O primeiro SUV 4×4 movido à combustão e eletricidade está prestes a chegar no mercado brasileiro. O novo Mitsubishi Outlander PHEV, apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, deve ser lançado por aqui até o final do ano, com preço sondando a casa dos R$ 190 mil – sem direito a redução de impostos, já que se trata de um modelo híbrido plug-in.
A novidade traz três motores, com potência combinada de 285 cv e torque de 53,3 kgfm. O primeiro é um 2.0 litros MIVEC de ciclo Otto com quatro cilindros, que rende 121 cv e 19,4 kgfm, enquanto o segundo e o terceiro tem mais 82 cv, sendo um de 14 kgfm instado no eixo dianteiro e outro de 19,9 kgfm posicionado na traseira.
As baterias de 300 V, 80 células e capacidade de 12 kWh estão instaladas no assoalho do carro. Há vários sistemas de proteção para as baterias. Em caso de acidente, são automaticamente desligadas, não causando descargas de energia que poderiam ocasionar riscos aos usuários. Mesmo em caso de enchentes ou em travessia de áreas alagadas, as baterias não são afetadas pela água.
O sistema pode trabalhar no modo 100% elétrico (apenas os propulsores elétricos são responsáveis por movimentar o veículo, sem emitir poluentes e oferecendo uma condução mais silenciosa), híbrido em série (os motores elétricos movimentam o carro usando a energia acumulada nas baterias) e híbrido paralelo (o motor à gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando uma potência extra é necessária).
Há ainda o botão “Charge”, que otimiza o uso do motor à gasolina para carregar a bateria, e o modo “Save”, onde o motorista opta por reduzir o uso de energia da bateria.
O Mitsubishi Outlander PHEV pode ser carregado em uma tomada convencional de 110V ou 220V. Com a bateria totalmente descarregada, o tempo médio de recarga é de cinco horas. Em alguns pontos das grandes cidades, o motorista ainda poderá optar pelos quick chargers, que carregam até 80% da bateria em, no máximo, 30 minutos.
O visual do Outlander PHEV pouco muda em relação as versões convencionais da linha. Entre os diferenciais, há apenas grade com acabamento cromado e novo desenho, lanternas traseiras transparentes, nome da versão estampado nas laterais e na tampa do porta-malas, entre outros.
No interior, o modelo dispõe de uma tela LCD de 4,2 polegadas, que mantém o motorista informado sobre o nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e outras funções. Outra novidade é um aplicativo para smartphone ou tablet, que permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, além de monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Nos equipamentos, há também sistema Smart Keyless, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, controle adaptativo de cruzeiro, controle ativo de tração, controle de estabilidade, sistema de detecção de obstáculos à frente do carro, simulador de ruído de rolamento até 36 km/h durante a aceleração ou abaixo de 32 km/h durante a desaceleração e assistente de partida em rampas.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.