Testar com carro elétrico é sempre uma novidade, desta vez, testamos o Nissan Leaf, o veículo elétrico mais vendido no Brasil em 2021, e mostrou muitas qualidades e um excelente compromisso entre autonomia versus o preço, que é de R$ 298.490 em julho de 2023.
Vendido em 50 países, o Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. Com ela, a Nissan incorpora em seus veículos um conjunto de tecnologias avançadas que cria uma forma completamente nova de direção. Esta visão tem três pilares: Nissan Intelligent Drive, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.
No Brasil, o Nissan LEAF vem com uma solução completa para a mobilidade elétrica do consumidor e conta com um kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).
Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Nissan LEAF está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.
O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.
Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.
Além do e-Pedal, o Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Nissan LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.
O e-powertrain oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior do Nissan LEAF. O conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cv, 37% mais do que a geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior), resultando em acelerações ainda melhores. É mais desempenho com emissão zero. A bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano.
O design refeito da bateria adiciona capacidade de armazenamento de energia sem aumentar o tamanho. Ela ocupa exatamente as mesmas dimensões do conjunto utilizado na geração anterior, mas a estrutura individual das células de íon-lítio foi melhorada, representando aumento de 67% na densidade de energia. Outro importante aprimoramento de engenharia para a bateria está no uso de materiais de eletrodo aprimorados com química revisada, resultando em maior densidade de potência, contribuindo para maior durabilidade da bateria após a carga e a descarga.
No dia-a-dia, o condutor irá perceber o torque imediato disponível, que oferecerá respostas instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou mesmo em retomadas para ultrapassagens mais seguras. O motor elétrico oferece o torque máximo em 0,1 segundo.
O condutor do Nissan LEAF ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B”, que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e “D”, o modo de operação normal com a potência máxima do motor.
Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções.
O Nissan LEAF vendido no mercado brasileiro é importado do Reino Unido, onde é fabricado na unidade de Sunderland, na Inglaterra. No Brasil será vendido em uma versão única, que conta com um excelente pacote de itens de série.
Além dos sistemas inteligentes do e-Pedal e do Nissan Intelligent Safety Shield, o Nissan LEAF é equipado com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria); vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.
O design do Nissan LEAF apresenta perfil baixo e elegante, com linhas dinâmicas e imponentes associadas a uma aerodinâmica que reforça o visual moderno, remetendo à empolgação de dirigir um veículo elétrico.
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Itens característicos da marca Nissan aparecem nos faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. Já o tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.
A cabine do Nissan LEAF foi desenhada com foco no motorista, exibindo um painel frontal em forma de “asa planadora” (Gliding Wing), cujo espaço foi otimizado para aumentar a funcionalidade. O design interno proporciona sensação de tranquilidade com um toque de sofisticação, graças ao uso de materiais cuidadosamente selecionados. O azul vibrante que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção segue como uma marca dos veículos elétricos da Nissan. Já a configuração do novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.
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