A Nissan iniciou recentemente a produção do seu primeiro motor nacional. Fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, da onde também sai o New March e o 1.6 litro de quatro cilindros, o novo propulsor 1.0 litro de três cilindros é fruto de um investimento de R$ 100 milhões e vai equipar as versões mais básicas dos modelos compactos da montadora japonesa disponíveis no País.
O novo motor 1.0 litro desenvolve 77 cavalos de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina como com etanol, com bloco de alumínio e 4 válvulas por cilindro (totalizando 12V). De acordo com o divulgado da Nissan, o novo propulsor é um dos melhores de sua categoria no Brasil quanto o assunto é eficiência energética, juntamente com desempenho e baixas emissões de CO2.
O primeiro modelo a receber o novo motor será o New March, e logo em seguida o sedã New Versa, que também já está sendo fabricado na fábrica fluminense.
Para a produção do novo motor, a Nissan já contratou mais de 25 profissionais, que se somam aos cerca de 200 funcionários que compõem a equipe de produção da unidade industrial de motores. A unidade fabril tem capacidade para fabricar até 200 mil motores por ano.
“A produção do novo motor de três cilindros no Brasil demonstra a determinação da Nissan em ampliar sua presença no país, com produtos modernos e inovadores fabricados localmente. Assim, também, aumentamos o índice de integração local dos componentes e deixamos nossos automóveis ainda mais competitivos”, afirma Carlos Ghosn, Presidente Mundial e CEO da Nissan Motor Co. Ltd.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Com isso, a Nissan vai entrar na briga dos compactos com motor de três cilindros, o que inclui modelos como Ford Ka, Volkswagen up!, Volkswagen Fox, Hyundai HB20 e Kia Picanto.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.