Decepção é pouco para definir o que sentimos ao acabar de descobrir que o tão esperado motor Sigma, da Ford, terá apenas 115 cv de potência. O site Carro Online divulgou os dados da versão 1.6 16V que equipará o novo Focus. Com bloco de alumínio e cogitado para ter até comando de válvulas variável, o propulsor, na realidade, é mais simples do que se pensava.
Segundo o Carro Online, são 115 cv a 5 750 rpm usando álcool e 110 cv a 6 250 rpm com gasolina – o torque é de 16 kgfm e 15,4 kgfm, ambos obtidos a altos 4 250 giros. Para se ter uma referência, o motor Zetec Rocam 1.6 8V possui 107 cv com álcool e 15,3 kgfm de torque.
O motor realmente tem bloco de alumínio, mas não possui comando variável, apenas duplo. Pesa somente 79 kg, sendo o mais leve 1.6 do mundo, de acordo com a Ford.
Vamos aguardar informações oficiais porque os rumores apontavam um rendimento melhor. Ou existem versões mais preparadas a caminho. Desse jeito, o motor Tritec 1.6 16V, preparado pela FPT (Fiat), pode virar a referência no setor – segundo a Quatro Rodas, ele pode chegar a 130 cv com gasolina.