Sem dúvida, um dos mais esclarecedores artigos sobre o preço absurdo dos carros. Assim vejo a matéria que o colega jornalista Joel Leite publicou ontem em seu blog no UOL. O texto tenta jogar luz sobre um assunto obscuro e que é protegido a sete chaves pelas montadoras instaladas no Brasil, a margem de lucro dos veículos produzidos aqui.
Joel desmente que a causa do preço alto dos carros vendidos e, principalmente, produzidos aqui seja a carga tributária, ou, numa visão mais abrangente, o tal “Custo Brasil”. Pelo seu levantamento, trata-se do “Lucro Brasil”.
Para tentar desmistificar esse discurso das fabricantes, o jornalista cita um estudo do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que aponta que o carro nacional paga em torno de 30% de impostos como um todo, um valor alto, sem dúvida, mas que não justifica o preço tão diferente que se encontra lá fora.
A matéria mostra como o exemplo o Honda City, o sedã compacto que a montadora japonesa vende aqui como médio. No México, para onde é exportado, o City custa apenas R$ 25.800. Isso mesmo, menos da metade do valor no Brasil, que é de R$ 56.210. Joel faz um cálculo simples, mas extremamente revelador: a Honda fica com R$ 20.300 desses R$ 25.800 do preço do City no México, isso porque R$ 3.500 é o frete e R$ 2.000 é a margem da concessionária.
Ou seja, R$ 20.300 seria o custo real do City produzido no Brasil. Mesmo aplicando os cerca de 30% de impostos, o sedã não poderia custar mais que R$ 41.000, mas sai para o consumidor brasileiro por R$ 15.500 a mais, isso considerando a margem da concessionária. Nada menos que 27,6% de margem de lucro!
O artigo de Joel só não explica uma coisa que faria muita diferença na transparência dessa suposta margem gritante de lucro: montadoras com capital aberto. Nenhuma das marcas que atuam aqui têm capital negociado na bolsa, como elas mesmas fazem em outros países. Isso faria com que os resultados fossem divulgados com regularidade e aí certamente saberíamos como o consumidor brasileiro ajuda a sustentar as matrizes dessas empresas.
Que esse artigo seja o começo de um movimento por preços mais justos no Brasil.
Atualizado às 00h11 do dia 29/06 – Joel Leite publicou a segunda parte da matéria – que terá uma terceira parte nesta quarta. Eis o link:
Acho bem dificil isto ser o começo de uma mudança na politica de preços no Brasil viu.
O Brasil, é um pais que esta se descobrindo agora. A maioria esta comprando seu primeiro carro, e tudo é muito neste momento, o sonho do primeiro carro acaba fechando os olhos desses compradores, que estão avidos por seus novos brinquedos que irão mostrar pros vizinhos e amigos e o preço é algo pra segundo plano.
Soma-se a isso a cabeça do brasileiro em achar que carro é investimento e nao se pode perder muita grana com ele…
Soma-se ainda o fato dos jornalistas desse pais, ou ainda aqueles que têm essas informações e que deveria informar e alertar para isso, não o fazerem, uns por medo de não terem mais carros pra teste, outros por medo de perderem publicidades e outros por realmente não estarem na profissão certa.
Ahh.. e não vamos esquecer os politicos que não jogam no mesmo time que a população, como sempre foi.
Eu acho que isso vai demorar muito pra acabar. Infelizmente.
O brasileiro que se libertar dos altos preços, será o brasileiro da exceção. É aquele cidadão que prefere comprar um carro maior, mais potente e mais seguro, porém usado. É aquele cidadão que não compra carro para pegar mulher, para mostrar aos vizinhos ou a família. É aquele homem (ou mulher) que ganhando pouco ou muito, dá valor ao seu dinheiro e ao seu trabalho.
Só diminuindo a compra de carros 0 km é que o preço dos mesmos podem baixar.
Governos federais (os que passaram e os que estão por vir) e os governos estaduais jamais diminuirão impostos, afinal de contas eles precisam manter suas mordomias a futuras aposentadorias, e ainda tem que sobrar algo para ser subtraído.
Transporte coletivo de qualidade no Brasil é utopia, salvo uma ou outra cidade.
Sem falar que poucos jornalistas do setor levantam essa questão, os carros são caros, mas motos também são, caminhões e ônibus(para o setor produtivo e de serviços) idem.
Talvez isso um dia mude, talvez não, mas me parece que a solução passa pela consciência do consumidor e porque não dizer, do cidadão brasileiro.
Que vergonha de ser Brasileiro,
Somos lesados o tempo inteiro !!
Tem que ser muito idiota para pagar o que a honda pede num city, pois já é publico e notorio que nós brasileiros fazemos a alegria das montadoras estrangeiras com fabrica no Brasil.Já esta mais do que na hora de algum deputado ou senador olhar com mais carinho nesse setor, pois o que fazem com os brasileiros não existe em NENHUM país do mundo.A diferença que custa na alemanha um polo basico para um polo cross é de R$ 8960,00, enquanto que aqui, um fox 1.6 para um cross , chega a absurdos R$ 20,000,00!!!!!!!!!!, CHEGA não compro carro OK e gostaria que pessoas como o excelente Joel Leite e Ricardo Meier, fossem porta voz p/ uma campanha contra o abuso que essas malditas montadoras cometem.E embora nós somos um país de economia de mercado, nada, mas nada mesmo justifica tamanha gatunagem que essas quadrilhas fazem no Brasil, ou seja chega de enganar aquele consumidor que não entende nada cobrando R$ 72,000,00 num fit, só pq tem rds 15 e repetidor no espelho! desculpem o tamanho do comentario.
O que acho ineressante é que esta prática não se aplica apenas às montadoras aqui intaladas. Quando alguma marca nova aqui desembarca, a primeira propaganda é que o preço será baixo, sempre o menor de uma determinada categoria. Na hora que vamos comprar, notamos que tudo é a mesma coisa, menos a qualidade, via de regra pior. Importados independentes, também trilham o mesmo caminho. Na verdade, fazem uma mesa redonda em torno do preço dos veículos de vários egmentos. Podem notar – que tenho certeza que já notaram e setiram no bolso -, que na hora compra de veículo zero, você pode fazer a escolha ou opção que for, para comprar um veículo bom, bem equipado, porém com preço justo. Ninguém conseguem. É um verdadeiro cartel.
Em relação ao que comentei acima, peço desculpas por alguns êrros de digitação. É que determinadas matérias, quando se lê, fico indignado e com repulsa.
Como comentou um colega acima, aquelas pessoas menos informadas e que suam pra comprarem seu primeiro carro (popular) zero até que é compreensível fecharem os olhos e pagarem caro sem noção de custo. O duro mesmo é ver uma pessoa instruída, quase sempre com curso superior tentarem justificar a compra de um City por 55K…ou um Fit por 60K…isso sim me preocupa…
Ainda em minha opnião acima, temos que considerar que carro no Brasil ainda é símbolo de status. As pessoas tem necessidade de aparecerem para o vizinho e amigos pois ninguém enxerga o carnê de prestações debaixo do banco…e o pior: as montadoras sabem muito bem disto e tentam transformar seus carros em grifes (como muito bem faz a Honda). Isto é uma grande demonstração de falta de personalidade nossa!
ATÉ QUE ENFIM! Alguém teve coragem de mostrar a falta de vergonha dessas montadoras picaretas no Brasil. Falta é o consumidor acordar e deixar de ser otário global. BASTA!! E não somente carros tem preço extorsivo, mas a maioria dos produtos com mais tecnologia, é mais barato importar por conta própria pagando imposto e frete dos Eua ou da Europa do que comprar nas lojas aqui. Acredito sim que o artigo é um passo importantíssimo na conscientização do nosso consumidor. Obrigado Joel pelo esclarecedor (para muitos) e absolutamente necessário artigo. Apesar de que em blogs sempre comentamos sobre isso, a divulgação dessas informações para um maior público é essencial para que tenhamos no futuro um mercado mais honesto no Brasil. Se tivéssemos instituições sérias no nosso país, esse assunto seria investigado pelos órgãos competentes, lembrando que é um assunto que envolve outros aspectos, como os equipamentos de segurança e até mesmo a qualidade dos imbróglios que essas montadoras picaretas empurram por aqui, muitas vezes com nome e aparência de carros europeus sobre plataformas obsoletas. Mas nesse aspecto, o legal, acho que infelizmente não vai resultar em nada.
Existe um pequeno erro neste conta. No México, já está incluso o frete e a margem da concessionária? E outro, no México também tem imposto. Ou seja, se colocarmos no papel, é muito pior.
Muitas vezes, fico indignado quando ouço o "Custo Brasil", pois todos os países tem impostos, a revenda tem lucro e alguém precisa pagar o frete. Só no Brasil que é diferente? O caso que mostra muito bem como estamos sendo explorados é a ix35 que nos outros países manteve o preço da Tucson antiga.
Prezados a margem de lucro da honda não é de 27,6%! É MAIS!!! Vocês esqueceram que lá no México também se pagam impostos (mesmo que menos que no Brasil) então desconte esse valor e verás que no México a Honda fica com menos do que os R$20.300,00 ou seja a diferença é (pasmem) ainda mais gritante!!!
Luiz – BH
É simples, só baixar a alíquota de importação e adotar normas rigorosas de eficiência de consumo de combustível, segurança passiva e ativa, além dos controles europeus sobre poluição automotor.
Se baixasse a alíquota de importação para pessoa física, seria um deus nos acuda para as montadoras, que teriam que baixar os preços sob pena do comprador buscar nos países vizinhos sua compra ou até mesmo em outro continente.
E de quebra, lançar um poupa tempo para importação, onde o importador PFísica faça toda a burocracia e já possa sair totalmente regularizado, até mesmo com laudo da Cetesb e Ibama.
Se o México pode captar nosso dinheiro com imposto de importação zero, se as montadoras podem mandar rios dos nossos dinheiros para o exterior, porque não podemos nós mesmos buscar nosso carro lá fora, seja presencialmente, por telefone ou pela internet, assim como se compra hoje pela internet, sem qualquer INTERMEDIAÇÃO.
Mas não, o governo federal na sua ineficiência ao invés de regulamentar a qualidade do consumo, índices de poluição, segurança nos autos, exigindo maiores e melhores investimentos das montadoras para oferecer produtos em adequação a lei, faz o contrário, aumenta os prazos para novas normas de controle de poluentes, segurança… e ainda aumenta a carga tributária, fazendo com que os eletrônicos, roupas…viagens ao exterior, tudo comprado com o cartão de crédito tenha aumento direto por causa do aumento do IOF de 2,38% para 6,38%.
É assim que na contramão das medidas, normas, investimentos e alto custo econômico no Brasil, que jamais seremos país de primeiro mundo.
Somente no dia em que um governante realmente de visão progressista assumir a disposição em reverter medidas equivocadas como as atuais é poderemos voltar a sonhar em sermos um país de futuro.
Até lá, brasil se escreve com "b" minúsculo.
Enquanto isso, o Dólar frente ao Real, já caiu mais de 20% nos últimos 24 meses e não houve nenhum para os carros importados.
Muito pelo contrário, houve aumento da nova Mercedes série C, ix35 com relação a velha Tucson que é o mesmo carro, Sportage e diversos outros. Nas raríssimas exceções em que os preços caíram, como os Volvos C30 e Xc60 e Mini Cooper, são devidos a retirada de grande número de acessórios de série ou potência do motor.
Viva o brasil, o importante é sermos penta, mesmo que a Itália seja tetra e a alemanhã tri como apaixonados pelo futebol que são, mas mesmo assim, suas populações não aprovam esses abusos de empresas e de governos.
Corrigindo: "Enquanto isso, o Dólar frente ao Real, já caiu mais de 20% nos últimos 24 meses e não houve nenhum para os carros importados." ********Não houve nenhuma queda nos preços************
Permitir a importação de carros usados também seria uma boa para quebrar os braços e as pernas dessa Indústria CARROÇOMOBILÍSTICA. Mas o governo não vai fazer isso… eles deram até bilhões do BNDES (ou seja: nosso dinheiro) para ela durante a crise. Tudo pela desculpa esfarrapada de não gerar desemprego (dos pelegos).
Por isso que comprei um Nissan Livina !!! Melhor custo benefício… excelente carro !
eu acho as montadoras estão certíssimas: se tem gente que paga caro nso produtos para dar 30% de margem, pq elas iriam reduzir os preços. O problema é a burrice das pessoas que pagam caro semter condições. Sem falar na cultura que coloca o carrocomo prioridade no orçamento familiar. Bem feito! Quem éburro paga a conta. Equanto isso eu continuo comprando carro usado, uma maneira de ser menos explorado…
by the way, parabens para o Joel. Já critiqei muito os textos muitas vezes burocráticos dele, mas nesse ele se superou e realizou uma boa pesquisa jornalística. Deveria ser capa da Veja pra gerar mais discussão.
triste é quando entro no site como o da FORD USA e vejo EDGE e FOCUS por vinte e poucos mil dolares. E aqui 55 a 90 mil reais com qualidade duvidosa. ¬¬'
A matéria é excelente, mas vai servir para abrir os olhos de poucos, e vai mudar menos ainda.
Quem não lembra na época da crise, quando as montadoras naturalmente estavam baixando o preço dos carros, com medo de encalhe. O governo, teoricamente para socorrer o setor, reduziu alíquotas de impostos. O que as montadoras fizeram? Tiraram os descontos e repassaram somente a redução do imposto.
Ser brasileiro é f…..
Quando isto vai mudar?
Quando as pessoas vão se educar?
Bom, antes tarde do que nunca… Finalmente alguém da imprensa especializada resolveu tomar coragem e fazer o seu papel de informação imparcial, para divulgar esse abuso.
E vou mais além: para muitos veículos essa margem ultrapassa os 30% declarados, falo isso com certeza absoluta, pois vivi no México e sei bem que lá os carros custam, no mínimo, a metade do que custam aqui, mesmo sendo fabricados no Brasil.
Eu chuto aí, por baixo, uns 50% de margem de lucros para produtos Honda fabricados aqui e vendidos lá (City e Fit, pois o Civic deles vem do Canadá por ser mais equipado). A Honda põe a culpa dessa diferença no draw back, mas se for analisar o índice de nacionalização de componentes dessa empresa, veremos que basicamente são componentes de motor, câmbio e parte eletro/eletrônica, cuja incidência de impostos de importação não superam os 25%…
Ou seja, ela tem sim margem de lucro líquida maior de 30%…
Por isso que o Brasil está essa porcaria.
Se a mentalidade dos nossos governantes está adulterada é porque a nossa também está.
Quem manda votar nessa corja que está aí?…
E mesmo na oposição. Que oposição?…Tudo um bando de puxa saco e vigarista também…
Tem gente que deixa de comer, vestir e mesmo colocar seus filhos em boas escolas para andar com um carrão da “hora”.
Estamos com nossos valores adulterados.
Se boicotássemos, por apenas um mês, a compra de carros novos, os preços abaixariam já no mês seguinte.
Quem alimenta essa putaria toda somos nós mesmos…
Aliás, onde estão os recursos dos impostos que o governo cobra pela propriedade dos veículo e venda da gasolina, que deveriam ser aplicados na manutenção das ruas e estradas. Pelo que somos obrigados a pagar deveríamos ter tapetes para nossos carros andarem e não essas vias esburacadas e mal sinalizadas.
Pagamos impostos como se fôssemos a França e recebemos em troca o rascunho da Somália.
“Que País é esse”, já dizia Renato Russo…
@luciano,
Isso é só reflexo da cultura do brasileiro de levar vantagem em tudo. A culpa não é apenas do voto ou dos políticos eleitos, o brasileiro em sua maioria é imediatista e só pensa em si, basta uma volta no quarteirão pra presenciar abusos cometidos por cidadão comum… É lixo jogado pelas ruas, é xenon fora do padrão, é gente furando fila, ultrapassando em local proibido, desrespeitando limites de velocidade, dirigindo embriagado, jogando o carro em cima de pedestres e por aí vai…
Abuso por abuso, todo mundo dá o exemplo errado.
Só mesmo uma Revolução Cultural pra dar jeito nisso, infelizmente…
Falar sobre lucro das empresas não tem muita coerência pois,
qualquer empresa pode cobrar o que bem entender sobre o produto que vende, agora sem tem consumidor que paga, o problema é de quem paga.
Para de comprar que você vai ver se o preço não cai.
O problema é que o Brasileiro só sabe falar e agir que é bom ,não age.Povo covarde.
@marcelo
Fato! Brasileiro fala de mais, mas age de menos ou não age.
Vocês ai que estão lendo, comentando ou que acham essa situação absurda, o que estão fazendo para revertê-la?
Nada.. ninguém faz nada, eu mesmo não faço, não sou hipócrita.
Porém, não o faço por falta de apoio, por muitos que, quando chega na hora da verdade, dão pra trás, ao contrário de muitos outros que acham coisa de pobre protestar por preços justos, lutar pelos direitos.
Esse tipo de gente é o que predomina no brasil, afinal, são típicos brasileiros.
Volto a dizer, as coisas mudariam simplesmente permitindo que toda pessoa física adquiram seus autos em outro país com alíquota abaixo de 35% sem intermediários.
A importação pela PFísica é permitida, porém extremamente burocrática. Deveria ser simplificada as regras de importação e baixada a alíquota do I.I. para P.F.
Porque é um direito do cidadão a liberdade de escolha com a mínima burocracia e a menor carga de tributos.
Se tenho carro barato mundo afora, e tenho baixo I.I e um legislação mais flexível quanto a questão da burocracia de importação, não existe montadora que consiga sustentar preços altos dentro do mercado, além de produtos defasados.
É simples.
Boicote é besteira e das grandes, pois não se controla 200 milhões de habitantes, mas preço sim se controla, COM ABERTURA DE MERCADO.
O brasil é um dos países mais restritivos e protencionistas do mundo, e o resultado é roupas, remédios, eletrônicos, carros…tudo mais caro.
O mesmo aconteceu com a linha de telefones fixos, que eram declarados como patrimônio em Imposto de Renda, pelo alto valor e hoje não é mais assim.
O caminho é LIBERAÇÃO DE MERCADO, BAIXA DE IMPOSTOS, MENOS PROTENCIONISMO E MENOS BUROCRACIA PARA IMPORTAÇÃO.
O resultado será menores preços.
Empresas cobram o que querem, é seu direito. E o consumidor tem o direito de escolher com quem e onde comprar. O governo não pode dificultar tributariamente ou burocraticamente.
Um outro exemplo de exploração é o Hyundai Sonata.
Acabo de voltar dos Estados Unidos, lá o Sonata 2.4 custa a partir de US$ 19 mil, enquanto que o Azera V6 custa US$ 25 mil. Em reais teríamos, respectivamente, cerca de R$ 30 mil e R$ 40 mil.
Aqui no Brasil, os preços (FIPE) são R$ 107 mil para o Sonata e R$ 82 mil para o Azera. Como é que pode isso? Um carro menor e com motorização inferior, que custa menos que o Azera (primo maior) em outros mercados, custar muito mais por aqui???!!!!
A diferença de preço é gritante: enquanto que o Azera é vendido aqui por uma relação de 2 vezes seu valor nos EUA, o Sonata é vendido por uma relação de 3,5 vezes!!!!!!
O pior é que tem gente que paga…
@cristiano,
Você tem razão nos argumentos postados.
Se me permite, acrescento ainda o fato do Azera estar sendo vendido no site da Webmotors ZERO KM, por R$68,900 para o modelo 10/11 e R$71,000 para os modelos 11/11 com vários anúncios nessa faixa de preço.
Assim fica a pergunta, se a tabela dele sugerida pela Hyundai é quase R$100mil, porque vender Azera com R$30,000 a menos ainda é possível, sem que tenham prejuízo? A certeza que fica é que o Azera no brasil tem custo final abaixo de R$68,900 para que ainda permita o vendedor auferir algum lucro.
Essa situação gritante continuará enquanto o governo não liberar o mercado de verdade e enquanto 4 montadoras representar 70% do mercado. Pois o brasil é o único em que 70% do mercado fica apenas mas mãos de 4 empresas do setor.
Então Guilherme que tal se nós começassemos um protesto formal pela internet contra essa mazela ou fazer uma representação contra a anfavea no congresso?!
Parabenizo o Joel pela reportagem. Contudo, o Joel nada mais fez do que revelar o óbvio. Tão óbvio que a muitas pessoas custa a acreditar.
Culpa da lavagem cerebral de muitos anos feita pela ANFAVEA com o apoio de políticos corruptos que mantiveram a porteira de nosso mercado automobilistico fechado por décadas. Período nesse que convenceram o ingênuo brasileiro (para não dizer otário) de que carro bom era o com câmbio manual "porque brasileiro gosta de cambiar", de 2 portas "porque brasileiro gosta de estilo esportivo", etc…tudo mentira para engordar ainda mais o lucro das montadoras.
O duro é que AINDA hoje tem MUITO brasileiro que acredita que a culpa é SÓ dos impostos.
O dizer desse povo ???!!!!!!!!!!!!!
Segundo o texto do Joel Leite, "o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, 37% a menos do que o consumidor brasileiro paga por ele: R$ 88 mil.".
Na verdade, a comparação que deve ser feita é que o Tucson vendido aqui é mais de 57% mais caro que lá na Argentina.
@john
Muito bem analisado a comparação sua do Tucson vendido na Argentina e no brasil.
No brasil custa 57% a mais do que na Argentina.
Algum tempo atrás, lembro de ter comparado o valor de um mesmo modelo do Passat: na Argentina era vendido pelo equivalente a R$ 47 mil, aqui custava R$ 115 mil. Dá para perceber que essa situação já dura décadas e já foi pior. Está na hora de acabar com essa palhaçada.
No brasil, deveria ser igual aos Eua na apresentação do valor do produto. Lá o valor do produto é apresentando ao comprador sem imposto, e em separado apresenta-se o valor com imposto. Assim os americanos do norte sabem exatamente o preço do produto e enquanto os americanos do sul ficam na ignorância, sem saber quem é mais ganancioso, se o governo ou a indústria.
NADA É TÃO PÉSSIMO QUE NÃO POSSA PIORAR.
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Dilma pede maior proteção comercial para Mercosul
Proposta será discutida nas próximas semanas; países do bloco se preocupam com perda da competitividade regional devido ao câmbio
Reuters | 29/06/2011 16:49
A presidente Dilma Rousseff propôs nesta quarta-feira ao Mercosul o aumento da proteção comercial contra o aumento de importações, numa tentativa de conter a entrada de produtos baratos da Europa, Ásia e Estados Unidos em uma região de rápida expansão.
A proposta, levada pelo Brasil à Comissão de Comércio do bloco que também é formado por Argentina, Paraguai e Uruguai, será discutida nas próximas semanas e permitirá que cada país eleve individualmente seus tributos de importação de bens não pertencentes à zona, de acordo com uma autoridade do governo brasileiro.
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São essas as medidas que fazem os produtos serem mais caros no brasil, mais defasados e devido ao sucateamento e aumento da demanda, provocam um futuro de inflação.
Não comprem carro 0km!
@Comanche, poderíamos dizer que a medida não é de proteção comercial, mas de proteção da incompetência e da ineficiência.
A ironia, é que na Argentina e no Paraguai além dos produtos serem mais baratos que no Brasil, esses 2 países ainda dispõem de produtos que nem aqui são vendidos.
O Caso City é fácil de se resolver. Simplesmente não comprem Honda, nem Toyota, e nenhuma marca que cobre caro pelos seus carros.
Quer uma marca com bons preços? Nissan.
As pessoas dizem que o Tiida Sedan é feio, mas é um carro espaçoso, confortável, com um excelente motor e câmbio, que na hora do choro na concessionária sai por R$ 42 mil reais. Um Siena EL com o básico (AR+DH+VE+TE) sai por R$ 35.500.
Agora eu pergunto, o que são R$ 6.500 em um financiamento de 60 vezes, como são os da maioria das pessoas que compram carros nessa faixa de preço?
Aí, por R$ 50 mil, você pode comprar um COMPACTO (Até demais) New Fiesta, podendo comprar um médio de verdade, o Cerato.
É a mesma coisa que pagar mais caro em um Golf do que em um C4, um Bravo, um Tiida, e se bobear, mais caro do que em um I30.
Acontece isso porque o Brasileiro deixa.
As montadoras e concessionárias tem muita margem para queimar.
Sou dono de um Novo Uno, completo com Air-Bag e ABS, na hora da compra chorei bastante, e só para ter uma idéia, com o preço que eu comprei o Novo Uno completo, levava um Gol (AR+DH+VE+TE) 1.0 (e sem rádio), um Fiesta com a mesma configuração, um Sandero também igual, todos sem Air-Bag e ABS.
Negociei bastante, e fechei o negócio por R$ 33.990,00.
É caro para um Novo Uno? Sim. Mas você não leva nada que não seja Chinês, com Air-Bag e ABS por esse preço.
Estou satisfeito com o carro, e economizei no mínimo uns 5 mil (se eu tivesse comprado um carro semelhante em outra montadora).
O povo tem que ter paciência, e saber negociar na hora da compra.
Meu próximo carro, provavelmente será um Kia (Cerato), um Renault (Dependendo se a grana vai dar para o Fluence).
Das 4 grandes, não dá pra levar mais nada em consideração. Seguro caro, revisões com preços mais altos, modelos pelados custando mais caros do que concorrentes mais completos, e preço se manutenção chegando perto das demais concorrentes (New-Commers).
OBS: Já faz tempo que é mais barato manter e consertar um Renault do que Ford, VW, e até Fiat.
Eu sempre soube disso. Não´tem a menor lógica os preços. Mas brasileiro sempre caiu como um patinho na desculpa esfarrapada dos impostos. Brasileiro sempre bota a culpano governo. Mas na crise, o governou cortou o IPI, e quando voltou a cobrar o IPI, os preços ao invés de subir, cairam mais ( por causa da chegada dos chineses, que atravessam o mundo , pagam 35% de imposto de importacao e ainda custam muito menos). PARABENS! Pela primeira vez uim jornalista que nao se vendeu nesse papinho furado contra o governo.
Caro Alvaro Vianna, concordo em parte com seu texto – veja que Tiida sedan tem preço de lista de R$ 44 mil aqui e R$ 32 mil na Argentina. Não é tanta diferença quanto de outros modelos, mas é bem significativo, custando aqui em torno de 38% a mais que lá, e é sobre isso que se está discutindo aqui. Por um valor menor que esse os mexicanos adquirem um Nissan Altima com motor 2.5 e câmbio automático, multiplos airbags, etc. Não quero estragar seu entusiasmo, mas se você acha que a manutenção do Renault é tão mais barata, espere sentado para não cair de costas. Porque temos de ser tão explorados por essa corja de governantes incompetentes que transformam o nosso país nessa m3rd@? Basta!
Os links postados por mim referem-se as partes finais do artigo do Joel Leite.
ENQUANTO ISSO A ANFAVEA ATACA COM ESSA DECLARAÇÃO:
Custo de produção de carros no país é 60% maior do que na China
30/06/11 – O custo de produção de um carro no Brasil é 60% maior do que na China, considerando modelos equivalentes com motorização 1.3 a 1.5, segundo estudo sobre a competitividade do setor divulgado pela Anfavea (associação das montadoras).
Índia e México, com custo 5% e 20% superior, foram os outros dois países avaliados nesse comparativo pela PricewaterhouseCoopers, responsável pelo levantamento.
A mão de obra é uma das responsáveis por essa diferença, custando 5,3 por hora, incluindo na conta os encargos sociais. O valor é mais do dobro do registrado no México ( 2,6) e muito acima do contabilizado na Índia ( 1,2) e na China ( 1,3).
A solução proposta pela associação ao governo, ao qual o estudo já foi apresentado, é investir em inovação, o que inclui engenharia, tecnologia de produtos e processos e pesquisa de materiais de origem local para a produção.
A expectativa da Anfavea é fazer parte da nova política industrial que está sendo elaborada pelo governo.
Fonte: Folha de S. Paulo
Após tudo o que foi exposto e comentado aqui,como se conformar com o fato de que 4 grandes montadoras ditem a política de preços no país.Coreanos e chinglings nelas!
É a primeira vez que escrevo para um blog, então, me desculpem as falhas. Sou proprietário ( lê-se trouxa ) de um Chevrolet Malibu e tive a “agradável” surpresa de saber que, após 3 meses de compra, a montadora forneceria um desconto de 10.000.00 R$ para os pretendentes a futuro proprietários. Pois bem, duas foram as minhas conclusões: (1) A Chevrolet do Brasil trabalha com uma margem de lucro exorbitante para fornecer esse desconto e ainda continuar a ter lucro, (2) A Chevrolet do Brasil pensa ( com razão) que seus consumidores brasileiros são e, também me incluo neles, idiotas… Não sei quanto a vocês, mas, eu me recuso a comprar carro 0 km até que esse mercado “vire” e que possamos ser respeitados como merecemos. Se comprarmos apenas autos usados, obrigaremos as montadoras a rever essa política de exploração a que somos submetidos. Vou fazer minha parte apartir de agora, sou apaixonado por carro e ia comprar um Camaro 0 km antes do acontecido, mas, agora vou é “namorar” um usado ( estava pensando na Mercedes SLK 200), desde que não seja um Chevrolet… CHEVROLET NUNCA MAIS !!!!!!!!!!!!!!
Esse texto acima é o resumo de uma matéria bem maior, postada em 3 partes no blog do Joel Leite. O City é apenas um exemplo, mas TODOS, repito, TODOS os carros nacionais possuem preços absurdos se comparados com os praticados em outros mercados. Partindo desse princípio, e de que é legítimo que uma pessoa queira comprar um carro 0 km, gostaria de fazer uma observação. Tentar estigmatizar comprador de Fit e City como idiota me parece infantilidade. Sim, são caros os carros, mesmo se comparados aos outros já caros carros nacionais. Mas achar que quem os compra é necessariamente um imbecil pagando apenas por grife é pretensioso e tolo. Devolvo com uma pergunta: você já teve um Honda? Já usou o pós-venda deles? Tenho certeza que a imensa maioria dos "experts" se for sincero vai responder não. Já passei por todas as 4 grandes e algumas das novas, e falo com plena convicção: não conheço no país pós-venda como o da Honda. Sabem o que é chegar pra reclamar de um mínimo barulhinho na porta traseira e prontamente irem na maior boa vontade do mundo resolver? Sabe o que é não ter que gastar um ml de saliva pra que a garantia seja acionada pro que quer que seja? Sabe o que é serviço perfeito? Entrar na oficina e ver todo mundo com uniforme limpíssimo, tudo organizado, todos muito solícitos e atenciosos? Eu tenho um City, acho o carro lindo e atende minhas necessidades. Sei que pelo valor que paguei poderia ter pego um concorrente mais bem equipado. Mas não o fiz porque não quis, não por desconhecimento. Paguei pra ter tranquilidade, revisões baratas, não ter que esperar por peças, pós-venda impecável e boa revenda garantida. Acho os coreanos bons carros, admiro o custo-benefício de vários deles, mas esperar 3 meses pra trocar um simples pára-brisa trincado simplesmente não é uma opção pra mim. Se você topa lidar com a incerteza compre o seu coreano e seja feliz. Mas não entendo a necessidade de desfazer de quem se sente mais confortável fazendo uma opção segura, mesmo que isso lhe custe mais caro. Afinal, cada um faz o que quer com seu dinheiro. Abraços a todos.
Parabéns ao Joel Leite, que fez um excelente e independente trabalho, ao contrário do resto da imprensa, que repete com alta cumplicidade o que a indústria manda dizer, ou seja, que os altos preços dos carros devem-se exclusivamente à alta carga tributária brasileira.
Minhas contas são outras.
Vejamos:
Custo 20mil reais
Lucro 16mil reais
Regra de 3
20mil ————> 100%
16mil ————> X
20X = 16 * 100
20X = 1600
X =1600/20
X = 80%
Se o custo é de 20mil reais, eles repassam os 30% de impostos para os consumidores e ainda lucram quase 16mil reais… O lucro deles bate nos 80%.
Joel Leite publica matéria sobre comentário do Presidente da Ford do Brasil.
Aonde os leitores lerem em caps lock e entre parênteses, os comentários críticos são meus.
06/07/2011
Presidente da Ford: "preço alto do carro não é só culpa do imposto"
— Marcos de Oliveira admite que o carro no Brasil é caro e culpa a cadeia produtiva.
— Dirigente diz que se a importação continuar nesse ritmo, em cinco anos começam as demissões.
— Mas 78% dos carros estrangeiros vendidos no Brasil são trazidos pelas próprias montadoras.
O presidente da Ford Brasil, Marcos de Oliveira, disse que é preciso um acordo com o governo e todas as partes envolvidas no setor automobilístico para resolver o problema do custo da produção de carro no Brasil. Ele admitiu que o alto preço do carro ao consumidor brasileiro não é apenas por culpa do imposto.
"O problema é muito mais amplo" – disse o dirigente ao repórter José Carlos Pontes, da Agência AutoInforme. "Não queremos uma reunião com o governo para reivindicar a redução do imposto. Nem queremos tocar neste assunto. É preciso uma discussão mais ampla, para evitar que daqui a alguns anos haja problemas sérios com a indústria automobilística brasileira". (RS: PURA PRESSÃO NO GOVERNO, SEMPRE APELAM PARA A CHANTAGEM DO DESEMPREGO).
Segundo Marcos de Oliveira, o Brasil corre o risco de "desindustrialização", isto é: a redução da produção local em consequência do aumento das importações. (R: O BRASIL NÃO CORRE O RISCO, O BRASIL JÁ ESTÁ SOFRENDO A DESINDUSTRIALIZAÇÃO DE CARROS DE QUALIDADE PARA FABRICAR PRODUTOS ULTRAPASSADOS, DEFASADOS, INEFICIENTES EM SEGURANÇA, AMBIENTE E TECNOLOGIA. NÃO TRATA-SE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO POR CONDIÇÃO ECONÔMICA, MAS SIM POR CONDIÇÃO DE ERRO ESTRATÉGICO DE POLÍTICA, POIS SE EXISTE O MÉXICO QUE FICA DO LADO DA MAIOR ECONOMIA DO PLANETA, PERTO DA EUROPA EM COMPARAÇÃO AO BRASIL, PERTO DO CANADÁ, E QUE TEM BENESSE DE SER O ÚNICO PAÍS DO PLANETA A PODER EXPORTAR CARROS PARA O BRASIL PAGANDO IMPOSTO ZERO, PORQUE HAVERIAM AS MONTADORAS DE FABRICAR CARROS DE QUALIDADE NO BRASIL, SE O MÉXICO TEM UMA ESSAS ENORMES VANTAGENS MENCIONADAS, SEM PERDER O IMENSO MERCADO BRASILEIRO.)
O presidente da Ford disse que a concorrência está derrubando os preços, e com isso a rentabilidade das montadoras está diminuindo. E ameaçou: "resta saber até quando vamos aguentar. Se essa situação não for mudada, creio que em cinco anos a indústria vai começar a demitir". (R: RESPOSTA DE MALANDRO QUERENDO SENSIBILIZAR OS GOVERNANTES E OS SINDICATOS, POIS PRIMEIRAMENTE NÃO HÁ DERRUBADA DE PREÇOS, MAS SIM PEQUENOS DESCONTOS OCASIONAIS, AFINAL ALGUÉM NO BRASIL TEM COMPRADO CARROS A PREÇOS PRATICADO NO EXTERIOR, PARA DIZER QUE REALMENTE É UMA DERRUBADA DE PREÇOS "EXAGERO MALICIOSO", E NESSE MESMO SENTIDO VAI A FALSA AFIRMAÇÃO DA QUEDA DE RENTABILIDADE, JUSTO QUANDO EM 2009 O BRASIL PRATICAMENTE SUSTENTOU AS MATRIZES EM CRISE HISTÓRICA COM SOMAS RECORDES DE LUCROS ENVIADOS PARA SUAS MATRIZES, ATÉ O PRESIDENTE DA FIAT JÁ DECLAROU QUE O BRASIL SALVOU A FIAT TURIM EM 2008. E SEGUNDAMENTE, O J.LEITE FOI CERTEIRO NO COMENTÁRIO AO DIZER QUE O PRESIDENTE DA FORD "AMEAÇOU" A DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS, O QUE É PURA CHANTAGEM, JOGO BAIXO, AMEAÇA AOS SINDICATOS, AOS LARES DAS FAMILIAS DOS TRABALHADORES, COM UM SONORO "VOCÊS IRÃO PASSAR FOME, FALTARÁ O LEITE DAS CRIANÇAS, A ECONOMIA ARREBENTARÁ COM O DESEMPREGO E A VIOLÊNCIA AUMENTARÁ…VELHACARIA PURA, POIS NUNCA QUE SE O GOVERNO ENDURECESSE EXIGINDO MENORES PREÇOS E BAIXANDO A ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO, ELAS FECHARIAM AS PORTAS E IRIAM EMBORA DO BRASIL DEIXANDO ELE PARA A CONCORRÊNCIA, DUVIDO. INCLUSIVE TAL FATOR JÁ ACONTECEU NA ERA COLLOR E ITAMAR COM O MINISTRO DA ECONOMIA CIRO GOMES QUE COMPROU BRIGA COM O SETOR BAIXANDO O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA 20%, E O RESULTADO NÃO FOI FECHAMENTO DE FÁBRICAS, MAS SIM A ÉPOCA EM QUE AS EMPRESAS DO SETOR MAIS INVESTIRAM EM PRODUTOS DE QUALIDADE FABRICADO NO BRASIL E TAMBÉM FOI A ÉPOCA DE GRANDE AUMENTO DE VENDAS PARA ELAS, SEM FALAR QUE O I.I. BAIXO FOI FATOR DETERMINANTE PARA A ENTRADA DE VÁRIAS EMPRESAS DO SETOR COMO OCORREU NA DÉCADA DE 90, PORTANTO A QUEDA DE I.I E IMPORTAÇÃO EXCESSIVA DE CARROS NAQUELA ÉPOCA TEVE EFEITO CONTRÁRIO AO COMENTADO PELO PRES. DA FORD, O QUE TAIS FATOS SUPERAM QUALQUER ARGUMENTO COM CLARA DEMONSTRAÇÃO DE QUERER LEVAR VANTAGEM. NA VERDADE ELAS ESTÃO COM MEDO É DA POPULAÇÃO SE MEXER E EXIGIR I.I. MAIS BAIXO FAZENDO AS 4 GRANDES PERDEREM 80% DE UM MERCADO DOMINADO. E TERCEIRAMENTE, É PRECISO REAFIRMAR O QUE DISSE O J.LEITE, QUE AS PRÓPRIAS MONTADORAS SÃO AS QUE MAIS IMPORTAM CARROS, ALGO PRÓXIMO DE 80%).
Um estudo feito pela Anfavea, a associação dos fabricantes, mostra que o custo de produção do carro no Brasil é 60% maior do que na China. Foi estabelecido um índice de custo 100 para a China. Para o México esse índice seria 120 e para o Brasil 160. (R: O CUSTO SÓ É ALTO PORQUE O SETOR ESTÁ BOMBANDO EM PLENO VIGOR ECONÔMICO DO SETOR, POIS SE ESTIVESSE EM CRISE, AS MONTADORAS ESTAVAM AMEAÇANDO ERA A INDUSTRIA DO AÇO, AS FABRICANTES DE AUTO PEÇAS, AS EMPRESAS FRETISTAS, OS SINDICATOS E OS CUSTOS TERIAM COM CERTEZA QUEDA DE CUSTOS, MAS COMO AS FÁBRICAS ESTÃO GANHANDO RIOS DE DINHEIRO, É ÓBVIO QUE AS MINERADORAS, F. DE AUTOPEÇAS…TRABALHADORES…TAMBÉM QUEREM UMA FATIA DESSE EXCELENTE MOMENTO VIVIDO PELOS RECORDES DIÁRIOS DE VENDAS, E SE O CUSTO FOSSE ALTO, NÃO HAVERIA ANÚNCIO DE NOVAS FÁBRICAS DA RENAULT, HYUNDAI, CHINESAS, MAZDA…).
O curioso é que os maiores importadores de carros no Brasil são as montadoras, notadamente as quatro grandes. Elas são responsáveis por nada menos do que 78% de todos os carros estrangeiros vendidos no País. Os importadores oficiais, reunidos na Abeiva, importaram no semestre 20% do total, carros que, além dos impostos normais, pagam 35% de alíquota de importação; os outros 2% foram trazidos por importadores independentes.
A despeito do alto custo de produção, o Brasil continua recebendo investimentos em novas fábricas.
A Chery faz a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da sua fábrica em Jacareí no próximo dia 19. Conforme anunciou o Carsale nesta semana, a Lifan e a importadora brasileira Effa assinaram um acordo para a construção de uma fábrica no Brasil com investimento inicial de US$100 milhões e produção de 10 mil unidades por ano. As duas montadoras já investiram US$ 70 milhões num centro de pesquisa e desenvolvimento, para a criação de um carro pequeno.
Ou os dados do estudo da Anfavea estão errados ou os chineses estão muito mal informados. E vão quebrar a cara. Qual a sua aposta?
(R. RESULTADO DE TODA ESSA RESPOSTA DO PRES. DA FORD, DE COLUNISTA CALMON PUXANDO O S. DAS MONTADORAS, DE ANFAVEA RESOLVENDO FALAR JUSTO NESTE MOMENTO DE REPERCUSSÃO DO CUSTO ALTO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS DIRECIONADOS, É O MEDO DE TEREM QUE LARGAR NÃO O OSSO, MAS SIM A PICANHA MATURADA).
R: VERGONHA, ESTARMOS NAS MÃOS DE MONTADORAS QUE VIVEM AMEAÇANDO FAMÍLIAS DE TRABALHADORES E A SOCIEDADE BRASILEIRA, ENQUANTO POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O SETOR, VÃO DE ENCONTRO DOS INTERESSES DESSAS MULTINACIONAIS E CONTRA O CONSUMIDOR BRASILEIRO QUE PAGA PELO LATÃO DE LIXO RODANTE MAIS CARO DO PLANETA, POIS TEMOS GOLS NO BRASIL MAIS CARO DO QUE MERCEDES SÉRIE C E BMW SÉRIE 3 NOS EUA, E ANTES QUE EU NÃO ME ESQUEÇA, NOS EUA UM AUDI A3 É MAIS BARATO DO QUE AS SÉRIES COMENTADAS ACIMA DA MERCEDES E BMW, MAS NO BRASIL SÃO MAIS CARAS DO QUE AS DUAS CONCORRENTES DIRETAS, IMAGINEM O QUANTO A AUDI NÃO ESTÁ GANHANDO SE AS OUTRAS JÁ GANHAM). E SOU OBRIGADO A ENGOLIR PREMIAÇÃO DE REVISTA ECONÔMICA PARA O PRESIDENTE DA AUDI DO BRASIL QUE ESTÁ TOMANDO UMA LAMBADA ATRÁS DA OUTRA PARA A MERCEDES E BMW QUE ESTÃO EXPLODINDO NAS VENDAS JUNTAMENTE COM A VOLVO E UM DÓLAR COM DESVALORIZAÇÃO DE 20% EM 15 MESES SEM REPASSE PARA OS CARROS.
O IMPORTANTE É A COPA AMÉRICA.
Outra questao interessante para fazer uma materia seria o custo das peças, que sao a sobrevivencia do usado em bom estado, se compararmos aqui e na argentina…
É óbvio que o “LUCRO BRASIL” extorsivo, muitas vezes maior do que lá fora, é uma prática estabelecida entre todos os fabricantes e importadores. Tudo é uma questão de mercado. O brasileiro aceita, de modo geral, pagar mais caro e os preços se sustentam aí. Não ao “LUCRO BRASIL” extorsivo. NÃO COMPRAR 0Km por pelo menos 01 ANO!!! Seja “nacional” ou importado. Se a tentação voltar é só pensar em quanto somos feitos de idiotas, pagando aqui o DOBRO ou mais do preço equivalente em alguns mercados lá fora. Só depende do consumidor.
Vamos aderir ao movimento http://www.facebook.com/lucrobrasil e tentar mudar esta realidade
Também acho um absurdo, mas não podemos esquecer da carga tributária. As montadoras ganham muito, assim como os bancos, mas niguém fala da carga tributária em cima do consumo. É absurda, o governo é um sócio cruel: leva quase 40% em tributos, e retorno que bom, nada!!!!!!!