Segundo modelo integrante da estratégia da Nissan para expansão de vendas, o sedã Versa – derivado da plataforma V (de versátil) do March – foi apresentado à imprensa especializada brasileira nesta quarta-feira (26). O sedã japonês chega para concorrer com a categoria de três-volumes compactos, dominada por Volkswagen Voyage, Fiat Siena, Ford Fiesta RoCam, Renault Logan, entre outros.
No design, o sedã de origem japonesa abriga o termo “ame ou odeie”. A dianteira até que agrada, com seus faróis de linhas arredondadas, já da lateral para traseira a situação muda completamente. As formas mais quadradas entram em cena e destoa o conjunto visual.
Contudo, as medidas do Versa agradam. São 1,50 metros de altura, 4,45 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Por conta de seu grande e avantajado “popozão”, o Versa denuncia maior aptidão no porta-malas: são 460 litros de capacidade no compartimento de bagagens.
Ao contrário do March, o Versa será comercializado somente com uma opção de motorização, 1.6 litro 16V flex com 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm, e transmissão manual.
E seguindo a receita iniciada pelo irmão menor, o Nissan Versa, na versão básica S, vem de série com direção elétrica, duplo airbag, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas, rodas de aço aro 15 com pneus 185/65 R15, desembaçador traseiro, ar quente, computador de bordo, abertura interna do bocal do tanque de combustível, etc. O preço da variante de entrada é de R$35.490, já com ar-condicionado, único opcional, o valor salta para R$37.990.
Partindo para a intermediária SL, o Nissan passa a vir de série com vidros elétricos com acionamento de um toque para o motorista, acabamento em tecido nas portas, abertura interna do porta-malas, duplo porta-copos traseiros no console central, retrovisores elétricos, porta-malas com iluminação, luz de leitura dianteira, cinto de segurança de três pontos central, Isofix, CD/MP3/USB/iPod, entre outros. No entanto, o preço sobe para R$39.990.
Por fim, há a topo de linha SL, que vem de série com freios ABS e EBD, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, limpador de para-brisa com nove velocidades, painel Fine Vision, etc. O preço do Nissan Versa SL é de R$ 42.990, valor próximo ao do Tiida Sedan, por R$ 44,5 mil, sem airbags frontais.
Além dos itens de série, o Versa 2012 é oferecido com quatro acessórios: Vidros elétricos com automatizador (R$990) vidros elétricos com antiesmagamento/alarme volumétrico (R$1.250), vidros elétricos com automatizador/alarme volumétrico (R$1.399) e rádio Kenwood com CD/MP3/USB/iPod (R$699).
O Nissan Versa 2012 estará disponível nas concessionárias da fabricante japonesa nas cores Branco Aspen, Prata Classic, Cinza Titanium, Preto Premium, Azul Onyx e Vermelho Fuji.
Assim como o March, as revisões do Versa tem preço fixo, tendo custo total de R$1.744 nos primeiros 60.000 km e a garantia é de 3 anos.