Volkswagen Gol Rallye 2015

Volkswagen Gol Rallye 2015

É fato: altitude elevada causa vertigem. Talvez seja por isso que as marcas que estão no auge perdem a noção da realidade e, quando despertam, já é um tanto tarde. Veja o caso da Volkswagen. Foi a marca líder no Brasil por muitos anos até perder o primeiro posto na década passada. Nunca mais voltou ao topo. Mas o Gol seguiu como carro mais vendido do País até que…começaram a surgir bons rivais e aquela história de carro robusto, confiável – lembram dos labradores do comercial? – perdeu apelo. Ele ainda vende bem, mas não na proporção de antes.

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Agora, a montadora corre para mostrar que seus produtos são, além de robustos, também avançados e (quase) bem equipados. A linha 2015 da família Gol, por exemplo, evoluiu em vários sentidos, mostrando que a empresa está tentando compensar os anos perdidos.

A maior novidade é o motor MSI, um 1.6 16V derivado da mesma família do 1.0 de três cilindros usado no up! e no Fox Bluemotion. Mas não é só: o câmbio I-Motion foi aprimorado e a Saveiro Cross herdou um pacote tecnológico trazido da Amarok para mostrar que, sim, ela pode encarar trilhas e situações mais complicadas sem pestanejar. E até mesmo aquela babel de itens opcionais, pacotes e adendos foi revista para melhor. Vamos às principais novides, ponto a ponto:

Volkswagen Saveiro Cross 2015

Volkswagen Saveiro Cross 2015

Motor 1.6 16V MSI EA-211

Ele tem bloco de alumínio, comando variável de admissão e várias melhorias para ser mais eficiente. Com isso ele consegue ‘produzir’ 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol – o torque é de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente. Em suma, é bem mais potente que o 1.6 8V, principalmente com etanol, mas não chegou aos níveis de outros motores rivais como o da Hyundai-Kia (130 cv) ou Ford (130 cv). A VW não divulgou consumo, mas explicou que o foco aqui é desempenho. Por enquanto, ele estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross, mas por pouco tempo. A ideia é que ele migre para outros modelos e versões a fim de aposentar o velho EA-111.

Volkswagen Voyage Evidence 2015

Volkswagen Voyage Evidence 2015

Saveiro Cross com ESC

Boa sacada da Volkswagen, embora um tanto tardia. A marca foi buscar na Amarok aquilo que faltava para a Saveiro Cross: tecnologia para enfrentar a lama. O sistema ESC (controle de estabilidade), o ASR (tração) e o ABS off-road vieram a calhar numa picape que inspira aventura. Agora dá para encarar pisos diversos com segurança, até mais que a rival Strada Adventure, na teoria.

Voyage Evidence

Talvez seja a novidade mais apagada. A Volks quis dar um gás novo no sedã Voyage criando uma versão com apelo de requinte. A receita é manjada, com apliques de cromados e um interior diferenciado com direito a couro Alcantara, que usa o “verso” do couro tratado para passar uma sensação mais sofisticada. Parece pouco para disputar um segmento cada vez mais populoso.

Volkswagen Voyage Evidence 2015

Volkswagen Voyage Evidence 2015

Novas nomenclaturas das versões

Outra mudança bem-vinda, mas que demorou. Agora o Gol, Voyage e Saveiro contam com nomes em todas as versões, seguindo um padrão mundial. Em vez de comprar um Gol básico você leva o Trendline, em vez do pacote Trend, você tem o Comfortline, além da topo de linha Highline. No caso da picape, suprimiram o Comfortline por não combinar com um utilitário. Sendo assim, começa na Startline, vai para a Trendline e Cross. A marca diz que a Saveiro Highline deve ser lançada em breve.

AVolks também melhorou um pouco o conteúdo desses carros. Direção hidráulica, vidros e travas elétricos e chave canivete, por exemplo, são de série em todos. O Comfortline ganhou setas nos retrovisores externos, ar quente, rádio com CD Player e Bluetooth e computador de bordo. Rodas de liga, no entanto, são opcionais neles.

O Highline vem com ar-condicionado de série, volante multifuncional e lanternas de neblina, entre outros. Os pacotes de opcionais estão reunidos em Kits, espera-se, mais simples que hoje.

Motor 1.6 16V MSI

Motor 1.6 16V MSI

Câmbio I-Motion melhorado

A Volks também mexeu no sistema I-Motion, de transmissão com trocas automatizadas. Segundo ela, uma nova arquitetura de comunicação dos módulos do motor, transmissão e outros itens permitiu que parâmetros mais sofisticados fossem adotados. Numa analogia simples, é como se a VW trocasse um MS-DOS por um Windows 8. Um exemplo: se antes havia um comando que aliviava o acelerador na hora de trocar de marcha automaticamente agora essa ação passa a ser progressiva, o que diminui os famosos trancos dos sistemas automatizados. Infelizmente, ainda não pudemos conferir se melhorou ou não.

Preços

A montadora não quis divulgar os preços da linha 2015, alegando que eles estão sendo definidos ainda. Mas os carros chegam às concessionárias nos próximos dias. E com a missão de recuperar o tempo perdido lá no “alto da montanha”.