Ao contrário da Renault, que tem dificuldades em manter seus modelos no mesmo volume de vendas de um ano atrás, a Nissan tem avançado na participação no mercado nacional. E só não é maior porque os modelos mexicanos têm problemas de estoque causados por gripe suína e a pouca demanda dos Estados Unidos. Como isso é passageiro, a marca japonesa planeja terminar o ano com 1% de participação e pular para 2% em 2010.
Parece pouco, mas Honda e Toyota estão há muito mais tempo em território brasileiro e sofrem para ganhar espaço mesmo com produtos consagrados. Para chegar lá, dois lançamentos estão certos para 2009. O primeiro é bem conhecido – trata-se da Gran Livina, a minivan recém lançada, mas na versão com 7 lugares. Dizem que chegará no começo do 2º semestre.
A outra novidade é o Sentra com motor flex. O sedã médio tem vendido bem e hoje disputa com o Linea o posto de 5º modelo mais vendido da categoria. Mas lhe falta o bendito motor flexível que deve vir da parceria com a Renault por economia de escala.
Hoje o Sentra só é vendido com motor 2.0 e resta saber se ele terá uma versão de entrada com motor 1.6 ou se ganhará o 2.0 flex que a Renault está preparando ainda.