É fato: altitude elevada causa vertigem. Talvez seja por isso que as marcas que estão no auge perdem a noção da realidade e, quando despertam, já é um tanto tarde. Veja o caso da Volkswagen. Foi a marca líder no Brasil por muitos anos até perder o primeiro posto na década passada. Nunca mais voltou ao topo. Mas o Gol seguiu como carro mais vendido do País até que…começaram a surgir bons rivais e aquela história de carro robusto, confiável – lembram dos labradores do comercial? – perdeu apelo. Ele ainda vende bem, mas não na proporção de antes.
Agora, a montadora corre para mostrar que seus produtos são, além de robustos, também avançados e (quase) bem equipados. A linha 2015 da família Gol, por exemplo, evoluiu em vários sentidos, mostrando que a empresa está tentando compensar os anos perdidos.
A maior novidade é o motor MSI, um 1.6 16V derivado da mesma família do 1.0 de três cilindros usado no up! e no Fox Bluemotion. Mas não é só: o câmbio I-Motion foi aprimorado e a Saveiro Cross herdou um pacote tecnológico trazido da Amarok para mostrar que, sim, ela pode encarar trilhas e situações mais complicadas sem pestanejar. E até mesmo aquela babel de itens opcionais, pacotes e adendos foi revista para melhor. Vamos às principais novides, ponto a ponto:
Motor 1.6 16V MSI EA-211
Ele tem bloco de alumínio, comando variável de admissão e várias melhorias para ser mais eficiente. Com isso ele consegue ‘produzir’ 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol – o torque é de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente. Em suma, é bem mais potente que o 1.6 8V, principalmente com etanol, mas não chegou aos níveis de outros motores rivais como o da Hyundai-Kia (130 cv) ou Ford (130 cv). A VW não divulgou consumo, mas explicou que o foco aqui é desempenho. Por enquanto, ele estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross, mas por pouco tempo. A ideia é que ele migre para outros modelos e versões a fim de aposentar o velho EA-111.
Saveiro Cross com ESC
Boa sacada da Volkswagen, embora um tanto tardia. A marca foi buscar na Amarok aquilo que faltava para a Saveiro Cross: tecnologia para enfrentar a lama. O sistema ESC (controle de estabilidade), o ASR (tração) e o ABS off-road vieram a calhar numa picape que inspira aventura. Agora dá para encarar pisos diversos com segurança, até mais que a rival Strada Adventure, na teoria.
Voyage Evidence
Talvez seja a novidade mais apagada. A Volks quis dar um gás novo no sedã Voyage criando uma versão com apelo de requinte. A receita é manjada, com apliques de cromados e um interior diferenciado com direito a couro Alcantara, que usa o “verso” do couro tratado para passar uma sensação mais sofisticada. Parece pouco para disputar um segmento cada vez mais populoso.
Novas nomenclaturas das versões
Outra mudança bem-vinda, mas que demorou. Agora o Gol, Voyage e Saveiro contam com nomes em todas as versões, seguindo um padrão mundial. Em vez de comprar um Gol básico você leva o Trendline, em vez do pacote Trend, você tem o Comfortline, além da topo de linha Highline. No caso da picape, suprimiram o Comfortline por não combinar com um utilitário. Sendo assim, começa na Startline, vai para a Trendline e Cross. A marca diz que a Saveiro Highline deve ser lançada em breve.
AVolks também melhorou um pouco o conteúdo desses carros. Direção hidráulica, vidros e travas elétricos e chave canivete, por exemplo, são de série em todos. O Comfortline ganhou setas nos retrovisores externos, ar quente, rádio com CD Player e Bluetooth e computador de bordo. Rodas de liga, no entanto, são opcionais neles.
O Highline vem com ar-condicionado de série, volante multifuncional e lanternas de neblina, entre outros. Os pacotes de opcionais estão reunidos em Kits, espera-se, mais simples que hoje.
Câmbio I-Motion melhorado
A Volks também mexeu no sistema I-Motion, de transmissão com trocas automatizadas. Segundo ela, uma nova arquitetura de comunicação dos módulos do motor, transmissão e outros itens permitiu que parâmetros mais sofisticados fossem adotados. Numa analogia simples, é como se a VW trocasse um MS-DOS por um Windows 8. Um exemplo: se antes havia um comando que aliviava o acelerador na hora de trocar de marcha automaticamente agora essa ação passa a ser progressiva, o que diminui os famosos trancos dos sistemas automatizados. Infelizmente, ainda não pudemos conferir se melhorou ou não.
Preços
A montadora não quis divulgar os preços da linha 2015, alegando que eles estão sendo definidos ainda. Mas os carros chegam às concessionárias nos próximos dias. E com a missão de recuperar o tempo perdido lá no “alto da montanha”.
sou proprietario de um voyage 1.6 trend line 2014 motor 8 valvulas, será que voltar a fabricar o motor 16 valvulas vai ser uma boa opção haja visto que alguns anos lançaram está linha 16 valvulas e não houve exito foi uma calamidade fica ai a pergunta será que é viável para o consumidor final.
O que falta neste carro é o um câmbio AT6, e o motor 1.0 TSi, Só.