Quem garante é a revista Auto Esporte que publicou em seu site uma avaliação do modelo, importado do México e que será lançado oficialmente entre os dias 16 e 18 de agosto. Pois é, meus amigos, aconteceu o óbvio: o Fiesta Sedan da nova geração virou “Focus Sedan” de entrada.
A Ford, segundo a publicação, utilizou um recurso da Honda para diferenciar o modelo da geração anterior, fabricada no Brasil. Nada de nomes a mais, apenas o “New” à frente de Fiesta, assim como o Civic.
Como vimos ontem no exemplar flagrado pelo site Interpress Motor, a versão que será importada para cá é a SE, intermediária e que traz motor Sigma 1.6 16V, câmbio manual, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga aro 15, computador de bordo, alarme CD Player MP3 com conexão para iPod. Como opcionais, freios ABS que sobem o valor para R$ 51 150, ou o mais completo com bancos de couro e sete airbags, por R$ 54 900.
É barato? É caro? Se formos compará-lo a concorrência, o preço é bom. A Volks cobra R$ 45 720 pelo Polo Sedan, a Fiat pede R$ 54 450 por Linea de entrada e a Honda “extorque” seus clientes cobrando R$ 57 420 pelo City mais barato, o LX, apenas para citar alguns exemplos.
Agora, se pensarmos que ele é uma evolução de um carro compacto, que ele é feito no México onde custa 206 300 pesos, o equivalente a (sintam raiva) R$ 28 500, sim, o New Fiesta é um acinte ao consumidor brasileiro. Aplicar um acréscimo de 75% num produto cujo custo extra mais significativo é o frete é para deixar qualquer um revoltado (os impostos brasileiros valem para nacionais e importados).
Mas, como um Fiesta Sedan da velha geração sai hoje por R$ 37 650 sem parte dos itens que seu sucessor traz, eo novo tem design atraente e uma concorrência que não é lá essas coisas, batata que o lançamento da Ford vai ser um sucesso.