Até observá-la por alguns minutos parada perto de outros carros não havia percebido que os conjuntos de faróis e grades de dimensões incomuns acabam por dar uma impressão errada de tamanho ao modelo. A nova Montana é grande, maior em volume que qualquer outra picape dita compacta.
Sim, a caçamba não é a mais longa, mas com exceção disso o resto sobra. A largura do cockpit, por exemplo, é 5 cm maior que a da Saveiro. Espaço para cabeça e pernas também é superior ao da picape da VW e ao da Strada, da Fiat. A Hoggar, apesar de não ter sido medida, não parece capaz de rivalizar no aspecto cabine.
A medida que mais impressiona mesmo é o ponto H, a altura em que o motorista fica em relação ao solo. Nossa medição não é absolutamente exata, reconhecemos, mas gira em torno de 54 cm na Montana – isso na posição mais baixa. É cerca de 4 a 5 cm mais alta que a Strada e quase 10 cm em relação à Saveiro.
A sensação é de estar num utilitário, aliás, a boa visibilidade merece outro post. Agora, a Montana merece, sim, uma versão cabine estendida, embora o espaço atrás dos bancos seja bom. É uma vantagem da concorrência que faz diferença.
Pena que o design é o grande pecado desta caminhoneta. Porém existem muitos brasileiros que aprovam, haja vista, o Agile bater recordes seguidos de venda.
Eu, prefiro perder espaço, perder sensação de utilitário, perder volume de caçamba do que comprar um carro que a meu ver é horrível. Opinião Minha.
E assim aos poucos as virtudes da Montana vão sendo reveladas, a cada teste de revista ou blog vão sendo destacados os pontos positivos dessa nova pick-up. Como não existe perfeição (principalmente na industria brasileira) seus pontos devem ser analisados com criterio e comparação com a concorrência (como este blog está fazendo), e apesar do seu desenho controverso, penso que vai fazer sucesso e chegar junto da apagada Saveiro.
De todas as picapes pequenas, ainda prefiro a Saveiro atual (e olhe que nunca gostei da Saveiro)…
A inveja é coisa feia , temos que admitir que a montana tem mais conforto que a saveiro, tem mais espaço de gabine sem abrir mão da caçamba e o desing é moderno e arrojado , ao contrario da saveiro que é a mesma plataforma faz pelo menos 20 anos. Quando os criticos do montana usarem uma, vão saber do que eu estou falando, ou quando a wolks mudar a platafoma, quem sabe um dia.
@Rodrigo
A Saveiro é a única da categoria que poderia ser vendida na Europa, por exemplo, pois é a única com um projeto e qualidade minimamente razoáveis.
De resto, não passam de porcarias do 3o mundo.
Nossa! Essa frente é monstruosa, principalmente pela posição que a foto foi tirada, piorou um pouco mais. Pode ser boa, mas é feia.
@ELTHOM MARCELO DOS REIS
"ao contrario da saveiro que é a mesma plataforma faz pelo menos 20 anos"
Ao que me consta a plataforma da atual Saveiro é derivada do atual Gol G5, que por sua vez é a mesma de Polo / Fox que estreou em 2002 no mercado mundial. Enquanto que a da atual Monstrana regrediu para a plataforma da picape Corsa de 1997… Strada, ao que parece, deve inaugurar uma nova plataforma até 2012 (se o mundo não acabar antes). Quem já passou do ponto de mudar é a Ford com a Courier, mas essa também tem vendas muito focadas no segmento de trabalho e não de lazer.
Cabine mais alta não me atrai (não tenho hábito de dirigir de cartola), ainda pior em um veículo que já tem a estabilidade desfavorecida pelo centro de gravidade elevado. Quanto ao design, gosto não se discute, então é muito pessoal dizer que essa frente remete a um trem da FEPASA.
Das nossas picapes compactas a Saveiro realmente é a melhor (apesar de não gostar da VW eu adimito que o Gol e Saveiro são carros muito bons), mas se tratando de caminhonetes derivadas de carros eu ainda prefiro a Chevrolet El Camino, Ford Rancheiro, Holden Ute e Ford Falcon Ute
@Rodrigo
A plataforma da Pick-up Corsa é a mesma do Corsa de 93 que por sinal é a mesma do Opel Corsa de 83, Classic, Agile, Celta, Prisma,
todos eles usam a plataforma GM 4200 de 1983, a GM é ou não é uma maravilha ?
http://en.wikipedia.org/wiki/GM4200_platform
ESPAÇOSA É A KOMBI ! ! !
que espeço compra um caminhão
em relação a outras pick-ups a melhor é a montana , fiz um teste driver com todos e a 1 semana estou com uma caroça chamada srada como ela pode ser lider de venda , Vw saveiro não tem acabamento e material de pesim qualidade depois fui em uma concecionaria vw com aquele promesa que os vw sempre estão bem valorizados mentira , e fora que o seguro da saveiro é um roubo , comsegui o seguro da nova montana por R$ 1680 , a fiat nem comsegue fazer motor pois o motor 1.4 e 1.8 são GM