O Jornal da Carro desta quarta-feira anuncia a chegada do Livina, minivan compacta da Nissan, ao Brasil em 2009. Segundo a publicação, o modelo será feito em São José dos Pinhais, Paraná, sobre a plataforma do Renault Logan, com quem compartilha diversos componentes.
O jornal andou no carro em Portugal e adianta que a versão nacional terá o motor 1.6 16V Flex. Certamente, o Livina será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e lançado em seguida ou, mais tardar, no começo de 2009. A meta óbvia é brigar com o Fit que, à esta altura, já estará na 2ª geração, e com Idea e Meriva, coadjuvantes na categoria.
Juntamente com a nova Frontier nacional, a produção do Livina no Brasil retoma o projeto de ampliação da marca japonesa no país, que hoje está limitado às importações do México e da Espanha.
As montadoras que querem expandir seus negócios tem que entender que em certa faixa de mercado não ter motor flex, pesa muito na hora da compra. Dou o exemplo do Tiida, gostei do carro, acho bonito, mas a diferença na bomba não compensa. Esse mesmo caso vale para o Sentra. Espero que este seja um primeiro passo para a Nissan começar a adaptar mais seus carros ao Brasil.
a Livina é feinha. eu só espero que a Nissan produza no Brasil o Rogue (e não o Qashqai), que acho que tem tudo para ser o grande rival do Tucson – é só colocar o motor do Sentra, tornado flex, e o câmbio CVT.
A foto pelo menos, mostra que o Livina é bem feio. Vamos esperar para ve-lo ao vivo.
Não achei a Livina tão feia.. Ela é uma minivan, parece que do porte de Zafira, da nova Picasso e da nova Scenic.. não parece ser do porte de Meriva e Idea, parece ser maior..
Sobre o Rogue, é bonito, parece um pouco com o Murano.. Mas parece ser mais luxuoso e caro que o Tucson, uma categoria acima.. não sei.. só vi as fotos.. não vi dimensões.. o Qashqai parece ser mais do porte do Tucson.. e é bonito.. se chegar com preço competitivo e tiver uma boa atuação do pessoal de marketing da marca, pode brigar..
O fato de outro carro para incomodar o Fit é mto bem vindo. Isso pode até ajudar na redução de preços. Agora essa calota aí é feia de doer …
o carro será show!!!!! principalemente pela categoria do Livina que um tipico Japones de ponta e por cima de tudo, um verdadeiro "NISSAN". a tecnologia dos carros Nissan é coisa fora de sério.
Só acho que deveria vir com cambio CVT, que é insuperavel
A Livina é suficientemente bonita para o fim a que se destina. Ter um motor 1.6 porem é pouco para um carro deste porte. Deveria ter, pelo menos, 1.8 e algo como 125 cv como anunciado, sendo obrigatorio ser flex para ter sucesso. Espero um carro com categoria Nissan. Se assim não for leva bomba rapidinho.
O Nissan Livina virá em uma versão 1.6l de 104cv (gosolina) e 108cv (álcool) montado sobre câmbio mecânico de 5 marchas, e 1.8l de 125cv (gosolina) e 126cv (álcool) de potência no câmbio automático.
Vai ser o carro com maior porta-malas da categoria e melhor relação de peso e potência diante dos concorrentes, no caso Space Fox, Fiat Idea, Meriva e New Fit. Ótimo custo beneficio com 3 anos de garantia.
@Otaviano
O carrinho anda bem, gasta pouco, oferece bastante espaço.Em termos relativos, dá bastante pelo que se paga por ele.O motor Renault é bom e gasta pouco.Tem a vantagem de ser feito aqui no Brasil portanto a reposição de peças será mais fácil e mais barata do que do modelo cujo npropulsor ve do Japão.Estou bastante satisfeito.
Os comentários são sobre a Livina 1.6 Flex, eu adquiri uma Livina 1.8 Flex Automática e estou gostando muito. O motor é o mesmo do Tiida e responde muito bem além de ser muito silencioso. È uma bela minivan que veio para ficar e competir forte com as outras montadoras no segmento.