A Nissan apresentou a Innovation Week, terceira edição das NSAM Weeks, que têm como objetivo discutir os pilares e tendências que estão impactando o mundo dos negócios e o segmento automotivo. Por meio de conteúdos exclusivos, a Nissan compartilha seu presente, o que está por vir e o futuro, onde inovação, eletrificação e tecnologia avançada serão as protagonistas.
Nas edições anteriores a Nissan América do Sul apresentou a Design Week, na qual, entre as muitas ações, destacou-se uma aula master com John Sahs, Designer-Chefe da Nissan América do Sul, e a Manufacturing Week, que teve um início marcante: o anúncio do começo da produção da Nova Nissan Frontier na Fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina.
A Nissan Innovation Week teve um time de palestrantes que destacou como a companhia enriquece a vida das pessoas por meio da inovação:
Com Chris Reed, Vice-Presidente Sênior Regional de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan Américas, conheceremos onde a Nissan está inovando em produtos, tecnologias, na competitividade dos veículos elétricos e seu ecosistema.
Fórmula E, o campeonato mundial totalmente elétrico, que leva a emoção e a diversão dos veículos elétricos com emissão zero a uma audiência global, terá novidades para América do Sul.
Uma palestra exclusiva com Chris Ramsey, idealizador da Expedição “Pole to Pole” (De Polo a Polo), que embarcará, em março de 2023, no elétrico Nissan Ariya e-4ORCE para viajar mais de 27 mil quilômetros. Uma aventura que reforça a Nissan Ambition 2030: a visão de longo prazo da companhia que promove a mobilidade com a eletrificação como foco central.
Um conjunto de conteúdos com as ideias e inovações relacionadas à mobilidade ganham vida e se traduzem em tecnologias avançadas agrupadas sob a Nissan Intelligent Mobility (NIM).
Durante a Nissan Innovation Week, e alinhada com sua visão de longo prazo Ambition 2030, a Nissan América do Sul anunciou que a tecnologia e-POWER chegará à região a partir de 2023.
A novidade foi anunciada por Ricardo Flammini, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda para a Nissan América do Sul, que comentou que “a chegada do e-POWER, uma tecnologia patenteada da Nissan, aos mercados da região é mais uma demonstração do compromisso da nossa marca de oferecer aos clientes o melhor de seu portfólio e de que continuamos impulsionando o caminho para a eletrificação”.
Os veículos elétricos, como o Nissan LEAF e o Nissan Ariya, assim como os modelos impulsionados com a tecnologia e-POWER, representam para a empresa dois pilares interconectados de tecnologias de redução das emissões e uso eficiente dos recursos entre os quais os clientes podem escolher de acordo com suas necessidades e estilos de vida.
O que é a tecnologia e-POWER? É a tecnologia por meio da qual o veículo é impulsionado por um motor 100% elétrico alimentado por baterias, que tem como fonte de energia um motor a combustão interna com alto nível de eficiência.
Desta maneira, os veículos Nissan equipados com a tecnologia e-POWER não precisam conectar-se a uma fonte de energia elétrica, o que permite uma maior autonomia.
O Nissan e-POWER representa um marco significativo na implementação do plano de eletrificação da marca na região. Os detalhes sobre modelos, características e datas de lançamento serão anunciados posteriormente em cada um dos mercados.
A eletrificação, pesquisa e performance da Nissan na Fórmula E pela primeira vez no Brasil
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que será disputada uma etapa do Campeonato de Fórmula E em São Paulo pela primeira vez, em março de 2023, marcando o retorno do campeonato 100% elétrico à América do Sul.
Como empresa inovadora, a Nissan desenvolveu o programa Brain to Performance, com foco na preparação e desenvolvimento das funções cerebrais de seus pilotos de Fórmula E.
Os primeiros resultados desta pesquisa confirmam que os pilotos que receberam estimulação cerebral memorizaram um novo circuito e melhoraram o controle do veículo 50% mais rápido em comparação com o grupo que não foi estimulado.
Pesquisa e Desenvolvimento
A atitude inovadora, desafiadora e apaixonante da Nissan não seria possível sem suas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento, que têm a missão de criar novos valores para contribuir para a mobilidade da sociedade do futuro, por meio da inovação aberta em conjunto com pesquisadores de todo o mundo.
O Centro de Pesquisas da Nissan no Japão trabalha como um fórum de conhecimento, com atualizações constantes da compreensão do ambiente operacional e analisando como o futuro poderá se revelar. Ao mesmo tempo, ele atua na ponta da inovação, apresentando conceitos e tecnologias que permitem criar valor. Este Centro de Pesquisas é equipado para construir protótipos, realizar testes e avaliações, em várias áreas de pesquisa.
Na região das Américas, da qual a Nissan América do Sul faz parte, a empresa está promovendo a inovação em três áreas abrangentes:
- Produtos & Tecnologias: Expandindo a gama de veículos e introduzindo tecnologias com foco no ser humano, para oferecer mais valor e experiências mais emocionantes e, ao mesmo tempo, mais acessibilidade.
- Competitividade em Veículos Elétricos: Por meio do avanço das tecnologias de baterias, aprimoramento dos motores e otimização das estratégias industriais. À medida que a redução no custo das baterias vai mudar drasticamente a dinâmica dos preços dos veículos elétricos, a Nissan está trabalhando em várias frentes para aumentar a competitividade dos veículos elétricos, promovendo avanços nas baterias e na eficiência na manufatura.
- Ecossistema: Estratégia 360º do ecossistema de veículos elétricos, desde a infraestrutura de recarga até a descarbonização da produção, e o reaproveitamento das baterias de segunda mão como fontes de energia.
Na América do Sul, a empresa tem uma equipe de Pesquisa e Desenvolvimento baseada no Brasil. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão está desenvolvendo – com o suporte do time da América do Sul – uma tecnologia veicular de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que gera eletricidade usando bioetanol como fonte de energia para veículos. Com o desenvolvimento dessa tecnologia nos últimos anos, está sendo possível reduzir o tamanho do sistema do SOFC, os custos, e expandir sua utilização. Esta tecnologia dará sustentação à bioeconomia com baixas emissões de CO2, e a Nissan América do Sul está sendo um agente de mudança para isso.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No Nissan Technical Center Brazil (NTC BRA) os engenheiros realizam um trabalho orientado pela Ambition 2030, a visão de longo prazo da companhia para fortalecer a mobilidade e além. Com essa visão, a Nissan quer entregar um valor estratégico ao capacitar jornadas com experiências mais integradas, confiantes e empolgantes aos consumidores, e, por meio de colaborações, capacitar a sociedade a construir um ecossistema inteligente com mobilidade integrada.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.