Sem muito alarde, a Nissan já divulga em seu site brasileiro – remodelado recentemente – o novo Versa, que chega ao Brasil já em novembro para competir na acirrada categoria de sedãs compactos, dominada por Fiat Siena, Ford Fiesta, Volkswagen Voyage, Renault Logan, etc.
A tática criada pela empresa japonesa no March (que inclusive cedeu a plataforma e o motor 1.6 para o três-volumes) se repetirá no Versa, ou seja, preços baixos com lista de equipamentos que inclui desde direção hidráulica até airbags, ao contrário de muitos de seus futuros concorrentes.
No design, o sedã de origem japonesa abriga o termo “ame ou odeie”. A dianteira até que agrada, com seus faróis de linhas arredondadas, já da lateral para traseira a situação muda completamente. As formas mais quadradas entram em cena e destoa o conjunto visual.
Contudo, as medidas do Versa agradam. São 1,50 metro de altura, 4,45 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade generosa: 420 litros. Por conta de seu grande e avantajado “popozão”, o Versa denuncia maior aptidão no compartimento de bagagens.
O site da marca destaca principalmente duas palavras: “Sedan japonês”. Será que a Nissan se orgulha de ter origem japonesa ou isso seria apenas uma estratégia de marketing (por conta da qualidade oriental já conhecida pelos brasileiros em modelos como Corolla e Civic, por exemplo)? Fica a dúvida.
A partir de R$ 36 mil, o Nissan Versa será oferecido com motor 1.6 litro 16v bicombustível capaz de entregar 112 cavalos de potência. Com mais este lançamento, a Nissan espera que até 2014 alcance 5% de participação no mercado nacional.