Principal arma na estratégia da Nissan para ser a líder entre as marcas japonesas e atingir 5% de market share até 2016, foi apresentado o Nissan March 2015, ou como a marca prefere chamar Nissan New March, que agora passa a ser produzido no Brasil, no novo complexo industrial em Resende, no interior do Rio de Janeiro, com preços entre R$ 32.990,00 e R$ 42.990,00.
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt do ano passado, o Nissan March 2015 foi projetado no Japão, com a participação de equipes de vários países do mundo, inclusive do Brasil, com peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg. A frente 100% nova do Nissan March 2015 conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.
Visto de lado, o Nissan March 2015 preservou as linhas das gerações anteriores. O entreeixos é de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March mexicano), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria.
O Nissan March 2015 brasileiro recebeu um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. As modificações introduzidas reduziram em 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor.
Desde a versão de entrada o Nissan March 2015 conta com computador de bordo com funções como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível, além de trazer detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios (mesmo do Sentra), que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, o cada vez mais presente, infelizmente, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central. O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item de série desde a versão de entrada.
O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.
Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.
O Nissan March 2015 também traz, na versão 1.6 SL, o ar-condicionado digital automático. O novo volante multifuncional concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital.
Na segurança passiva, o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.
Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. O funcionamento é simples: após a compra da versão do March 1.6 SL, o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.
No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.
O Nissan March 2015 chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 litro quanto o 1.6 litro reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.
O motor HR 1.6 16V é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o modelo sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol), o torque é de 15,1 kgfm a 4.000 rpm.
Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km.
O motor 1.0 litro 16V (998 cm³) bicombustível conta com 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol.
O Nissan March 2015 é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que aumenta a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.
O EBD pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores com 203 mm atrás.
Como anda?
O BlogAuto avaliou o Nissan March em roteiros que mesclavam trechos de cidade e de estrada na região sul do interior do Rio De Janeiro, e pode notar que o modelo continua com excelente dirigibilidade, como era com o modelo mexicano, que continua a ser vendido como a versão de entrada da marca, mas recebeu alguns refinamentos, como a direção com acionamento elétrico, que é bem macia em manobras e firme na estrada, com uma calibragem bem feita e progressiva.
O interior recebeu um grande pacote de conteúdos, afinal vai brigar com os “Big Dogs” do segmento, o modelo que perde em tamanho, ganha muito em custo/benefício, veja a avaliação de mercado que o nosso editor Ricardo Meier, fez aqui, e veja que a missão do modelo não será fácil, mas conta com atributos e preço que garantem uma boa artilharia contra a concorrência.
São seis versões – a três para cada motor – cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado. Confira a seguir o que cada versão do Nissan March 2015 traz de série.
A seguir os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:
Nissan March 2015 1.0 Conforto (R$ 32.990,00)
- Câmbio manual de 5 marchas
- Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm
- Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
- Ar-condicionado
- Ar quente
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
- Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
- Acabamento preto da coluna central (B)
- Antena de teto
- Botão cromado da alavanca do freio de mão
- Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
- Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
- Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
- Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
- Console central com três porta-copos e porta-objetos
- Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
- Calotas integrais
- Detalhe da grade superior em V cromado
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica progressiva
- Display digital de quilometragem total e parcial
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
- Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
- Porta-luvas com tampa
- Porta-malas com iluminação
- Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
- Preparação para sistema de áudio
- Retrovisores externos rebatíveis
- Retrovisores externos na cor da carroceria
- Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
- Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
- Tampa de combustível com abertura interna
- Tomada de 12V integrada ao console central
- Volante de três raios com regulagem de altura
Nissan March 2015 1.0 S (R$ 34.490,00)
Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:
- Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
- Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
- Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
- Retrovisores externos com regulagem elétrica
- Revestimento das portas dianteiras em tecido
- Travas elétricas das portas e do porta-malas
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista
Nissan March 2015 1.0 SV (R$ 36.990,00)
Todos da versão 1.0 S acrescidos de:
- Aerofólio com brake light e lâmpada de LED
- Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
- Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
- Comandos de áudio no volante e Bluetooth
- Maçanetas externas na cor da carroceria
- Moldura da grade inferior cromada
- Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
- Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e quatro alto-falantes
- Revestimento dos bancos com acabamento SV
- Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15
Nissan March 2015 1.6 S (R$ 37.490,00)
Todos da versão 1.0 S acrescidos de:
- Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm
Nissan March 2015 1.6 SV (R$ 39.990,00)
Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:
- Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm
Nissan March 2015 1.6 SL (R$ 42.990,00)
Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:
- Ar-condicionado digital automático
- Acabamento Piano Black no painel central
- Alarme perimétrico com acionamento na chave
- Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador
- Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
- Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
- Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
- Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
- Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
- Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
- Sistema de navegação por GPS integrado ao painel
Opões de cores (1.0 e 1.6)
- Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
- Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
- Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond
Galeria do Nissan March 2015 1.0 SV
Galeria do Nissan March 2015 1.6 SL
Nissan March 2015 no dinamômetro, medido pelos amigos da Fullpower
Quanto mais eu comparo o preço da VolksWagen com o preço de outras montadoras, mas eu digo: “Bem feito… o povo merece isso!”. Porque? Porque como sempre a grande maioria escolhe e venera erradamente seus ídolos. Veja o preço do UP por exemplo (UP, tudo nele é UP, inclusive o preço!). O Nissan March tem um ótimo preço pelo pacote que ele oferece. Eu sei que alguns vão falar em LatinNcap, mas aí eu pergunto assim: ISSO REALMENTE É MOTIVO PARA COBRAR ESSE PREÇO PELO UP??? Mas os FãBoys, preferem pagar caro demais uma ou outra coisa somente para sustentar a marca. Focus? Cruze? LIXO… Lixo porque ele preferem pagar bem mais caro por plástico macio. Agora vamos voltar ao principio? “- Bem feito… o povo merece isso!”. As pessoas alimentam a Engenharia do Absurdo e essa engenharia é tão nítida que só agora a VW se deu conta de que o UP (àquele que é UP até no preço) estava com o preço proximo do GOL que era o carro de entrada da marca. Então eles correram, colocaram no GOL RALLY um novo motor e assim seu preço subiu, mas mesmo assim, se você comparar o preço do GOL com o preço do UP, com certeza você irá perceber que tem algo errado nessa história! NÃO, NÃO TEM! Já, já, eles irão novamente aumentar os preços dos outros carros, menos o do UP. Viva o povo que compra com o coração e não com a razão. Eu apostaria minha grana no MARCH, principalmente o 1.6. Já era um carrinho esperto e ágil. Agora deve estar melhor ainda, mesmo que alguns digam, que é um LIXO!
Entre os compactos fabricados no Brasil, o Nissan New March traz um dos melhores custo-benefícios, senão o melhor custo-benefício. O preço ganha de lavada dos seus concorrentes diretos e a qualidade de acabamento, segurança e tecnologia é nítida.
Esse fim de ano pretendo comprar um new march 1.6sv,não vejo a hora de chegar logo,acho o melhor custo beneficio da categoria ..
Estou com um March 2015 há algumas semanas e está superando as minhas expectativas, é o primeiro que tenho da Nissan. Já tive dois Chevrolet e um VW. O carro é bastante econômico, tem uma acústica incrível, quem anda no carro se surpreende com o silêncio principalmente quando os vidros estão fechados, conforto incomparável (em relação a carros compactos), direção ótima para manobrar, espaço interno na medida (para quem tem família pequena). Então se você que está pesquisando sobre ele e ainda está em dúvidas, eu recomendo!
Comprei um New MARCH 1.0 SV , não recebi o carro , mas estou preocupado com as colocações feitas com relação ao desempenho (marrento) ,segurança(nota 2) e carroceria(não e bastente solida ), espero que não tenha sentido pois e o meu primeiro NISSAN e não procurei saber antes .
Estou em “lua de mel” com meu novo carro: New March! Troquei meu carro de marca tradicional – Ford Fiesta 2011 – por este carrinho japones e estou adorando, sei que ainda é cedo pra falar, mas assim como ao comprar o Fiesta zero, quis troca-lo na primeira semana, com o Nissan estou sentindo exatamente o contrario, cada vez mais satisfeita! Estou achando o carro excelente, sem comparação!
Estou pretendendo comprar um New March 1.6 SV. A dificuldade está em agendar um test drive na VIP CAR Lages. Pelo jeito a sobrevivência da VIP CAR não depende da venda de veículos, mas não tem problema, existem outras em outras cidades.
Volkswagen marca boa cambio e motor não tem pra ninguém melhorou muito noa seus acabamentos internos, está perdendo na burrice de não saber colocar preços em seus carros, tudo do carro da volks e opcional se colocar carro de entrada up,gol com itens de serie igual da Nissan voltara ao topo logo se não ….mas o Nissan bom carrinho vai briga bonito com o up mas em termos de carro não troco mecânica VW por nenhuma
E MEU PRIMEIRO CARRO APRENDI A DIRIGIR MESMO FOI NELE PORQUE TINHA CARTEIRA MAS NÃO DIRIGIA O MARCH 1.0 SV FOI AMOR DE PRIMEIRA VISTA , MAS O MEU MARIDO JA TEVE OUTROS CARROS, COMO GOLF, ECOESPORT, GOL. MAS NUNCA TIVE VONTADE DE DIRIGIR ESSES CARROS. MAS O MARCH ADORO. QUANDO TROCAR ESSE VOU PEGAR OUTRO NISSAN. VERSA OU MARCH MESMA SÓ QUE 1.6.