O presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, bateu um papo virtual com a imprensa do interior e mostrou bastante confiança na retomada da vendas e a marca vem acelerando sua presença no mercado automotivo do interior de São Paulo. Com concessionárias espalhadas pelos principais municípios do estado, a marca japonesa vem crescendo com consistência nesta região, que é considerada de grande potencial e ainda de muitas oportunidades para a empresa. No ano fiscal 2019 (de abril de 2019 a março de 2020), as vendas da Nissan cresceram 12,8% em relação ao ano anterior. Já a participação de mercado da marca foi de 5,7% neste período, 0,7 ponto percentual a mais do que em 2018.
A marcan avança forte na região independentemente das características e peculiaridades de cada mercado local. Por município, é possível destacar, por exemplo, desempenhos marcantes no ano fiscal 2019, como:
- Sorocaba: Presença estável da marca em volume e participação de mercado, com 6,7%, bem acima da média da Nissan no interior do estado. A atual geração da picape Nissan Frontier e o Kicks bateram recordes de comercialização em 2019.
- Indaiatuba: A Nissan teve uma ascensão de 134,3% nas vendas de veículos no ano passado em relação a 2018. Tanto a atual geração da picape Nissan Frontier quanto o Nissan Kicks tiveram recordes de vendas.
- Mogi das Cruzes: Forte crescimento de participação de mercado nos últimos quatro anos chegando a 6,1% em 2019, acima da média da Nissan na região. O volume de vendas subiu 10,2% no ano passado. O Kicks e Frontier também tiveram um forte desempenho, com recordes de vendas.
- São José dos Campos: Aumento de 14,3% no volume de vendas em 2019 em comparação ao ano anterior. Recorde de vendas da nova Nissan Frontier e do Nissan Kicks.
As cinco principais cidades em termos de vendas gerais da marca são Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.
Este forte desempenho da marca japonesa é resultado do sucesso do Nissan Kicks e da Nissan Frontier no interior do estado de São Paulo. A atual geração da picape, que é fabricada em Córdoba, na Argentina, tem registrado uma grande evolução em sua participação de mercado levando em conta a presença da marca na soma de todas as cidades. Passou de 5,9%, na época de seu lançamento, em março de 2017, para a atual participação de 9,5%, registrada no ano passado. Nas cidades de Campinas, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba a picape vai além e supera esta média de participação em seu segmento. É em Campinas onde a Nissan Frontier tem a maior participação no interior do estado, com 14,6%.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Nissan Kicks também registra um forte e consistente desempenho de vendas desde o seu lançamento em 2016 e bateu seu recorde de vendas na região, com um crescimento de 16% em 2019, se comparado ao ano anterior. Com isso, a participação de mercado do crossover no interior do estado de São Paulo se mantém nos últimos anos acima dos 16%, superior a média nacional do carro, que é de 13%. No ano passado, foi de 16,8%. Em cidades como Campinas, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Sorocaba, o Nissan Kicks registrou participações bem acima desta média da região. O município onde o SUV da marca japonesa tem a maior participação também é Campinas, com 22,1%.
O que vem ai?
A marca vai focar muito nos seus dois produtos líderes a dupla Kicks e Frontier, mas ainda este ano teremos o novo Versa que entra em um novo posicionamento de mercado. O sedã Sentra chegará o ano que vem, mas o grande foco será o facelift do Kicks e a ampliação da linha de suvs, não confirmado ainda, mas apostamos que deverá ser fabricado em Resende o Nissan Magnite, como o modelo de entrada da marca no País.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.