A nota saiu no jornal Diário de São Paulo e foi comentada pelo leitor Ricardo: o motor Sigma que a Ford apresenta no Focus 1.6 em dezembro teria 145 cv de potência usando álcool. É nada menos que 90,6 cv por litro, uma potência específica quase à altura de alguns motores turbo.
E o torque, sempre sacrificado em motores de baixo volume, também impressiona. Seriam 19,4 kgfm contra 18,9 kgfm do motor Duratec que equipa o Focus 2.0 16V.
Se a informação for confirmada, a Ford terá uma senhora carta na manga contra seus rivais tradicionais e mesmo os japoneses. Quem sabe assim Volkswagen e Chevrolet decidem investir em propulsores mais modernos no país.
O Focus será apresentado em dezembro, provavelmente entre os dias 14 e 16 de dezembro.
o 2,0 atual tem 145 cavalos. ele sairia de linha ou, junto com o flex, iria para uns 170, 180 pôneis?
Eu achei lindo esse carro.
Tudo que o antigo focus tinha de feio (traseira e dianteira) ficaram lindos nesse modelo novo.
Carrão.
Não Eduardo, pelo que entendi o novo motor será na versão flex e, os 145 cv serão adquiridos com o etanol.
É isso aí! Desde a era zetec a parceria FORD e yamaha (que criou a liga de alumínio Zetec para F1) geram motores excelentes: giradores, potentes e econômicos. Quem já dirigiu um Zetec ou um duratec, sabe o que estou falando. Não poderia ser diferente com os Sigma!
Esse motor deve ser "ram-air" como as R1 da Yamaha!
É como um pequeno turbo! Não tem como um 1.6 ter essa força senão com isso!! É um absurdo!! Já estou na fila do carro!!
A N I M A L !!!
não seria essa a potência da versão 1.6 turbo do Sigma?
Vale lembrar que na Europa está em voga a estratégia do downsizing nos motores: menores cilindradas, maior eficiência e versões turbinadas. E esse motor me parece que será mundial.
A Peugeot (junto com a BMW) tem um 1.6 turbo com 150 ou 175 cv, a Opel tem um 1.4 turbo com 150 e um 1.6 com 180, a VW tem o 1.4 TFS com até 170 cv….
Turbo ou não turbo, seria ótimo ter um motor 1.6 de alta eficiência no Brasil. Tive um Focus Duratec 2.0: belo carro, belo comportamente dinâmico e belo motor, mas com um consumo pior que um V-6 de grande cilindrada.
@Leandro Pi
a Ford desenvolveu um motor EcoBoost 1,6 de 180 cavalos, que deve estrear no Volvo S60, no começo do ano que vem. não sei se daria certo ter dois 1,6 turbo… mas seria um começo para o Brasil.
Hoje fui a uma revenda da Ford e vi um encarte na mesa de um dos vendedores, nele constava as configurações de todas as versões do novo Focus. Pelo que lembro o com motor 1.6 terá a versão GL e GLX cada uma com 2 versões de opcionais, assim como a 2.0. E mais, o Focus Titanium vai vir para o Brasil também.
Pelo que o vendedor falou o novo Focus com motor sigma será comercializado provavelmente no início de janeiro, sendo sua apresentação para nós tupiniquins em dezembro.
Finalmente vou trocar o meu 2007.
Fiquem atentos se derem mole, serei o primeiro dono de uma dessas belezuras. rsrsrsrsrsrsrs
Final do ano que vem compro um 1.6 glx desse com certeza.
Quem diria q a ford iria volta a era da correia dentada, era só o q faltava um motor como o sigma 16V. com 2 comandos deveria ser por corrente como o rocan q é de 8V.Isso é lastimável… viva o rocan, 0 de manutenção e durável
Estou na dúvida, porque estou comporando um glx Rocam 8v, 2011, em excelente estado, fui pesquisar e o vi o SIGMA 16v, e agora não sei o que faço.