Que o povo japonês é um tanto conservador, quase todo mundo sabe. Mas as marcas do país estão muito desconfiadas quanto ao futuro. Honda e Toyota encerraram suas participações na Fórmula 1 e a Mitsubishi há algum tempo deixou de competir no rali Dakar, embora até hoje use sua imagem de campeã na divulgação de seus produtos. Agora a mesma Mitsubishi decidiu encerrar a divisão Ralliart.
A Ralliart criava versões mais esportivas dos modelos da marca, como o Lancer e o Eclipse. Também é uma espécie de grife, mas nem isso a salvou do fim. Segundo se comenta nos Estados Unidos, a razão do fechamento seria o declínio do mercado de tuning por lá.
Apesar disso, a Mitsubishi diz que usará o nome Ralliart em seus projetos, mas sem ter uma estrutura própria como antes.
Estão perdidos. O problema é que via de regra, as montadoras japonesas não dispõe de um planejamento estratégico de marketing e mercado, para construir a imagem da marca – até hoje tudo está muito relacionado com custo e produção. Poderiam seguir inclusive o caminho que levou à Lexus e Acura, mas obviamente com um motivo esportivo.
Isso é uma burrice – o caminho natural do Ralliart seria o refinamento, com modelos mais elaborados. Uma pena.