Para se armar contra os novos Chevrolet Cruze e Honda Civic, a Hyundai trouxe ao Brasil a nova geração do Elantra, que foi mostrado ao público durante o Salão de São Paulo e já está disponível na rede de concessionárias da marca. No entanto, dá para ver logo de cara que a marca errou com o novo carro: o modelo chega com preços elevados, lista de equipamentos de série bastante enxuta (sobretudo na versão mais cara) e, principalmente, devendo um motor turbo, algo que os concorrentes já oferecem e o sedã sul-coreano dispõe nos Estados Unidos.
A começar pelo visual, o Hyundai Elantra 2017 segue com as formas modernas de sempre, mas sem causar tanto impacto como a geração anterior com sua filosofia “escultura fluida”. Há como destaque os faróis angulosos na dianteira, além de grade hexagonal com moldura cromada e suporte dos faróis de neblina em formato de bumerangue. As laterais, por sua vez, deixaram de lado os vincos extremamente marcantes e agora têm uma aparência mais limpa, enquanto a traseira ostenta lanternas espichadas e um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas.
O interior também apela para o lado mais minimalista. O painel conta com formas mais simples, em especial pelo console central, que abandonou as linhas mais extravagantes, lembrando bastante o crossover médio New Tucson. Em comparação com a geração anterior, o novo Elantra está 40 mm mais longo, com 4,57 metros de comprimento, além de 1,76 m de largura e 1,46 m de altura, com distância entre-eixos de 2,70 m e peso de 1.260 kg.
Além disso, o novo Hyundai apresenta um chassi mais rígido, com aço de ultra resistência em 53% de sua estrutura e adesivos estruturais em pontos de tensão mais elevada do chassi, para reforçar as áreas de soldagem (contribuindo também para a redução dos níveis de ruído, vibração e aspereza do carro). Essas alterações proporcionaram um aumento na rigidez torcional de 29,5 % e uma força de flexão 25,3% maior.
Na motorização, o Hyundai Elantra 2017 mantém o 2.0 litros Flex DOHC Nu aspirado de quatro cilindros, que desenvolve 157 cavalos de potência com gasolina e 167 cv com etanol, a 6.200 rpm, e 19,2 e 20,6 kgfm de torque, respectivamente, a 4.700 rpm. Este propulsor é dotado de bloco e cabeçote em alumínio; camisas dos cilindros em ferro fundido; duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT). Ele trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial Shiftronic de seis velocidades.
No mercado norte-americano, o novo sedã médio dispõe ainda de um motor 1.4 litro turbo de quatro cilindros, que desenvolve 130 cv e 21,5 kgfm, além de um 1.6 litro também de quatro cilindros, que consegue entregar 203 cv e 27 kgfm.
Entre os equipamentos, a versão de entrada Base dispõe de airbags frontais para motorista e passageiro; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; vidros, travas e retrovisores elétricos; ar-condicionado manual; sistema de som; volante multifuncional; controle de cruzeiro e retrovisores externos com aquecimento.
A versão intermediária Special Edition agrega ar-condicionado automático de duas zonas; airbags laterais e de cortina; sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, câmera de ré e Bluetooth; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; destravamento das portas e do porta-malas e partida do motor sem chave; bancos revestido sem couro; banco do motorista com ajustes elétricos e apoio lombar; sensor de chuva; volante e manopla de câmbio em couro e faróis com luzes diurnas em LED.
Por fim, o Elantra Top inclui detector de ponto cego; controle eletrônico de estabilidade; faróis com lâmpadas de xenônio HID (High Intensity Discharge) com assistência inteligente de farol alto HBA (High Beam Assist); teto solar elétrico; painel de instrumentos Supervision com tela TFT de 4,2 polegadas; airbag para os joelhos do motorista; modo de seleção de condução DMS (Drive Mode Select) e retrovisores com rebatimento elétrico.
Ou seja, para levar um Elantra com alguns equipamentos disponíveis em praticamente todas as versões dos demais concorrentes, é preciso levar para casa a versão Top que beira os R$ 115 mil.
Confira abaixo os preços da nova geração do Hyundai Elantra:
Elantra Base 2017: R$ 84.990
Elantra Special Edition 2017: R$ 103.990
Elantra Top 2017: R$ 114.990
A garantia é de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional.