Como é de praxe das montadoras no Brasil, o ano ainda nem está na metade e já começam a pingar no mercado os modelos 2012. A família Tiida da Nissan é mais um dos precoces de 2011, que para justificar a mudança de gama recebeu uma mudança ou outra. Os preços ao menos não mudaram, mas o Tiida hatch na versão S com câmbio automático foi para o beleléu. Ficaram agora as opções Tiida S MT (R$ 50.990), Tiida SL MT (R$ 56.190), Tiida SL AT (R$ 60.290) e o Tiida Sedan (R$ 44.500). Agora vamos as novidades.
O Tiida S ganhou um novo jogo de rodas aro 16″, com desenho atualizado e só. No SL MT a novidade é o sistema keyless agora de série, como na versão com câmbio automático. Os dois modelos SL ainda contam vem com um kit aerodinâmico – spoilers, mini-saias laterais e aerofólio – levemente modificados. Já o Tiida Sedan recebeu ajuste manual de altura no banco do motorista. Por fim, a paleta de cores agora passa a contar com a opção Branco Sólido, afinal de contas é a cor da moda.
Não lembra qual é o motor e câmbio do Tiida? A linha 2012 traz o mesmo bloco 1.8 16V flex de até 126 cv a 5.200 rpm e 17,5 kgfm de torque. A transmissão pode ser mecânica de 6 marchas ou automática com 4 velocidades. O modelo também continua vindo importado de navio de Aguascalientes, no México, beneficiado pela isenção de impostos que o Brasil mantém com o país da tequila.
Abril de 2012 também coincide com o lançamento da nova geração do Tiida, que será apresentado no final deste mês no Salão de Xangai, na China. Por aqui, o modelo deve chegar apenas em meados de 2013. Enquanto isso vamos de linha 2012 mesmo.