Decepção é pouco para definir o que sentimos ao acabar de descobrir que o tão esperado motor Sigma, da Ford, terá apenas 115 cv de potência. O site Carro Online divulgou os dados da versão 1.6 16V que equipará o novo Focus. Com bloco de alumínio e cogitado para ter até comando de válvulas variável, o propulsor, na realidade, é mais simples do que se pensava.
Segundo o Carro Online, são 115 cv a 5 750 rpm usando álcool e 110 cv a 6 250 rpm com gasolina – o torque é de 16 kgfm e 15,4 kgfm, ambos obtidos a altos 4 250 giros. Para se ter uma referência, o motor Zetec Rocam 1.6 8V possui 107 cv com álcool e 15,3 kgfm de torque.
O motor realmente tem bloco de alumínio, mas não possui comando variável, apenas duplo. Pesa somente 79 kg, sendo o mais leve 1.6 do mundo, de acordo com a Ford.
Vamos aguardar informações oficiais porque os rumores apontavam um rendimento melhor. Ou existem versões mais preparadas a caminho. Desse jeito, o motor Tritec 1.6 16V, preparado pela FPT (Fiat), pode virar a referência no setor – segundo a Quatro Rodas, ele pode chegar a 130 cv com gasolina.
Realmete 115 CV foi uma decepção total, até porque a expectativa em relação a esse motor estava muito alta! Hoje em dia 115 CV é o MÍNIMO que se pode esperar de um motor 1.6 16V considerado moderno! Até o antigo 1.6 da ford que era 8V rendia 111CV. Ao menos tem bloco de alumínio e é leve… Espero que ao menos seja econômico.
Agora está explicada a demora para divulgar dados e lançar esse motor na linha Focus. Criou-se tanta expectativa, para no final sabermos que o mesmo rende apenas míseros 115 CV. O Ford, assim será dificial ampliar sua participação no mercado de autos no Brasil.
Meu Focus 1.6 8v flex tem 112,5 cv no álcool. Praticamente a mesma potência do Sigma, e provavelmente mais torque em baixa rotação. Realmente, o Sigma está se revelando uma rotunda decepção. Acorda, Ford!
Putz… tomara nem equipe o Focus. Com essa potência, deveria motorizar só o Fiesta. Se viesse um 1.6 turbo, poderia motorizar o Focus Titanium.
Vai quebrar o Focus Guia botando um Focus básico na praça;
Vamos esperar que a informação se confirme. Caso se confirme, devemos não criar muita expectativa com o que vem a ser lançado ou anunciado pelos fabricantes, sempre esperar pelo pior, ou por algo mais ou menos.
Não sou pessimista, mas observando como os fabricantes atuam aqui, o resultado é sempre aquém das expectativas ou no máximo mais ou menos.
Desculpem discordar, mas realmente não me decepcionei com a informação, eu simplesmente não levei em consideração as primeiras informações pois achei "muito" para os padrões do nosso mercado. Falar infelizmente eu aceito, porém não podemos dizer que o Focus 1.6 com esse motor de 115cv não será uma boa compra. Qual é a boa compra desse seguimento então??? Pois os que mais vendem são Astra e Golf (esse cuja versão com motor 2.0 tem pouco mais cv que os 115cv do focus). Acho que o Focus é um grande carro e continua sendo uma excelente compra, agora mais ainda!
Pra compensar tem que ser muito econômico esse motor! Mas espero que estejam enganados e seja pelo menos 125 cv
mas alguém ficou surprese mesmo? Tava na cara que não era 145 cv!
Decepção mesmo. Tanto investimento, tantos rumores… para tão pouca diferença em torque e cavalos? E ainda com 16V e Flex? Esse motor deve ser otimo mesmo… um otimo retorno financeiro para a Ford. Para o usuário a diferença para o Rocam é praticamente inexistente. A Ford que demorou tanto para colocar um Flex no Focus, no momento de alta do alcool, agradaria muito mais se fizesse um mono super otimizado e economico. Motor leve? Mas qual o peso do Rocam? Será que uma diferença de 50kg, 80 kg vai trazer resultado em desempenho e economia? Onde estão os 145 cv dos rumores anteriores?
O Sigma europeu, que tem comandos variaveis, produz 120 cv e o que se esperava, ja que o Brasil e "a bola da vez" e que, NO MINIMO, recebessemos este motor e nao uma versao simplificada. De novo, fazem o maior AUE e no fim, provavelmente investem menos do falam e ainda tentam enrolar o consumidor.
Ou seja, tem o Sigma "Classe A", que e usado na Europa, que provavelmente vai ser usado nos Fiesta mexicanos e o Sigma "Classe B ou C", este ai.
Que não eram 145cv parecia muito claro, era esmola demais. Mas, ao abrir mão do comando variável e lançar o motor com 110(G)/115(A)cv, a Ford pisou na bola. Tomara que o motor compense a óbvia falta de força para empurrar um carro desse porte com um consumo baixo. Se o motor deixar o carro insosso e ainda for beberrão, será o fim do Focus.
Vai continuar sendo o melhor custo beneficio da categoria!!
Se o Del Rey ainda existisse, teria esse motor.
Eu estava aguardando a chegada do Focus com o moderníssimo motor Sigma 1.6 por que infelizmente não dá para comprar um carro da ford apenas na emoção, pois na hora da revenda…
Será que minha espera não valerá a pena?
No mínimo já estou frustrado.
Espero que o motor não seja apenas mais um, dentre tantos beberrões e ineficientes que encontramos no Brasil, movendo, quando conseguem de forma satisfatória, nossos pobres carros.
Só não entendo que um mercado que vende mais de 3.000.000, só venha receber lançamentos, tanto tempo depois países com mercado bem menor (países vizinhos)
Ah gente! Como vcs sao reclamoes. Só pelo fato de estarem lançando no Brasil um motor diferente dos Monzatech, AP e Fires da vida já é motivo suficiente pra comemorar.
115, 130, 145 cv é puro efeito de marketing. O que manda mesmo é o comportamento dinâmico, elasticidade e consumo, que pelo peso e tecnologia deste motor devem estar em um bom patamar.
Fiquem felizes, pois do jeito que a coisa anda no Brasil, a Ford poderia ter lançado um ENDURA 1.6 com comando de válvulas no bloco!
1.6 16 V COM 115 CV NO ÁLCOOL,SOA DECEPCIONANTE,MAS, É MELHOR ESPERAR PARA DIRIGIR O CARRO,VER SEU COMPORTAMENTO DINÂMICO E SEU CONSUMO.O ZETEC ROCAM 1.6 8 V É UM BOM MOTOR,COM UM BOM TORQUE EM BAIXAS ROTAÇÕES,PRINCIPALMENTE NO ÁLCOOL,E A DIFERENÇA DE POTÊNCIA PARA ESSE NOVO É DESPREZÍVEL,SERÁ QUE VALE A PENA MESMO A FORD TROCAR?
Só para comparar: os motores 1.6 dos novos Kia Soul e Cerato entregam 124 CV e torque de 16Kgm com comando de válvulas variável. São automóveis (e motores) desenvolvidos para o mercado global, principalmente europeu e americano. Já as montadoras "nacionais" insistem em fazer versões simplificadas para o mercado brasileiro, e ainda cobram caro por isto, com carros defasados e desalinhados com os respectivos modelos da Europa e EUA. Mas, se tem quem compre, melhor para eles…
Fiquei totalmente decepcionado. Tenho um Focus flex 2007 e acho o carro ótimo. Estava esperando o lançamento deste motor novo para trocar o carro, mas com estes numeros de potencia e torque e com o acréscimo de peso, aí não dá. Já estou pesquisando outros veículos coreanos/japoneses pra substituir o meu.
Pessoal,
O fato do sigma ter só 115 cavalos se justifica pelo simples fato de não entrar em competição diretamente com o 2.0 de 140 cv. Simples.
Se eles conseguem tirar 120 ou 130 cv de um 1.6 16v ficará muito próximo da categoria superior, minando a comercialização da versão 2.0.
Se essa versão iniciar em 45 mil, está ótimo. completa ABS e AIR BAG duplo indo a 48/50mil…. to dentro!!!!!!!!!
O Zetec 1.8 16v que foi utilizado no Escort e tb no Focus, antes de dar lugar ao Rocan tb tinha 115cv e deixava a maioria dos 2.0 nacionais no chinelo, se não todos, ou seja, andava muito mais do que os 115 declarados… Sem contar que potência não é tudo, haja vista estes 1.0 com potência próxima de motores 1.4, mas que na prática continuam sofríveis. A Ford sabe fazer motor e eu leve fé nesse Sigma e só me resta esperar para ter a oportunidade de poder acelerar um e ver quanto anda. Até hj sinto saudade da esticada de 2ª marcha do Escortão!!
Caraca só 115cv? era melhor não gastar e manter o zetec rocam mesmo.
e o toruqe como sempre em alta rotação 4250 RPM o motor ja ta esguelando.
Desse jeito o motor alem de fraco em baixa vai ser um tremendo beberrão.
SE NÃO GOSTAM DO sigma da ford, comprem qualquer um da FIAT … ( OS DA FIAT SÃO OTIMOS) HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEH
POTENCIA NÃO É TUDO… TORQUE SIM… E NESTE QUESITOS OS MOTYORES DA FORD SÃO MUITO SUPERIORES…
Para mim a Ford deve rever os seus conceitos, pois tirar de linha um motor como o zetec, que fez a referida montadora chegar aonde chegou e agora substitui-lo por tal Sigma, é querer bater a enxada no pé, ou seja peder seus consumidores. Pelo que já pude ver a respeito desse novo motor, digo, no Brasil, a Ford esta voltando para trás, isso digo sendo proprietário de carros da Ford desde 1999.É lamentável!
Por tudo isso é que outras montadoras estão crescendo e muito no mercado automobilístico Brasileiro, por exemplo Hyundai, cinco anos de garantia sem limite de kilometragem! Meus parabéns a Ford.
O duro é que nem consigo avaliar de verdade, pois só porque escolhi da cor branca já são 60 dia espera. O dona Ford, esse é na verdade o seu maior mercado de crescimento e não os EUA!!! Acorda para a realidade do nosso povo, exigente e entendedor de carros….A grande maioria lê, Assiste e comenta sobre carros, sem contar quem viaja e passa raiva quando vê os Ka's e Fiestas que não serão fabricados aqui porque nossos designer (Ford) só querem faser seus proprios carros, descaracterizando o veiculo original. Para quem ainda não sabe o novo Fiesta já não será igual ao da Europa, tá bom!!!!!
Vcs todos tão esquecendo de um unico detalhe… pelo fato desse carro ser 16v, a ford anunciou que ele tentrega 80% de seu torque total a 2 mil e poucos rpm, ou seja, todos os carros atuais, entregam seu torque total acima de 5mil giros… logo o propulsor tendo "apenas" 115cv vai render melhor a sua potencia. dando assim sensação de ser bem mais potente que o 1.6 8v zetec…. procurem a respeito… carro 16v no geral acaba sendo melhor que os de 8v pelo desempenho superior… agora se alguem falar que o 16v é ruim pq é mais caro de manutenção que o 8v é "burro" (desculpe o tempo) LOGICO que é mais caro.. 8v custa X, o 16v vai custar X*2, afinal é o dobro de valvulas.. logo o dobro do preço.. e tambem o dobro do desempenho… a conta é simples so que ninguem para pra pensar…
É gente….87 dias para chegar um simples Focus “fabricado” na Argentina….que logistica idiota….fazem o motor aqui, mandam pra lá e depois volta para nós pagarmos os impostos. Que imbessilidade. E no mesmo dia já notei que o Ar-condicionado não funcionva e depois de 1 25 dias uma barra que trava a suspenção dianteira se soltou….pô Ford….os caras na Argentina só matam os caros que vem pra cá….conheço gente de lá….Temos carros da Ford há mais de 50 anos mas sinceramente tenho cada vez mais ódio dessas situações ridiculas que temos de passar….É mais facil importar do México…são mais caprichosos, pois muitos carros fabricados no México vão para os EUA e Canadá. Que coisa ridicula….Vou acabar indo para os veiculas Hyundai!!!!
Isso, vai pra Hyundai, brasileiro é burro mesmo, adora comprar porcarias.
Calma Sr. Reinaldo….voce irá precisar dos "prestimos" da FORD atualmente e irá entender bem o que estamos dizendo….caso voce tenha um FORD atual!!!É claro!!!A pesquisa é de mercado e não minha, nem precisa….é só ser um engenheiro mecanico de produção em uma montadora e voce saberia o que estamos dizendo. Boa sorte em seus próximos comentários….
Pessoal, o motor Sigma inicia sua escalada comercial com uma tecnologia implementada ligeiramente superior à do seu antecessor Zetec Rocam. Evidente que este novo motor pode ser muito melhor do que é, porém a Ford guarda estas desenvolvimentos para os apresentar em momentos precisos, a serem definidos pelo seu setor de marketing, que é, em última instancia, quem retém o controle do processo, porque o objetivo último de uma empresa sempre é o lucro. Antes de ser feito, todo investimento é profundamente estudado, até porque o mercado é extremamente competitivo.
Alguém aí falou em turbo compressor, que para mim é um retrocesso, tecnologia antiga e superada. Sempre tem os seus fiéis seguidores, entre os quais não me incluo. Aumentar potência com aumento de consumo e diminuição de vida útil é fácil, que mérito há nisso? E se é para isso, então aumentar o tamanho do motor ainda é melhor do que usar aspiração forçada. Enfim, qual é o tema desta discussão? Não é cobrar a Ford a experimentação de novas tecnologias? Quem fala em turbo não está sintonizado com esta idéia.
Olha pessoal, sinceramente, fiz um test-drive recentemente no Focus 1.6 com esse motor sigma, não sei se tinha álcool ou gasolina, mas não me pareceu um motor ruim, não. Tá certo que bater um motor Zetec Rocam 1.6 não é pra qualquer motor, mesmo com gasolina, ele bate o Astra 2.0, já fiz muitos comerem poeira com meu Focus 1.6, esse motor é violento, tanto que pro Fiesta ele é muito, agora, um Focus com toda a suspensão estável que tem, fica muito ergonômico. Talvez se o Sigma 1.6 16V reunir a força do Rocam com o alto desempenho em alta rotação, esperado pra um motor 16V, pode ser muito bom, vamos ver.
Eu tenho um new fiesta e só digo uma coisa… O bicho anda heinn… Meus amigos que vivem tirando pega e tal dizem ke bate carro 2.0 8v, ex: astra. E ele vive tentando fazer minha cabeça p mim fuçar no motor desse carro e diz que tem mto potencial, isso eu tmb concordo. Se fuçar num motor desse n eh qualquer um p bater não!
E prestem atenção numa coisa: CAVALOS NÃO SÃO TUDO! Tem mta coisa ke influencia no desempenho do carro do que além torque e potência, meu amigo tem um subaru legacy 95, motor boxer 2.0 16v. 115cv originais. Já deu taca em corolla, astra, parati turbo, saveiro aspirada, mégane, voyage 1.6 e por ai vai… tá certo que ele boto disco de cerâmica e troco o volante do motor mas ai maioria dos carros que eu citei ai ele deu surra qndo ele era original.
pretendo ficar muito tempo com meu gol ano 97 te garanto esse motor e robusto e eu costo motor chichilento nao para mim nao a ford nao precisava mudar nada.basta aumentar a cilindrada e o torque do motor zetec rocam e ai era so vende a fera gastam pra caramba fazendo essa tranqueiras que nao podem nem com a carroceria do propio frabicante.tchau