Ainda é cedo para afirmar com segurança, mas tudo indica que o mês de novembro deverá fechar como o pior em vendas de automóveis em 2008. Não é para menos: aperto no crédito, juros mais altos e o consumidor mais receoso. Até ontem, dia 10, a média diária de emplacamentos apontava uma queda forte, que em alguns modelos chegava a 50%.
É bom lembrar que muitas marcas emplacam mais carros no final do mês, mesmo assim há casos de quedas muito fortes. A Chevrolet é uma delas. O Corsa hatch havia emplacado somente 62 unidades/dia até esta segunda-feira quando em outubro essa média havia sido de mais de 150 carros/dia. O Corsa Sedan (que inclui o Classic), o Prisma e o Celta iam na mesma direção.
Até mesmo modelos novos, que costumam se sobressair no início, andam pouco atrativos. O sedã Linea, da Fiat, vende 17 exemplares por dia, em média, em novembro – no mês passado, ele conseguiu 30 carros por dia.
Com a queda na demanda e com excesso de carros no estoque (fala-se em 300 mil unidades nos pátios), talvez seja uma boa hora para pesquisar bem e encontrar boas oportunidades.