Meus amigos, a CAOA vai deitar e rolar quando o ix35 chegar ao Brasil, no final de maio, se não houver mais atrasos na homologação. Esqueçam os preços sugeridos que começam em R$ 85 mil e chegam a R$ 105 mil. Como viu nosso leitor Alexandre Carvalho, as concessionárias vão pedir o que quiserem e conseguirão vender assim mesmo. Tudo porque o crossover tem elementos para virar um daqueles modelos que todo mundo deseja.
Aconteceu isso com o EcoSport em 2003, com o “new” Civic em 2006 e no ano passado com o i30, da própria Hyundai. É diferente do caso do Azera, por exemplo. O sedã nem tem tanto apelo, mas o custo-benefício é extremamente atraente. Com esses carros que citamos o que ocorre é aquele fenômeno raro de o veículo virar o queridinho da classe média, desejo de um em cada dois consumidores.
Digo isso porque a demanda pelo ix35 na Europa foi absurda e olha que eles têm muito mais opções do que nós. Foram vendidos nada menos que 33 mil carros em apenas um mês. Para se ter uma ideia, a Hyundai queria vender 50 mil ix35 em 2010. E a linha do modelo nem está completa lá – haverá novos motores em setembro.
É difícil acreditar, por outro lado, que a CAOA conseguirá importar o ix35 em volumes parecidos com os do Tucson atual. Por enquanto, o modelo é feito apenas na Coreia do Sul para o mundo inteiro e por maior que a fábrica seja (é a maior do mundo hoje), certamente faltará carro no mercado.
Como disseram alguns leitores, será uma ótima chance para a Kia vender o novo Sportage. Pena que ele só chegue ao Brasil em agosto.