Ícone do site BlogAuto

Avaliação: Nissan March 2015, um brasileiro interessante

Nissan March 2015 1.6 SL

Principal arma na estratégia da Nissan para ser a líder entre as marcas japonesas e atingir 5% de market share até 2016, foi apresentado o Nissan March 2015, ou como a marca prefere chamar Nissan New March, que agora passa a ser produzido no Brasil, no novo complexo industrial em Resende, no interior do Rio de Janeiro, com preços entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.

Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt do ano passado, o Nissan March 2015 foi projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, com peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg. A frente 100% nova do Nissan March 2015 conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.

Nissan March 2015 1.6 SL

Visto de lado, o Nissan March 2015 preservou as linhas das gerações anteriores. O entreeixos é de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March mexicano), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria.

O Nissan March 2015 brasileiro recebeu um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. As modificações introduzidas reduziram em 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor.

Nissan March 2015 1.6 SL

Desde a versão de entrada o Nissan March 2015 conta com computador de bordo com funções como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível, além de trazer detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios (mesmo do Sentra), que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, o cada vez mais presente, infelizmente, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central. O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item de série desde a versão de entrada.

O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.

Nissan March 2015 1.6 SL

Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O Nissan March 2015 também traz, na versão 1.6 SL, o ar-condicionado digital automático. O novo volante multifuncional concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital.

Nissan March 2015 1.6 SL

Na segurança passiva, o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. O funcionamento é simples: após a compra da versão do March 1.6 SL, o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.

O Nissan March 2015 chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 litro quanto o 1.6 litro reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

Nissan March 2015 1.0 SV

O motor HR 1.6 16V é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o modelo sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol), o torque é de 15,1 kgfm a 4.000 rpm.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km.

Nissan March 2015 1.6 SL

O motor 1.0 litro 16V (998 cm³) bicombustível conta com 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol.

O Nissan March 2015 é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que aumenta a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

Nissan March 2015 1.0 SV

O EBD  pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores com 203 mm atrás.

Como anda?

O BlogAuto avaliou o Nissan March em roteiros que mesclavam trechos de cidade e de estrada na região sul do interior do Rio De Janeiro, e pode notar que o modelo continua com excelente dirigibilidade, como era com o modelo mexicano, que continua a ser vendido como a versão de entrada da marca, mas recebeu alguns refinamentos, como a direção com acionamento elétrico, que é bem macia em manobras e firme na estrada, com uma calibragem bem feita e progressiva.

Nissan March 2015 1.0 SV

O interior recebeu um grande pacote de conteúdos, afinal vai brigar com os “Big Dogs” do segmento, o modelo que perde em tamanho, ganha muito em custo/benefício, veja a avaliação de mercado que o nosso editor Ricardo Meier, fez aqui, e veja que a missão do modelo não será fácil, mas conta com atributos e preço que garantem uma boa  artilharia contra a concorrência.

São seis versões – a três para cada motor – cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado. Confira a seguir o que cada versão do Nissan March 2015 traz de série.

A seguir os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:

Nissan March 2015 1.0 Conforto (R$ 32.990,00)

Nissan March 2015 1.0 S (R$ 34.490,00)

Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:

Nissan March 2015 1.0 SV (R$ 36.990,00)

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

Nissan March 2015 1.6 S (R$ 37.490,00)

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

Nissan March 2015 1.6 SV (R$ 39.990,00)

Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:

Nissan March 2015 1.6 SL (R$ 42.990,00)

Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:

Opões de cores (1.0 e 1.6)

Galeria do Nissan March 2015 1.0 SV

Nissan March 2015 1.0 SV

Galeria do Nissan March 2015 1.6 SL

Nissan March 2015 no dinamômetro, medido pelos amigos da Fullpower

 

Sair da versão mobile