Este post foi publicado antes que a consultoria Jato Dynamics reconhece que a lista está errada. A página ficará no ar para ajudar a explicação dada no post que contesta os dados.
A vanzinha chinesa da foto acima, a mesma que andou passeando no Brasil para a avaliação da GM, é em 2010 o veículo mais vendido no mundo. Quem levantou o dado foi a consultoria Jato Dynamics do Brasil, que apontou outros 19 modelos, entre eles, quem diria, o nosso Gol, na 11ª posição.
A van em questão é Wuling Rongguang, uma das várias versões que a SAIC produz em parceria com a GM na China. Foram 409 547 unidades vendidas em apenas quatro meses – a pesquisa foi feita entre janeiro e abril de 2010. É quase o dobro da 2ª colocada, a van Stars, da Chana, e 4,8 vezes o que vendeu o Gol.
O interessante na lista é que há poucos veículos mundiais nas primeiras posições. Camry, Accord, Corolla e Civic podem ser considerados assim e mesmo a Série F de picapes da Ford têm a maior parte das suas vendas nos EUA assim como a Silverado. Outra constatação é que há poucos compactos como o Gol. Na maior parte são utilitários, automóveis médios ou grandes.
Como se vê, o mercado dos países emergentes ainda pode crescer muito mundo afora. Veja a lista:
1 – SAIC Wuling Rongguang 409.547
2 – Chana Stars 224.226
3 – BYD F3 203.915
4 – Ford F-Series 143.985
5 – Hyundai Elantra 138.026
6 – Toyota Prius 104.390
7 – Chevrolet Silverado 102.098
8 – Honda Accord 94.890
9 – Toyota Camry 93.082
10 – Toyota Corolla/Matrix 91.672
11 – VW Gol 85.396
12 – VW Lavida 77.769
13 – Honda Civic 76.821
14 – Suzuki WagonR 75.789
15 – Daihatsu Tanto 75.370
16 – VW Jetta 74.992
17 – Maruti Alto 73.752
18 – Buick Excelle 72.721
19 – Nissan Altima 71.843
20 – Ford Fusion 70.382
Fonte: Jato Dynamics do Brasil – Obrigado RR09, pela dica.
Caros,
acho que esta lista está completamente furada… Só na Europa, VW Golf e Ford Fiesta venderam cerca de 180 mil unidades em janeiro-abril de 2010 e esses modelos sequer aparecem na lista acima. Outras ausências importantes notadas: Ford Focus, Opel Astra, VW Polo (que é vendido em praticamente todo o mundo)…
e o agile e classic 2011 são os ultimos da lista!!!!!!! depois deles não existem mais opçoes tão bizarras no mercado….pobre chevrolet!!!!!! pobre mesmo!
De acordo com a lista, o veículo mais vendido da Vw em todo o planeta é o Gol, fabricado no Brasil. Não vou falar dos méritos e defeitos do Gol, mas sim da Vw.
A Vw do Brasil, que é maior que a da Alemanhã se não me engano, é a grande estandarte ou melhor é a menina dos olhos da Vw alemã, pois é uma empresa que somente perde para a Vw da China em produção, mas não perde em unidade de produção, pois o Gol vende mais que o Vw chinês Lavida.
O Brasil produz lucros extratosférico, emplaca o Gol em 11º sem qualquer outro vw na sua frente. O Brasil tem a 5ª maior fabricação de autos do planeta, na frente até que a produção de carros dos eua, além de uma frota mais nova na média do que a americana e muito próxima da européia, num país com juros e impostos na altura como é no Brasil, e mesmo assim, somos fenômeno no setor automotivo.
E a Vw nessa história?
Dá de ombros, não liga, não se importa, se o Brasil é sua picanha, pois se preocupa somente com sua picanha maturada da China, e com as carnes de segunda de suas montadoras do resto do mundo, inclusive Rússia, India, México, Africa do Sul…mas o Brasil, que se lasque, que fique com o Golf duas geração atrasadas e uma estilização gambiarra, com seus motores jurássicos, com seu Gol com péssimo acabamento, com seu polo antigo, com seu Jetta e Bora com preços nas alturas, com sua velha kombi, Parati…enfim, um mundo de latão soldado e revestidos de plásticos e napa.
A vw, ao ler esse comentário, dirá. –Pois é, vende bem por que vendemos produtos de terceira a preços competitivos, pois se produzirmos produtos de primeiro o preço será alto demais.
Isso é uma mentira, digo mentira pois é esse exatamente o argumento da Vw, para o Brasil, já que ela vive dizendo que Golf e outros são produtos caros para o Brasil.
É mentira, porque os seus carros são os mais caros do Brasil, a vw cobra caro por cada latão vendido. Se o leitor procurar uma concessionária Vw e perguntar o preço de um motor zero vw, e verificar na concorrência o preço de seus motores 16v, verá que não há diferença de preço.
Portanto, seus preços são caríssimos e seus produtos arcaicos. Se houvesse maior reconhecimento por seus clientes no Brasil, teríamos produtos melhores e a preço menor do que são os latões vwagen de hoje.
Afinal, se o Brasil tem o 5º maior setor automotivo "carros" do planeta e uma imensa demanda para ter média de idade maior que a americana, não existe argumento que se sustente em dizer que produzir no Brasil produtos de qualidade é caro demais e o brasileiro não comprará. Absurdo.
Para encerrar o assunto, o Civic, o Corolla, são concorrentes diretos dos vw atualizados vendidos mundo afora e mesmo assim são atuais no Brasil, como preços menores do que os Jettas da vida.
Se a Vw não consegue produzir Golf, Jetta, Pollo… no Brasil a preços equiparáveis aos Toyotas Corolla, Honda Civics….ela deveria fechar suas portas e carimbar na sua testa (estamos fechando nossas fábricas no Brasil, pois somos incompetentes em produzir qualidade a preços compatíveis com o mercado, como fazem nossas concorrentes japonesas).
VERGONHA ABSOLUTA.
@fernando meier
Fernando me responde uma coisa nada do que a Gm faz te agrada ?
Prezado BV, a lista não está furada, por acaso Europa é um país ? Carros como Golf e Fiesta não estão na lista porque considerando individualmente paises europeus, as vendas perdem expressão em números absolutos. A China realmente está dominando as vendas mundiais e tende a aumentar o número de modelos nesta lista em minha opinião.
Até tu Ricardo Meier, divulgando noticia furada.
BV e Charles, suas contestações são pertinentes. Acabei de enviar um e-mail para o responsável pela Jato Dynamics no Brasil comentando sobre as ausências citadas por vocês. O release é um pouco confuso já que cita "20 modelos mais vendidos no mundo" e depois observa que "a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia." Ainda assim, o Fiesta teoricamente teria que ter aparecido aí, por exemplo.
Assim que tiver um retorno, atualizo o post.
Abs,
Ricardo Meier
@Márcio
eu sou do tempo em que comprava kadett gs e gsi, omega cd 3.0 93 vectra gsi, s-10 de luxe 95, vectra cd 1997 e tive muito orgulho de ter esses carros da gm, e depois disso nunca mais tive carros da marca, sabe porque? depois de 2000 o que a marca lançou de melhor?!! .pelo amor de deus nao me fale que é o agile e o classic 95/11!!!!!!!!!!!!!!!!!!!