Ícone do site BlogAuto

Nissan deve produzir um crossover compacto na futura fábrica brasileira

Nissan quer produzir um 'EcoSport' seu

Depois de interrogar o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier, e parte de sua equipe durante o lançamento do March, dá para dizer com certa confiança que o futuro novo modelo nacional da marca será um crossover. Como já divulgado, a Nissan construirá uma segunda fábrica no Brasil, exclusiva sua em lugar ainda não revelado.

Segundo Meunier, isso não significa que a marca deixará de usar a unidade paranaense, que é dividida com a Renault. Conversa vai, conversa vem e o francês deixou passar nas entrelinhas que o modelo a ser feito no Brasil nessa fábrica é da plataforma V, a mesma do March e do sedã Versa.

A “dica” veio um pouco antes quando ele comentou que o que mercado quer é crossover, “carro com emoção” etc. Ou seja, faz todo o sentido que esse terceiro membro da família seja um “jipinho urbano”. Caso seja confirmado, é a mesma estratégia da Ford (Fiesta, Fiesta Sedan e novo EcoSport), Hyundai (HB hatch, sedã e crossover) e Fiat (novo Palio, Siena e um crossover no lugar do Palio Weekend, a princípio).

A nova fábrica terá capacidade para 200 mil unidades por ano. Isso quer dizer que não viverá apenas do crossover, claro. É natural que o March seja feito lá também já que o Versa é o produto mais indicado para o México – onde sedãs são fortes e também porque o Versa é vendido nos EUA como um dos carros mais baratos do mercado (custa a bagatela de 10 mil dólares).

Ausência

Aproveito este post para pedir desculpas aos leitores pela falta de moderação das últimas semanas. Estive de folga alguns dias e não tomei conhecimento do problema que estava tomando vulto aqui. Nesses mais de quatro anos de vida do Blogauto, foram raros os momentos em que tive que bloquear os comentários de um leitor por falta de senso, educação ou, pior, por querer causar confusão deliberadamente.

E lamento que algumas pessoas não saibam respeitar a opinião dos outros. Como já disse várias vezes, ninguém é obrigado a concordar com outros leitores ou com o blog. Também tem todo direito de achar o site ruim, superficial, pouco técnico etc.

O que não dá é para querer desqualificar todos para fazer sua opinião parecer correta. Isso é das mais pobres atitudes que existem.

Sair da versão mobile