Fica difícil memorizar o nome de um carro enquanto sua “dona” insiste em mudá-lo. A Mitsubishi parece que não segue mais a regra de manter um nome eternamente para criar uma marca, mesmo tendo no portfólio o Lancer e a Pajero, para citar dois nomes famosos no mundo. O crossover médio RVR, que nasceu como conceptX, agora ganhou outra sigla no mercado europeu: ASX.
A Mitsubishi apresentará o ASX em Genebra no dia 2 de março prometendo lançá-lo no continente em abril – antes disso, em fevereiro, o RVR (sim, será o nome no Japão) chega ao mercado de origem da marca.
Detalhes técnicos que é bom, a montadora quase não revela. Sabe-se que ele tem 4,3 m de comprimento, que o motor é turbodiesel de 1.8 litros, que o câmbio é manual de seis marchas e que traz o cada vez mais comum sistema “Start-Stop”, que desliga o motor em situações em que não há necessidade dele.
O ASX – ou RVR – será um rival para o Tucson, Sportage, CR-V, Qashqai, RAV4, Captiva etc. Se vai se chamar ASX ou RVR no Brasil ainda não sabemos, mas que ele virá para cá, isso nós não duvidamos.
Isso já aconteceu antes – em vários mercados, inclusive aqui, a primeira geração do Outlander se chamava Airtrek. O Pajero também tem outro nome em vários países: Montero.
John,
O nome Montero só é usado em países de língua espanhola pelo fato de Pajero ser um palavrão…
@Bitt
Talvez você não saiba, mas os nomes diferentes sempre tem motivos semelhantes a esse que você citou. Agora – como você me explica que na Índia existem tanto "Montero" quanto "Pajero"? Enfim, os nomes diferentes existem na linha Mitsubishi e isso não é nenhuma novidade – assim como ocorre em todas as marcas de presença mundial.
@Bitt
Fala logo que Pajero em espanhol é punheteiro… hahaha!