A Ford lança nesta quarta-feira em Punta del Este, Uruguai, o “New Fiesta hatch”, mexicano que chega ao Brasil para cobrir a lacuna entre o nosso e idoso Fiesta e o Focus argentino. Com um ano de atraso em relação ao seu irmão sedã, o hatch premium também vem na versão SE e com dois pacotes opcionais.
Mas há diferenças. Enquanto o básico tem um pacote parecido de itens – que inclui direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado, rodas de liga 15″, alarme e computador de bordo (R$ 48.950), o pacote intermediário já inclui airbags frontais, ao contrário do sedã. Também traz ABS e controle de estabilidade e o sistema de entretenimento SYNC traduzido para o português (aleluia, Microsoft!). Tudo isso por R$ 51.950.
O pacote completo, por R$ 54.950, agrega sete airbags, retrovisor com repetidor de seta, bancos de couro, sistema “Bliss”, que avisa sobre um carro no ponto cego, e rodas aro 16.
É mais em conta que o sedã e uma faixa de preços que o deixa na boca do Focus 1.6 básico, que custa R$ 54.790. Mas bem acima do Fiesta pobretão nacional que, mesmo todo equipado, sai por R$ 43 mil e uns quebrados.
A Ford vai nadar de braçada nessa lacuna afinal o Punto é um bom carro, mas já tem uma certa idade e o Polo, coitado, não tem mais fôlego para brigar com ninguém. Quem pode bagunçar um pouco a vida do Fiesta é o Rio, da Kia, isso se os coreanos conseguirem um preço competitivo. Talvez o novo C3 também faça alguma diferença assim como o Aveo/Sonic, se e quando a GM decidir trazê-lo.