Quando uma nova geração de um automóvel é apresentada, espera-se que haja grandes mudanças no visual. Porém, não foi o que aconteceu com o novo Honda Accord, apresentado pela marca na última semana e que teve seus preços divulgados nesta segunda-feira, 16. Como dá para notar nas imagens que lustram esta matéria, o design do novo Honda Accord sofreu poucas mudanças na identidade, apesar dos novos detalhes. Pequenas mudanças visuais vêm sendo algo típico nos últimos lançamentos da Honda. Basta comparar o novo Civic com o antigo “new” Civic.
Veja também: Honda mostrará Fit “aventureiro” no Salão do Automóvel
A dianteira do modelo agora traz grade com novo detalhe em cromado e faróis mais espichados e afilados, além de para-choque mais envolvente com uma grade maior com detalhes em formato de colmeia. Na lateral, o desenho das janelas foi preservado, enquanto os vincos e as maçanetas são novos. Visto de trás, são notáveis as novas lanternas, que mostram um desenho mais robusto, invadindo uma maior área da tampa do porta-malas, que inclusive adotou um pequeno aerofólio na parte superior, para dar certo ar esportivo ao sedã executivo.
Além do sedã, há a versão cupê, baseada no conceito apresentado em Detroit, que traz um desenho mais agressivo. Haverá ainda o modelo PHEV, que também exibe novidades estéticas, deixando o conjunto do Accord um pouco desarmônico. Por dentro, o painel do Honda Accord 2013 foi totalmente remodelado, com um novo sistema multimídia, no meio das saídas de ar centrais, e painel de instrumentos destacando o velocímetro na parte central. Assim como o modelo anterior, o volante tem quatro pontos.
Na lista de equipamentos, destaque para o novo sistema HondaLink, que permite a conexão de smartphones, com acesso a mídia de música e soscial, o Honda LaneWatch, com sistema de exibição de pontos-cegos através, que utiliza uma câmera no retrovisor do passageiro para uma melhor visão da faixa de rodagem do lado do passageiro.
Há ainda câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, HandsFreeLink, conexão Bluetooth e USB e para iPod, botão Econ com o sistema Eco Assist, alerta de colisão frontal, LEDs diurnos, controle adaptativo de cruzeiro, alerta de desvio de trajetória, sistema keyless com abertura das portas e partida do motor sem chave, entre outros. As versões mais caras vêm equipadas com rodas de liga-leve de 18 polegadas, aletas atrás do volante para trocas de marchas, escapamento duplo cromado, suspensão esportiva, etc.
De acordo com o fabricante japonês, a nona geração do Honda Accord ficou mais aerodinâmica e econômica, graças a mudanças como o vidro do para-brisa mais nivelado e limpadores de para-brisa embutidos no automóvel. O novo Honda Accord estará disponível com motores de quatro cilindros, V6 e híbridos, associados à transmissão manual, automática ou continuamente variável (CVT).
Na gama, serão oferecidos os propulsores 2.4 litros, de quatro cilindros, equipado com injeção direta de combustível, capaz de entregar 180 cv, e V6 de 3.5 litros, com 275 cv. O primeiro traz câmbio CVT, enquanto o segundo virá equipado com o manual. A versão PHEV trará debaixo do capô um motor 2.0 litros 16V, com 140 cv de potência, e outro elétrico de 28 cv. O Honda Accord PHEV, do tipo plug-in, tem autonomia para rodar entre 16 e 24 km no modo elétrico, e consome 42,5 km/l. Há três modos de condução: elétrico, híbrido e a combustão.
Com chegada às concessionárias prevista para o dia 19 de setembro (o cupê chegará no dia 15 do mês que vem), o novo Honda Accord 2013 terá preços entre US$ 21.680 (R$ 43.900) e US$ 33.430 (R$ 67.635) na versão sedã e US$ 23.350 (R$ 47.240) e US$ 32.350 (R$ 65.450) na versão Coupé.
[nggallery id=185]