A Fiat pode ser a líder do mercado atualmente, mas a chegada do novo Gol deve ter deixado um gostinho amargo na cúpula da empresa, em Betim. Isso porque o modelo, que já era o veículo mais vendido do país há mais de 20 anos, bateu todos os recordes ao emplacar 31 081 unidades em julho. A Volks não divulgou ainda quanto disso representa a nova geração, mas imagina-se ao menos 10 mil carros.
É um número tão significativo que, se fosse uma marca, o Gol estaria em 4º lugar no ranking nacional, à frente da Ford com folga – os americanos venderam 26 580 carros em julho.
Aí basta imaginar o impacto da chegada do Voyage, ou Gol sedã, no final do ano para constatar que a vida da Fiat não será nada fácil. Claro, não é bom duvidar dos “ítalo-mineiros”, que são craques em estratégia de marketing, mas as margens prometem ser mais apertadas.
Aliás, a Fiat não está parada: além de ter melhorado os pacotes do Palio e do Punto, lança nos próximos dias o Mille 2009, com algumas melhorias, incluindo consumo de combustível menor.
Que o maior beneficiado seja o consumidor.
Ranking de marcas
Ranking de veículos
Os automóveis mais vendidos por segmento
Os utilitários mais vendidos por segmento