Ao contrário da Renault, que tem dificuldades em manter seus modelos no mesmo volume de vendas de um ano atrás, a Nissan tem avançado na participação no mercado nacional. E só não é maior porque os modelos mexicanos têm problemas de estoque causados por gripe suína e a pouca demanda dos Estados Unidos. Como isso é passageiro, a marca japonesa planeja terminar o ano com 1% de participação e pular para 2% em 2010.
Parece pouco, mas Honda e Toyota estão há muito mais tempo em território brasileiro e sofrem para ganhar espaço mesmo com produtos consagrados. Para chegar lá, dois lançamentos estão certos para 2009. O primeiro é bem conhecido – trata-se da Gran Livina, a minivan recém lançada, mas na versão com 7 lugares. Dizem que chegará no começo do 2º semestre.
A outra novidade é o Sentra com motor flex. O sedã médio tem vendido bem e hoje disputa com o Linea o posto de 5º modelo mais vendido da categoria. Mas lhe falta o bendito motor flexível que deve vir da parceria com a Renault por economia de escala.
Hoje o Sentra só é vendido com motor 2.0 e resta saber se ele terá uma versão de entrada com motor 1.6 ou se ganhará o 2.0 flex que a Renault está preparando ainda.
Deve ser que poderiam utilizar o 1.8 flex da Livina (oriundo do Tiida).
Putz, ficou tudo errado no comentário.
Quis dizer que o motor flex poderia ser o 1.8 do Tiida que também é utilizado na Livina…
o meu medo é que perca o câmbio CVT, como o Fit perdeu quando virou flex…
Só falta o FOCUS virar FLEX
Claudio, segundo o site Argentino, Argentina Auto Blog, o Focus flex seria lançado em jun/09 no Brasil.
Ele receberia o novo motor 1.6 Sigma que pode receber ou não comandos de válvulas variável, com potência variando entre 101 e 114cv (se não estou enganado).
Este novo motor seria empregado desde os novos Fiestas até as versões de entrada dos top.
Nosso mercado terá acesso ao 1.6 Sigma antes mesmos do que os Argentinos, que devem recebê-lo no final do ano.
Elizeu, numa matéria lida em um blog, havia a informação de que para se configurar um câmbio automático para motores flex, leva-se dois anos.
A Honda argumentou que um dos motivos para a saída do CVT dos Fit era exatamente esta dificuldade. No caso dos CVTs, a configuração é muito mais complicada, pois como ele é contínuamente variável, os dados seriam infinitamente diferentes e difíceis de serem obtidos.
Por tudo isto, mais o fato de que com toda a certeza, elas (montadoras) tentarão economizar muito nos produtos comercializados aqui, não me assusta se ese CVT também pode deixar de ser ofertado nas versões flex.
Caros,
eu já vi na avenida Paulista há umas duas semanas atrás um Sentra flex (com a mesma etiqueta Flex azulada do Livina). Ele também tinha uma cor nova (um marrom meio acizentado) e trazia borrachões laterais na cor do carro com a inscrição SENTRA.
Tenho um sentra e conversei com a vendedora, ela disse que virá flex com CVT e sem mudanças estéticas (pois já se fala em um face lift).
Mas antes vem o Grand Livina e o livina x-gear.
O grupo Renault-Nissan é o que mais vem investindo no Brasil. Vejam quantos carros ele começou a fabricar aqui, trouxe de fora e pretende fabricar ou trazer? São inúmeros!!!
O Brasileiro deveria dar uma olhada com maior "carinho" para as montadoras que buscam "fabricar" novos modelos "no Brasil". Geram mais empregos, nos trazem atualização tecnológica e fazem com que os concorrentes se movam.
Aguardo os próximos investimentos da Nissan.
Dizem que estarão enviando o próximo Megane para a Argentina (baixo volume), assim como fez com o Clio, para abrir espaço para a produção de um carro de grandes volumes sob a marca Nissan (a meu ver seria muito mais bem aceita que a marca Francesa).
A Nissan planeja até a produção (ou comercialização) de um veículo hibrido aqui no Brasil (O Chile tem o Civic Hibrido a muito tempo!!!)
Que venham as novidades orientais da Nissan, Toyota, Honda e até da Chery!!! Só assim para termos uma mudança significativa nas políticas das 04 grandes. Tomara que com preços mais honestos, segurança e tecnologias atualizadas.
@rr09
valeu pela explicação, RR. também acho que o CVT vai rodar…