Faleceu nesta sexta-feira o empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Pouco lembrado atualmente, o empresário foi criador da marca Gurgel, o projeto de uma indústria nacional que mais longe chegou do sucesso. Gurgel tinha 82 anos e sofria do Mal do Alzheimer.
Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!
Idealista, Gurgel levou anos para conseguir criar um carro 100% nacional, o BR-800, que antecipou a era dos carros populares no Brasil, por volta da década de 1990. Em 1994, endividado, teve de desistir do sonho.
Entre os modelos mais conhecidos estão, além do BR-800, cujos exemplares ainda são vistos rodando, o X12, o XEF, Carajás, Tocantins e até um elétrico, moda atualmente, o Itaipu.
Um gênio, talvez se ele estivesse feito seu trabalho em outro país, seria melhor reconhecido. Fez parte da história da indústria automobilística nacional e deixa saudades.
Fazia tempo que não tinha notícias desse fabuloso empresário, lamento muitíssimo que somente agora ele volte a ser lembrado com a triste notícia de seu falecimento. Assino embaixo o que o colega Gilberto colocou, em qualquer outro país do planeta ela teria sucesso absoluto, não há dúvidas que faltou apoio governamental pois competência ele tinha de sobra. Para os banqueiros a história é outra, para quem produz é diferente, não é mesmo? Será que um dia isso acaba? Meus profundos sentimentos à toda família Gurgel.
Nosso pais infelizmente não soube valorizar os ideais de Gurgel, e que hoje já são fatores de preocupação, carros elétricos, de materiais reciclaveis, e movidos a pouco combustivel.
Um dos homens mais brilhantes que o Brasil teve,mas que não teve seu valor ,e uma pena pois se estivesse em outro país,mas será sempre um ícone na história do automóvel no Brasil,era um homem a frente ao seu tempo!!!
è assim mesmo, os gringos trazem pra cá um penico sem alça e é um sucesso, o homem daqui é marginalizado e chega ao fundo da vergonha ” pra quem tem este sentimento é muito forte” e acaba assim, mas uma coisa é fato sua familia deve se orgulhar dele por ter sido um idealizador e não um sonhador, comprador de carros são aqueles que se esgotam gerando numeros e gastos, criador ra o GURGEL>
SOU UM BRASILEIRO FELIZ: T E N H O U M C A R R O D A G U R G E L,
É um GURGEL CARAJAS 86, não vendo, não dou, não empresto, é meu amigo, é feio, é bonitão, é quadrado, é espaçoso, é cheio de soluções interessantes, é admirado, é B R A S I L E I R O – É O ÚNICO CARRO TOTALMENTE BRASILEIRO QUE EXISTE, NÃO É….me perguntam……..eu digo que SIM, apesar da mecãnica ser totalmente VW.
SOU FELIZ POR TER CONHECIDO A SAGA DESTE SUPER BRASILEIRO: JOAO AUGUSTO CONRRADO DO AMARAL GURGEL.
VAI SEU JOÃO…….CONHECER ESTE INFINITO UNIVERSO, QUEM SABE UMA DE SUAS REVOLUCIONARIAS IDEIAS NÃO VIRÁ A CONSERTAR ESTE NOSSO CAÓTICO MUNDO.
PO AQUI A SUA MISSÃO FOI IMENSAMENTE CUMPRIDA.
PS a MARCA não é EXTINTA, FOI ROUBADA DA FAMILIA DELE
Meus sentimentos a familia.
Tenho certeza que este Homem foi se encontrar com outros grandes Homens como o Barão de Maua, Homens que seram lembrados para sempre e que após muitos anos ficaram na memoria com icones de um país.
sou proprietaria de um gurgel 93 precisa ser reformado mas ñ tenho grana ñ quero ficar sem meu carro de estimação. voce pode me ajudar? pode bancar a reforma ? ñ psso ficar sem ele. [email protected] , este e meu contato: cléia pelotas rs
Ele foi um dos maiores brasileiros atras somente de Santos Dumont . Ele foi o nosso Preston Tucker . Uma pena ele ter morrido
Quem nao conhecer a história de Preston Tucker , assita ao filme Tucker um homem e seu sonho (Tucker The Man and His Dream) dirigido por Francis Ford Coppola. Ele conta a historia de Preston Tucker um inventor americano qu criou um carro revolucinario , mais as tres (Gm Ford Chrysler) grandes bicotaram ele porque ele criou um carro melhor que o deles.
Uma historia parecida com a de Gurgel
Adeus grande empreendedor da industria nacional. Sou um feliz proprietario de X10 ano 1977 vermelho invejado por muitos.
O comentario que faço; e ai Sr.Itamar Franco, o que valeu tanto loby da Volks para tirar das cinzas o velho fusca, tirar a chance de um grande e autentico Brasileiro querer o melhor para este país.
Que Pena.
grande homem pena que foi boicotado por varios safados que disseram que iam apoialo e financiano e depois tiraram o corpo fora so pra ver a GURGEL afundar mas não troco um carro GURGEL por nenhum outro carro Va com Deus Amaral se depender de muitos aqui voce nunca sera esquecido
Por e simplesmente um GÉNIO.
meus parabens a familia ,voces so tem de se orgulhar,e lamentavel a traiçao contra o brasil desses politicos uma chanse unica da industria nacional,a seu itamar franco iludiu o povo com o fusca para tapar a sacanagem que estava fazendo com o sr amaral gurgel se provalecem do povo que nao le e e iludido por novelas globos e importados ,para mim sao todos uma corgia que so pensam em irrequecer ,agora esta chegando os mini,ja notaram tudo no valor de rs 50mil para cima,e nos vamos chupar dedo,sem falar na grana que eles deram para gm e ford,e outros porque nao deixaram quebrar,esta gente nao tem vrgonha na cara.paredao neles.
um homem de fibra, um valente
João do Amaral Gurgel um homem de fibra,num país de homens sem escrpulos,que governa visando interesse próprio.Sem espírito nacionalista
Mas valeu o esforço deixou sua marca neste solo,sua hitória foi feita.
Abraço a familia.
Neste site: http://blog.estadao.com.br/blog/jc/?title=adeus_g… tem escrito:"Comentário de: Conhecedor [Visitante] 04.02.09 @ 08:49 É interessante como o Gurgel conseguiu criar essa aura de semi-deus sendo como foi. Pelos posts aqui, as pessoas tem a imagem que o Gurgel foi um injustiçado, um empresário espetacular e um homem que não teve nenhum apoio. Repetindo, eu convivi com ele por 40 anos. Não é nada disso. Ele era um engenheiro genial. Disso não há dúvida. Suas soluções técnicas eram apreciadas por todos, incluindo as montadoras. Fora isso, ele foi um empresário lamentável.
Gurgel mantinha a famosa casa de hóspedes em seu sítio próximo da fábrica. Aquilo vivia lotado de políticos de todos os tipos, todos muito bem agraciados para garantir vantagens fiscais e financeiras à Gurgel. Nunca houve falta de dinheiro público. O próprio BNDES colocou dinheiro a fundo perdido (FUNDO PERDIDO) para financiar as pesquisas da fábrica. Hoje falam aqui que havia falta de dinheiro público. O Sr. Gurgel prosperou na fase do regime militar, anos 70 e 80, regime este que adorava apoiar empresários brasileiros. O Sr. Gurgel foi um desses empresários.
Gurgel não prosperou porque era impossível trabalhar com ele. Ele era extremamente centralizador. Nunca nada o que as pessoas faziam estava certo. Cansei de ver ótimos engenheiros serem contratados e pedirem a conta no mês seguinte porque o Gurgel os tratava mal, não lhes dava liberdade para nada e interferia o tempo todo no que estivessem fazendo. Dessa forma, os bons iam embora e Gurgel ficava cercado de bajuladores e puxa-sacos incompetentes, que era o que de fato o agradava.
Não existia custos na Gurgel e não foi feito projeto de viabilidade econômica para o 0800. Se fosse nos dias de hoje, a Gurgel Motores não teria como ter aberto o capital na bolsa. O objetivo do Sr. Gurgel era que o 0800 custasse 60% do preço do Fusca. De onde ele tirou esses 60% ninguém sabe. Era impossível fabricar, com a escala pretendida de 50.000 veículos anuais, algum carro mais barato do que o Fusca. Mas custo não importava ao Sr. Gurgel, apenas a notoriedade.
As montadoras gostavam do Sr. Gurgel, ao contrário do que muitos dizem aqui. Ele nunca foi competidor de montadora nenhuma e nem o seria com o carro popular. Todos o consideravam mais um visionário capaz de fazer muita articulação política e incapaz de administrar qualquer empresa. E era isso mesmo. Ele era amigo pessoal do Sr. Wolfgang Sauer, presidente da Volks, que vendia muitos chassis e motores para a Gurgel.
Tem muito mais mas chega… vamos deixar Gurgel descansar em paz e os amigos aqui, que acompanharam tudo pela mídia, acreditar que ele foi um gênio injustiçado. Parte de sua família, entretanto, continuará morando nos EUA, onde estão os recursos patrimoniais e onde os processos criminais que correm na justiça brasileira não poderão alcançá-los."