Passado o momento de decepção – ou ilusão, na verdade -, vamos aos fatos. O motor Sigma não trouxe o comando variável, nem a injeção direta de combustível ou alguma solução extraordinária que o fizesse uma referência no mercado. Em vez disso, a Ford procurou torná-lo leve e, dizem, econômico, informação que só saberemos nas próximas semanas quando o Focus for apresentado. Pesquisamos outros 1.6 à venda no Brasil e a verdade é que o Sigma só perde mesmo para o seu similar da Renault. Veja tabela a seguir:
Fabricante | Des. | cm³ | Válv. | Cab. | Com. | cv | rpm | Torque | rpm | |
1º | Hyundai-Kia | 1591 | 16 | DOHC | variável | 126 | 6300 | 15,9 | 4200 | |
2º | Renault | K4M | 1598 | 16 | SOHC | fixo | 115 | 5750 | 16 | 3750 |
3º | Ford | Sigma | 1596 | 16 | DOHC | fixo | 115 | 5750 | 16 | 4250 |
4º | PSA | 1587 | 16 | SOHC | fixo | 113 | 5600 | 15,5 | 4000 | |
5º | Toyota | VVT-i | 1598 | 16 | DOHC | variável | 110 | 6000 | 15 | 4400 |
6º | PSA | 1.6 16V | 1587 | 16 | SOHC | fixo | 110 | 5600 | 14,2 | 4000 |
7º | Nissan | 1598 | 16 | SOHC | fixo | 108 | 5750 | 15,3 | 3750 | |
8º | Ford | Rocam | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 107 | 5500 | 15,3 | 4250 |
9º | Volkswagen | VHT | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 104 | 5250 | 15,6 | 2500 |
10º | Renault | K7M Hi-Torque | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 95 | 5250 | 14,1 | 2850 |
O motor 1.6 16V da Hyundai/Kia, por exemplo, tem comando variável e rende 126 cv com gasolina ou próximo do que se imaginava se o Sigma viesse mesmo com esse recurso. Aliás, a semelhança de desempenho com o motor da Renault é imensa exceto pelo pico de torque numa rotação mais alta que o francês.
Resta saber como será o comportamento dele a bordo do Focus e como será o casamento com o câmbio. A Ford costuma fazer bem esse trabalho. Vamos esperar.
Se alguém der falta de algum motor ou notar algum dado errado, por favor, nos avise!