A GM propôs e aceitamos: avaliar a nova Montana durante 15 dias, tempo bem maior que o usual nos empréstimos para a imprensa. A diferença é que a ação envolve o blog da picape e um exemplar com apliques do link no Twitter. Segundo a agência que intermediou o projeto, dez blogs foram escalados para a tarefa, nem todos sobre carros.
Antes de mais nada é bom frisar que a transparência da montadora em expôr seu modelo dessa forma é um bom sinal já que nossa avaliação será criteriosa. Isso não é post patrocinado, muito menos voltado para mostrar apenas o lado positivo das coisas. Os leitores tradicionais do Blogauto sabem disso.
Dito isso, vamos aos fatos. A Montana foi entregue ontem (7) e nesta quarta-feira serviu de transporte para cobrirmos o lançamento do Ford Edge 2011. No lançamento da picape, em outubro, o repórter Rodrigo Mora nos representou, então foi meu primeiro contato com ela.
A nova Montana encarou uma missão difícil: ao contrário do Agile, que tomou o lugar do Corsa “2”, bom projeto, mas injustiçado nas vendas, a picape substituiu a Montana original, que tem uma grande quantidade de fãs, inclusive pelo seu estilo bem resolvido – basta citar as laterais largas e o famoso “side step”, aquele degrau na lateral que foi copiado por muita gente.
Claro que essas soluções foram repetidas na nova Montana, mas há novidades boas e ruins a respeito do design. Se por um lado, a proporção entre a cabine e a caçamba está mais equilibrada – na antiga, a parte traseira parecia muito maior – algumas soluções, como a tampa traseira não agradaram muitos leitores aqui do blog. A frente com elementos imensos parece mais natural como utilitário e o novo para-choque deveria ser adotado pelo hatch também.
Não há como negar que nesse quesito a Saveiro reina absoluta. É a picape mais limpa no design, sem apelar para modismos ou exageros. Diria que a Montana, no conjunto bate por pouco a Hoggar e supera a cansada Strada, que depende demais de penduricalhos pela carroceria. Mas a Fiat não é líder por isso e sim por oferecer uma gama imensa de versões, com aplicações diversas. Nisso a GM continua devendo: temos, além da Sport, a LS, de entrada e que custa R$ 31.990 enquanto a “nossa” sobe para R$ 44.040.
Bom, temos muito assunto para abordar, então deixo com vocês as opiniões sobre o design da picape e também estamos abertos a perguntas sobre a Montana.
Ricardo,
Hoje vi, pela primeira vez, uma Montana dessas rodando… A impressão que tive (afora a traseira horrível, na minha opinião, A frente, apesar de não me agradar também, parece que ficou mais adequada ao apelo do carro.) é que a caçamba cresceu em relação à anterior e a cabine diminuiu internamente. Você pode dar mais detalhes a esse respeito?
Outra coisa que gostaría que avaliasse é o comportamento da suspensão dianteira sem o subchassis ao enfrentar pisos irregulares e esburacados.
A nova Monstrana precisa de adesivo para saberem que é nova….
Olha, feio é meu holerite, essa aí é pavorosa. Mas, se precisarem de alguém para fazer o test-drive, durante os quinze dias, me liga aí ô !!! Não que eu tenha gostado do carro que é feio pra dedéu, mas é que pelos menos eu fico 15 dias sem andar a pé. O melhor dessa picape ainda é, na minha opinião, o "step-side" na carroceria, unica coisa que ficou bem acertada no visual. E essa traseira, foi tentativa de copiar a Hogar? e essa grade na frente (toda de plástico), foi pra economizar lata ou queriam deixar com cara de caminhão ford? Pelo menos, não encheram ela de plástico preto na lata, como faz a fiat ( a única vantagem disso é que a picape strada, na enchente, em vez de afundar, bóia)…
A transparencia do Blogauto deve ser ressaltada como um bom exemplo na rede, cheia de blogs automotivos com materias "patrocinadas" ou com clara proteção a certas montadoras.
Parabéns pela iniciativa e boa sorte no teste.
Vie essa picape ontem, ao vivo, e ela é mais feia do que eu pensava, a cabine é muito alta e a caçamba é baixa, a frente é esse coisa feia do frAgile
ESSA MONTANA FICO MUITO LINDA ESSA PARTE DA FRENTE DO AGILE FICO PERFEITA , A TRASEIRA FICO BEM ELABORADA , NEM SE COMPARA COM A DE ANTES A TRASEIRA ERA MUITO ALTA E A CABINE LA ENBAIXO , ENFIM GOSTEI
Quem criou esse monstro? É brasileiro? É gringo? Seria interessante mostrar a lata do autor dessa coisa.
Enquanto na Europa e Estados Unidos, tanto Opel como GMC, apresentam modelos em sintonia com o mercado mundial, aqui no Brasil a GMB retrocede e lança a nova MONTANA. Vi num programa, se não estou enganada, Domingo pela manhã na rede glogo sobre automoveis que a solução adotada nesta nova "MONTANA" foi o de utilizar o chassi do corsa primeira geração. Volto a dizer, não comprem estas porcaria que a GMB apresenta como inovadoras. Não gastem seu dinheiro em velharia. Valorizem o verdadeiro INOVADOR.
Só o padre "QUEVEDO" que gostou desse monstro, pois somente ele para exorcisar essa aberração da natureza, e meu amigo "doctor", que fez esse lixo foi o tal de carlos barba o " dezaini " que fez todos os carros medonhos da gmb, e ele é mexicano.
O principal é: ela aguenta o tranco? A Fiat vende não só pela gama, mas pela fama de aguentar o tranco desde a antiga baseada do uno. Se a Montana mostrar que aguenta + carga e pau-pra-toda-obra, vai vender.
o pior é pensar que por R$44M e esse (bom) número de itens de série na versão Sport, uma montana na sua geração anterior seria um baita negócio. Com essa cara de Agile e essas portinhas minúsculas e desproporcionais, é difícil de encarar.
OBS: já vi uma nova Montana ao vivo, não digo só por reclamar. Ela ficou horrível, com uma traseira caída e frente horrorosa de Agile.
Daria uma nota 7.5!
Senão fosse essa traseira teria uma nota bem mais alta. A versão anterior passo um tempo a seu comando e nao tenho nada a reclamar, apenas num incidente que aconteceu ontem por 2 vezes, estavamos levando uma madeiras (não muito pesada) de cama sobre sua tampa e por duas vezes abriu em transito, apos ter aberto a primeira vez, eu cheguei a tranca-la, mais uns 200 metros a frente aconteceu pela segunda vez, daí entao continuamos com a tampa aberta mesmo não sendo permitido.
das fotos acim,a realmente só se aproveitam as rodas de liga.
Na minha opinião a chevrolet acertou no design da Montana, acho que combinou até mesmo a frente na montana do quê no Agile.
Qndo aparecer alguém eogiando esse carro, me avise. Enquanto isso, vou tirar uma soneca!!!
Já que vão ficar 15 dias com ela, e que a GM não faz parte dos testes de consumo do inmetro ainda, que tal postar algumas aferições de voces?
No mais, gostei muito, parece que a GM está procurando dar uma retocada na frente, mandou bem!
SOU FÃ Nº 1 DESSE BLOG!
GOSTARIA MUITO DE SABER SE A NOVA MONTANA AGUENTA MESMO O TRANCO?
PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE INFORMEM COMO ELA SE COMPORTA FORA DE ESTRADA.
MUITOS CONSUMIDORES DESSE TIPO DE CARRO, COMO EU, NECESSITA TRABALHAR COM ELA EM ESTRADAS RUINS E COM CARGA…
AVALIEM ISSO POR FAVOR!
Vi uma Montana preta numa exposição aqui em Salvador e fiquei surpreso… Ela me pareceu bem mais equilibrada que a de cor verde, que em minha opinião parece um Louva-Deus de tão horrível… Entrei no carro e gostei da posição ao dirigir, eu que tenho 1,81m e dos opcionais de série, verão Sport. Quero saber se há mesmo desconforto ao dirigir médias distâncias pois andei lendo que a barra de direção e os pedais são inclinados à esquerda e se a ausência de um feixe de molas a torna frágil. Sei que a Strada é bem superior, ainda mais com este novo motor e.torq, mas o custo/benefício da Montana talvez faça a diferença na minha decisão. Espero com ansiedade os resultados já que estou quase comprando uma, preta ou branca. Boa sorte!
Outra pergunta, gostaria de uma comparação entre o pneu de 15 e o de 16 polegadas quanto a dirigibilidade, frenagem e consumo de combustível já que este último é oferecido como opcional para este veículo. Obrigado!
Francamente, para mim, quem crítica a nova Montana é porque não tem uma, o carro ficou bem interessante, com jeito de picape média, muito melhor por exemplo, da nova Saveiro.
eu acheie q ficou legal comprei 45 unidades kkkkkkkkkkkkkk
Nossa, ficou linda na minha opnião, o povo critica por causa da traseira, eu achei lindaa, e ela vem muito robusta para trablho, nota 10 .. foda-se as merdas que só sabem criticar..
Eu tenho uma Montana 2011 ela é linda.Ela é diferente de todas as pick up quem fala mal é porque não tem condições de ter uma dessa na garagem, no mínimo tem uma saveiro caindo aos pedaços. Morram de invejas seus troxas!!!
Depois de ter 02 saveiro cros uma 2010 vermelha e outra 2011 preta adquiri a 2 meses uma montana sport branca 2012 em comparaçao posso dizer que ela da um show na saveiro, nao gasta mada, anda muito bem, tem ate piloto automático, ar digital e tudo mais, nossa gostei muito do carro, muito macio não é uma carroça igual a vw. a frente e show.
Tinha uma montana conquest 2006 completa, era um luxo, 1.8, economica e tinha motor qd precisava. Tentei melhorar de carro comprando uma montana sport 2011 com um motorzinho de dentista 1.4(que lixo), depois aos 18000km se foi a embreagem e nem queriam dar garantia, pensa num lixo de carro, ainda mais com um monte de barulho e sem falr no freio q faz barulho qd anda na chuva. Tem a luz da injeção tambem que ja vem acessa de fabrica e ninguem desliga e nem explicam porque, pensa num lixo de carro!
acho q eu to de azar, deve ter sido uma que caiu da cegonha, ou que foi montada numa segunda feira por um filho da puta de resaca…
amigos, mantenham distancia da montana nova!
abraço