E os modelos de porte compacto estão apostando cada vez mais na segurança de seus ocupantes – pelo menos nos modelos vendidos nos Estados Unidos e Europa. Após o Chevrolet Sonic tirar cinco estrelas (nota máxima) ao realizar um crash test europeu, outro modelo de segmento semelhante ganhou um prêmio de segurança. O IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), instituto que regulamenta a segurança viária nos Estados Unidos, deu ao Nissan Versa uma nota máxima em crash test. O sedã da marca japonesa obteve cinco estrelas após realizar quatro testes de colisão.
O Versa recebeu nota classificada como “bom” nos testes de colisão frontal, lateral, traseira e capotamento. A nova geração do carro, no entanto, foi a que conseguiu maior nota no crash test, já que as versões anteriores não obtiveram boa nota no quesito impacto lateral e capotamento. Confira aqui o vídeo do crash test do Nissan Versa.
Parte dessa nota foi obtida graças a excelente boa lista de equipamentos de segurança do carro. Segundo o instituto, o controle de eletrônico de estabilidade (ESP), que agora é item obrigatório entre os carros nos EUA, foi determinante para a melhora do Nissan no teste. Há ainda airbags laterais e do tipo cortina. Esses itens, porém, não são oferecidos no modelo brasileiro.