A Geely revelou que está extremamente otimista por assumir o controle da Volvo. A montadora chinesa é a favorita para comprar marca sueca da Ford e apenas detalhes a respeito de propriedade intelectual das tecnologias repassadas pela empresa americana atrasam o fechamento do negócio. Para os chineses, a Volvo pode vender 1 milhão de carros no mundo por ano, ou seja, 250% a mais que hoje.
Só no mercado chinês a Geely acredita que pode elevar de meras 12,6 mil unidades para 200 mil carros por ano. A ideia deles é abrir uma fábrica em território chinês com capacidade para produzir 300 mil veículos, entre eles, novos sedãs grandes para atender ao crescente mercado local.
E investiria também na Suécia, no desenvolvimento dos modelos, já que algumas fábricas da Volvo estão espalhadas por outros países. Uma luz no fim do túnel para a marca mais ligada à segurança no mundo.
É uma vergonha uma marca como a Volvo, ser comprada pela Geely.
É um absurdo. Agora festejo não ter um e não ambicionar um. Mas a penultima 850 era um sonho. Gostava muito daquela perua.
Eu nao duvido da eficiencia chinesa (em termos de custos, veja bem). Somada ao baixo valor da mao-de-obra, é uma opçao a considerar. O problema é que para ser produzido lá terao que compartilhar know-how e propriedade intelectual, o que nao agrada nada muitas empresas.
Eu acho que continuando a manter os atributos da marca, nao há problema, pois se nao estou enganado a BMW e Mercedez tem fábrica lá para abastecer o mercado asiático.
antes vender 400 mil nas mãos da Ford que 1 milhão nas da Geely
O carro da foto é o vx60, modelo conceito do xc60 com motor flex (e85) – em minha opinião, esse conceito é o mais belo Volvo já desenhado. A China, por enquanto, é um grande fornecedor de mão de obra, mas largamente importador de tecnologia – em praticamente todas as indústrias. Não vejo como mudar isso em curto prazo, mesmo com aquisições como a Volvo, que deverá continuar produzindo sua tecnologia bem longe, na Europa.