No início de 2013 a Chevrolet inaugura a sua nova fábrica em Santa Catarina, que será responsável pela produção dos motores e cabeçotes de alumínio. Localizada em Joinville (SC), a unidade fabril irá produzir os propulsores 1.0 litro VHC e 1.4 litro Econo.Flex, responsável por mover oito veículos nacionais da empresa norte-americana. Entretanto, para acompanhar as novidades, os blocos irão receber alterações e se manter em linha nos próximos anos.
As mudanças serão realizadas para melhor consumo de combustível e maior eficiência. Peças internas mais leves e redução de atrito serão alguns dos itens que deverão ser adotados pelos blocos. Poderá haver ainda um sistema de partida a frio sem “tanquinho” de gasolina e com bicos injetores aquecidos. O primeiro modelo a receber os motores 1.0 e 1.4 renovados será o substituto do Prisma, derivado do projeto Onix e chegará às lojas no primeiro semestre do ano que vem.
Além desses dois conhecidos propulsores, o motor 1.8 litro que irá equipar o Cobalt automático e as novas PM5 e PM7 também ganhará a linha de produção catarinense. A caixa de câmbio será a mesma do Cruze automático, com seis velocidades. Esse motor será basicamente um 1.4 Econo.Flex com cilindrada elevada para cerca de 1.800 cm³.
Para conseguir este feito, a Chevrolet irá alterar o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões, e também haverá alterações na estrutura do bloco. Um cárter de alumínio também está previsto para a lista de modificações. O Cobalt 1.8 automático chega no mês que vem, com preço na casa dos R$ 50 mil.
a GM não muda mesmo, um dos motivos que fez ela perder mercado foi motores ineficientes, parece que esse dilema ira continuar. deixer de usar GM por causa dos motores.
Ou seja, mais do mesmo de sempre: re-re-reciclar modelos e motores velhos, investindo o mínimo na aplicação de tecnologia nos mesmos.
Nossa quanta tecnologia,esse VHC e o mesmo que estreiou no Corsinha em 93 sendo estuprado ano a pos ano de 50 cavalos chegou a 78 , deixando aspero e barulhento o mesmo do 1.4 que tambem e o mesmo caso do 1.0, que vergonha esse terceiro mundo e uma piada mesmo!
todo esse investimento para aperfeiçoar os motores 1.0 e 1.4 que desde que foram lançados já eram defasados e ultrapassados?!! pq não fazem o ecotec 1.4 e 1.6 novo que tem lá fora?!! custa alguns bilhoes de dolares o desenvolvimento de motores mais eficientes,modernos e economicos?!! não, simplesmente é muito, mas muito melhor colocar um parafuso a mais no velho e lucrar ainda mais como se fosse novo !!isso é piada de mau gosto e ninguem faz nada para exigir dessa quadrilha motores modernos!!!!!!!! fica muito dificil comprar um gm hj.
Gostei dos dois comentários acima.
Como disse alguem, "o que a GM vai fazer é enfeitar o pavão velho de guerra". Na minha opinião, a tecnologia de motores da GMB, sobrevive do sucesso obtido nos idos dos anos 80, do século passado. Um dia seca o leite da vaca…
O que algumas das antas comentaristas não sabem é que, por exemplo, o bloco do Família I é a base do Ecotec 1.8 com cabeçote de alumínio. Dizer que os motores GM são ultrapassados é um clichê tão risível quanto o de que os 'mudernos' motores da concorrência são o pináculo da tecnologia. Motor de automóvel não é só o bloco, os sistemas periféricos estão muito mais associados à idéia do que é 'muderno' ou não quando se trata de avaliar o trem de força de um automóvel. Mas repetir o que se escuta sem questionamento é típico de imbecilóide de internet. E burrice é mesmo contagiosa…
Vamos esperar para ver como fica. Os fatos serão o melhor argumento. O que manda nessa categoria é:
1º consumo;
2º desempenho