Tudo corria às mil maravilhas para a Kia até setembro. Linha de produtos impecável, modelos modernos e atraentes e preços condizentes – ao menos na maior parte dos produtos. Mesmo sem nenhum plano de produzir veículos no Brasil – por conta do imbróglio da Asia Motors, dizem -, a marca coreana vendia mais que as francesas Peugeot e Citroën e também que as japonesas Honda e Toyota. E caminhava para bater na marca dos 10 mil emplacamentos mensais, algo que só as quatro antigas, mais Renault e a irmã Hyundai conseguem.
Mas tinha Mantega no caminho e a Kia acabou escorregando em direção a tempos difíceis. O abrupto aumento do IPI em 30 pontos percentuais para modelos importados atingiu a Kia em cheio, mais que suas “colegas” importadas. Resultado? As vendas, mesmo com a suspensão do aumento para 16 de dezembro, caíram. De 9 mil unidades em setembro para 4,8 mil em novembro. A marca, por meio da Abeiva, até acenou com uma “bandeira branca”: criar cotas de importação seguindo alguns critérios que evitam uma enxurrada de importados. Ou seja, só resta a ela resolver a pendenga da fábrica e anunciar planos de ter modelos nacionais.
Enquanto isso, outra marca asiática botou as asinhas de fora. Se a Kia deu azar, a Nissan foi muito sortuda. Como se sabe, Fiat, VW, GM e Ford bancaram a ideia de taxar os importados, mas a montadora japonesa acabou beneficiada. Além de ver alguns concorrentes diretos seus como Mitsubishi e a própria Kia tendo que repensar suas estratégias, a Nissan não precisou mudar nada já que hoje seus carros vêm na maioria do México, onde não há nenhuma taxação extra.
Além disso, a empresa já tinha planejado o anúncio de mais uma fábrica no Brasil, em Resende, RJ, o que deve ajudar ainda mais sua ascenção. Sim, a Nissan agora é a bola da vez. Com quase 8 mil carros emplacados em novembro, ela ficou em 8º lugar no ranking, só atrás das marcas tradicionais, da Renault, Hyundai e Toyota. Mérito da dupla March e Versa. Os dois compactos começaram a emplacar volumes mais significativos no mês passado e responderam por 40% das vendas totais.
Sem apelar para pôneis malditos e duplas sertanejas, a Nissan agora possui veículos que vendem por si só e a tendência é que ela se firme como 6ª marca do mercado até que a Hyundai lance o hatch baseado no projeto HB. Nada mal para quem até outro dia mal era lembrada pelo consumidor.
Eu não sou tão confiante assim.
Pra mim isso é boom de lançamento e propagandas, quero ver depois que a poeira baixar..
A Nissan tem bons carros, mas são muito feios, isso é inegavel, 8 em cada 10 pessoas concordam com isso, e brasileiro, todos nós sabemos, só compram carros bonitos.
parabens a NISSAN pelos numeros! Mesmo assim ainda considero seus carros mto feios! Bem q poderiam melhorar visual, pois mecanica, interior rede autorizada sao bons, mas a parte externa dos carros deixam a desejar!!!
O mais interessante é que a maioria dos carros da Nissan vem do México. Depois temos que ouvir aquele comédia do Manteiga dizer que quer "proteger" os empregos brasileiros, ou seriam mexicanos!
Os empresários da Nissan devem estar arrependidos por ter demorado tanto em entrar nesses segmentos mais baratos
Sempre fui cliente GM. Hoje, após muito pesquisar, venho achando que a NISSAN é uma compra racional e apresenta um bom custo x benefício. A NISSAN fabrica bons carro e são melhores se comparados com os de mesma categoria das mais tradicionais. Acho so sentra um carro bonito (questão de gosto é subjetiva) e imponente (isto na cor preta); quanto ao VERSA posso afirmar que é muito mais bonito pessoalmente, ao vivo. Realmente o top de linha é minha primeira opção para compra em 2012; quando, se realmente se consolidar a idéia, estarei saindo do meu GM para meu primeiro NISSAN. Parabéns a NISSAN; espero que realmente se consolide com uma melhora no Pós-Venda das concessionárias (que são independentes, infelizmente), na redução de custos e peças e na estratégia de realmente conquistar o consumidor.
Interessante que em vários dos comentários eu vejo coisas do tipo: "A Nissan tem carros bons, mas são feios. Brasileiros só compram carros bonitos."
Acho que quem comenta realmente só deve comprar carro bonito, porque se fosse analisar o racional, compraria um Nissan.
Eu comprei um Versa e estou satisfeito.
Fui racional na compra, analisando o custo x benefício. Mas minha "irracionalidade" eu deixo aqui: deixem de ser &@#%! que só sabem ver beleza na hora de comprar um carro.
E viva os carros vindo do México. Fabricam lá e jogam aqui. Na época do aumento do IPI, os sindicalistas aqui comemoraram, agora, enfiaram o rabo no meio das pernas. Não vejo um comentário deles referente aos carros fabricados lá e na Argentina.
Quem acredita que sindicato luta pelo trabalhador tem que ser tachado de trouxa essa é a pior raça que existe todos vagabundos sangue sugas dos trabalhadores e aliados das montadoras vai ver o patrimonio dos
"presidentes" desse lamaçal.
Para a Kia resolver isso é fácil, como os colegas sugeriram: basta montar uma "fábrica" CKD na Argentina ou no México e depois mandar os carros para cá sem II e sem IPI !!!
Parabén a Nissan. Torço para que a dupla Renault-Nissan cresca no país, visto que são as marcas que mais respeitam (ou menos desrespeitam) o consumidor brasileiro no que confere à relação custo x benefício.
Santo Peter Schreyer! A Kia deveria erguer uma estátua para o designer alemão, que transformou a marca coreana de sem sal para um prato cheio de sabor. Talvez o melhor projeto dele seja o Sportage – o talvez é porque existe o Optima também. Por que? É só colocar um Sportage ao lado de um Sorento para entender. O irmão maior, mesmo tendo sido lançado apenas um ano antes, parece que tem uns 10 anos de diferença, sem falar que o Sportage parece mais sofisticado que ele.
Kia vende 40% para o Mantega que ele resolve seu problema aqui no Brasil, alguém já viu empresa de deputado e ministro ter tributos nos produtos que eles fabricam? rsrsrs e o único caminho kia.
Não foi o novo March que ficou com só 2 estrelas no Latin NCAP recentemente, isso porque tinha duplo airbag? Imagine sem nenhum.
Não são eles que batem no peito se referindo à mecânica japonesa, mas dentro do capô carregam motor e câmbio franceses (Renault)?
Desculpas aos entusiastas da marca, mas Nissan? Não, obrigado!
indignado, não adianta montar fábrica na argentina ou méxico se não tiver uma no brasil tb… acho que o que mata a nissan é a renault, além, claro, do design muito conservador japonês…
Não sou a favor da Nissan ou qualquer outro, mas da livre concorrência e do melhor custo benefício. Quando ao que foi postado como relação ao resultado do March no Latin NCAP tenho algumas observações: Neste caso o airbag vem de fábrica só se for muito esperto para tirar. O resultado dos outros carros de mesma categoria foram piores inclusive o novíssimo UNO e é um desrespeito ao consumidor cobrarem uma fortuna pelos equipamentos de segurança. Quanto ao IPI infelizmente hoje não temos o KIA Picanto sendo vendido a 34000,00 e o Cerato a 50000,00 como anteriormente.
Nissan de verdade, com a verdadeira "alma" japonesa, são os vendidos nos EUA e Canadá: Altima, Máxima, Juke, Murano, Quest… Além das picapes Frontier e Titan.
O resto é travesti de Renault.
Com cara de TIOZÃO ou não ai vai a Nissan.Viva a livre concorrência,Abaixo as 4 grandes montadoras "nacionais" pilantras.Todos querem carros melhores e mais baratos.
Com relação ao fato de os concorrentes terem se dado igual ou pior ao March e achar legal pq vem com 2 airbas de série, desculpe mas é o típico comentário do brasileiro acomodado e conformista que gosta de balizar as coisas por baixo.
Pergunte para a Nissan por que o Nissan March / Micra vendido na europa tem 4 estrelas e o vendido aqui tem 2…
http://www.euroncap.com/results/nissan/micra/2010…
A livre concorrência no mercado e a instrução do consumidor são as melhores armas para acabar com os preços exorbitantes e a qualidade insuficiente dos carros feitos no Brasil.
Justificaram tanto que queriam aumentar os impostos para barrar os importados para proteger os empregos dos brasileiros, mas são os mexicanos e argentinos que saíram favorecidos.
O Mantega, o PT e a Dilma deram um tiro no pé do consumidor brasileiro.
Fizeram uma medida impensada ou melhor pensada apenas no lado das montadoras estrangeiras. Se fosse ainda para proteger indústrias verdadeiramente brasileiras, como a antiga Gurgel, e outras, até aí poderia ser.
Essas montadoras favorecidas são as mesmas que mais importam. São as mesmas que fazem produtos de qualidade lá fora e aqui vendem produtos defasados mais de 10 anos, embora cobrem duas ou três vezes o valor real do carro.
Cobram por acessórios de segurança que deveriam já vir como de série.
Mas esquecem que quem compra carro também vota e as eleições estão chegando…