf – 1.284
5. Fiat Bravo – 1.191
6. Citroën C4 – 1.024
7. Chevrolet Vectra Hatch – 930
8. Peugeot 307 – 868
9. Nissan Tiida – 779
10. Chery Cielo – 108