Passado o momento de decepção – ou ilusão, na verdade -, vamos aos fatos. O motor Sigma não trouxe o comando variável, nem a injeção direta de combustível ou alguma solução extraordinária que o fizesse uma referência no mercado. Em vez disso, a Ford procurou torná-lo leve e, dizem, econômico, informação que só saberemos nas próximas semanas quando o Focus for apresentado. Pesquisamos outros 1.6 à venda no Brasil e a verdade é que o Sigma só perde mesmo para o seu similar da Renault. Veja tabela a seguir:
Fabricante | Des. | cm³ | Válv. | Cab. | Com. | cv | rpm | Torque | rpm | |
1º | Hyundai-Kia | 1591 | 16 | DOHC | variável | 126 | 6300 | 15,9 | 4200 | |
2º | Renault | K4M | 1598 | 16 | SOHC | fixo | 115 | 5750 | 16 | 3750 |
3º | Ford | Sigma | 1596 | 16 | DOHC | fixo | 115 | 5750 | 16 | 4250 |
4º | PSA | 1587 | 16 | SOHC | fixo | 113 | 5600 | 15,5 | 4000 | |
5º | Toyota | VVT-i | 1598 | 16 | DOHC | variável | 110 | 6000 | 15 | 4400 |
6º | PSA | 1.6 16V | 1587 | 16 | SOHC | fixo | 110 | 5600 | 14,2 | 4000 |
7º | Nissan | 1598 | 16 | SOHC | fixo | 108 | 5750 | 15,3 | 3750 | |
8º | Ford | Rocam | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 107 | 5500 | 15,3 | 4250 |
9º | Volkswagen | VHT | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 104 | 5250 | 15,6 | 2500 |
10º | Renault | K7M Hi-Torque | 1598 | 8 | SOHC | fixo | 95 | 5250 | 14,1 | 2850 |
O motor 1.6 16V da Hyundai/Kia, por exemplo, tem comando variável e rende 126 cv com gasolina ou próximo do que se imaginava se o Sigma viesse mesmo com esse recurso. Aliás, a semelhança de desempenho com o motor da Renault é imensa exceto pelo pico de torque numa rotação mais alta que o francês.
Resta saber como será o comportamento dele a bordo do Focus e como será o casamento com o câmbio. A Ford costuma fazer bem esse trabalho. Vamos esperar.
Se alguém der falta de algum motor ou notar algum dado errado, por favor, nos avise!
A cilindrada do Sigma é 1596cc. Não sei onde vi, mas é a cilindrada do bloco estrangeiro. Não é o mesmo do RoCam.
O motor PSA é o único na lista com as potência à gasolina e a álcool. Sem que nada os identifique, somente a diferença de potência. O 16v do Megane tem potência diferente do 16v do Stepway. Inclusive só o Stepway tem o 16v de potência menor, o Sandeiro agora só tem o 1.6 8v. Sumiu a versão "Privilege"?
Não estou corrigindo nada, pelo amor de Deus. Estou só participando.
Maravilha a tabela. Que bom entrou o torque. Maravilha!
da lhe kia 126cv
O poderia incluir o motor 1.5 da honda, apesar da menor capacidade cubica, esse motor tem potencia similar aos 1.6, mérito da tecnologia empregada pela honda, que nao tem medo de investir em produtos atualizados. Essa profusao de modelos "meia-boca" (207, agile, golf IV e outros) é culpa nossa, deveriamos exigir produtos iguais aos que a as montadoras vedem na Europa e EUA. Só existem essa aberrraçoes porque a getne compra, se houvesse um boicote às montadoras que praticam esse tipo de politica comercial isso ja teria acabado. A nossa salvaçao é que alguns consumidores valorizam seu dinheiro, por isso vemos modelos como honda fit e hinday i30 vendendo mais que os nacionais remendados.
Gostari de saber se a possibilidade de colocar na tabela o motor 1.6 tritec da mercedes feito em minas que agora é da fiat ,mas em relação a tabela acima creio que o melhor mesmo é o da renault por mesmo não tendo comando variavel sendo 16V tem seu torque em rotação muito abaixo dos concorrentes não querendo desmerecer o 1.6 da hyunday ,mas tambem não se pode esuqecer que tem 10 cv a mais ,mas tambem so trabalhando a 6000rpm para quem entende sabe do que estou falando e quanto ao motor ford foi colocado que o motor pesa apenas 90Kg creio que tambem é um fato importante para comparação e deveria constar o peso dos outros motores na tabela acima
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milton :
O poderia incluir o motor 1.5 da honda, apesar da menor capacidade cubica, esse motor tem potencia similar aos 1.6, mérito da tecnologia empregada pela honda, que nao tem medo de investir em produtos atualizados. Essa profusao de modelos “meia-boca” (207, agile, golf IV e outros) é culpa nossa, deveriamos exigir produtos iguais aos que a as montadoras vedem na Europa e EUA. Só existem essa aberrraçoes porque a getne compra, se houvesse um boicote às montadoras que praticam esse tipo de politica comercial isso ja teria acabado. A nossa salvaçao é que alguns consumidores valorizam seu dinheiro, por isso vemos modelos como honda fit e hinday i30 vendendo mais que os nacionais remendados.
Falou muito bem!O avanço tecnólogico da Honda é patente,retira 115 cv de um MOTOR de menos de 1500cc,com torque de 14,8 kgfm.Quero ver a Ford fazer isso
Por isso que a Honda eleva seus preços nas alturas por aqui… tem gente que acha que vale a pena pagar o preço do Focus num Fit.
E pelo que eu sei o novo Focus não se trata de nenhum nacional remendado.
O 1.6 Rocam tem 110cv no Fiesta.
A verdade é crua: vai andar menos e gastar mais que o Focus flex antigo. São muitos Kgs a mais!
Continuará a ser mero coadjuvante ante civics, corollas e astras.
ser for para ter manutençao bem mais barata e o carro vir na faixa de 45mil, sem problemas, ao passo que pagar 59mil por um vectra gt monzatch ai ja é querer ser chamado de BURRO!! parabens p ford que nao remenda seus carros -vectra gt corsa 206,5 golf 4,5…..e ´por ai vai
Pessoal, fiquem espertos, mais uma vez volto a afirmar, o Zetec 1.8 16v que foi utilizado no Escort e tb no Focus, antes de dar lugar ao Rocan tb tinha 115cv a exatos 5750rpm e deixava a maioria dos 2.0 nacionais no chinelo, se não todos! Ou seja, andava muito mais do que os 115 declarados… O negócio é que esperar o carro chegar e ver no que dá e como bem lembrado a Ford costuma casar bem o câmbio, geralmente utiliza 4+1, o que é ótimo nas estradas. E como tb. já afirmei: até hj sinto saudade da esticada de 2ª marcha do Escortão!! rs
Ora, colocar no chinelo o 2.0 do Golf com 116 cv é fácil. Infelizmente, o motor Sigma é mais um engodo ao mercado nacional. É inaceitável que uma nova plataforma de motores da Ford, que historicamente sempre teve a qualidade reconhecida de seus propulsores, não venha de série com balancins roletados e principalmente comando variável de válvulas. Sem isto, estamos falando não apenas de um motor ruim de desempenho, mas também de um bebedor nato, coisa do nosso mercado que exige motor flex, sabe-se como as pessoas ainda não perceberam que é uam das maiores aberrações do planeta. Ah, claro, enquanto compramos AP, Familias I e II e Fires, óbvio, estamos falando de um mercado que não entende patavina de motores, compra o que empurrarem, o lixo.
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JDFortuna :A cilindrada do Sigma é 1596cc. Não sei onde vi, mas é a cilindrada do bloco estrangeiro. Não é o mesmo do RoCam.
quero saber sobre consumo de combustivel
tenho uma kangoo2010 1.6 16v sportwey e estou decepicionado com o desempenho e consumo do carro trabalha com reguime de 3000rpm e gasta 5,3kmL que motor é este que esta sendo eloguiado estou em duvida pencei em tacar fogo no carro em frente a fabrica de sao jose dos pinhais em protesto a esta porcaria que colocarao no mercado o carro é bunitinho mas é ordinario estremamente lerdo e fraco tava pensando em trocar o motor tambem mas a caixa de trasmiçao é tao curta que usa 3 marcha a menos de 30km e pede troca a menos de 50km
Eu considero o torque mais importante do que a potência, uma vez que ele é a própria força em movimento circular e em alguns motores aparece em baixo giro deixando o veiculo mais rápido e mais prazeirozo de dirijir, a potência ao contrario só aparece totalmente com um giro muito alto não sendo utilizada plenamente no dia-a-dia.
Ouvi dizer que o motor da Ford, apesar de 16v, entrega 80% do torque ja a 2000rpm!
100% a 3500
ASTRA ? VC TÁ MALUCO ESTAMOS FALANDO DE MAQUINA RPZ TIRA AQUELE LIXO DO MEIO!!
CONSUMO VAMOS LÁ , TENHO UM 1.6 SIGIMA SEDAN 2010 (CIDADE COM ALCOOL MÉDIA DE 5.0 E COM GASOLINA 7.0 KM MEIO COM AR MEIO SEM AR) LEVANDO EM CONTA QUE EU MORO NO INTERIOR QUE A MINHA CIDADE TEM RUAS DE CHÃO ESBURACADS QUEBRA-MOLAS E CALÇAMENTO O CARRO TEM MEDIA NO COMPUDADOR DE 20 KM Hs É MUITO BOM, (ESTRADA COM AR ALCOOL 9.0 COM GASOLINA 12,5 KM L ) ESPERO TER AJUDADO VCS.
Consumo é mais afetado pela aerodinamica e o peso.Nissan March gasta bem menos 1.6 (abaixo de 1000 quilos),Tidda gasta uma quantia muito semelhante com um motor 1.8(coeficiente de Drag 0.29, peso 1250kg, outro fator importante aqui é a sexta marcha, que alem de permitir mais aceleração sem aumentar o gastos tambem economiza na estrada), o New fiesta hatch com um gasto de 7,5 km/L na cidade e 10Km/L na estrada é mais economico que o motor econo flex do punto 1.4(7,0 km/L na cidade e 9 km/L na estrada), o coeficiente de drag do new fiesta é 0.33, 1150 kg.
Os dados acima estão descritos conforme sua importancia.Ja tive o punto 1.4 e estou atualmentecom new fiesta hatch 1.6, os gastos de litros por quilometros rodados podem ser influenciados pelo quão fundo o usuario pisa no acelerador.
o motor nissan citado não seria o mesmo K4M da renault?