A temporada 2015 da Mitsubishi Cup está prestes a começar. O rali cross-country de velocidade terá início no dia 28 de março na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e terá como principal novidade uma nova categoria, composta pelo ASX R, novo modelo de alta performance preparado pela Ralliart Brasil e baseado no modelo de rua do utilitário-esportivo especialmente para a competição.
O novo Mitsubishi ASX R é equipado com o motor 2 .0 litros MIVEC, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, injeção multipontos com controle eletrônico e potência de 172 cv e 23,1 kgfm, podendo atingir a velocidade máxima de 185 km/h, com transmissão manual de cinco velocidades e tração Eletronic Control 4WD.
“Será a primeira vez que teremos um crossover em nossos ralis. Além disso, com a estreia do ASX R, poderemos acompanhar três modelos no grid da Mitsubishi Cup, algo inédito até aqui”, ressalta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil.
O Mitsubishi ASX R vai se juntar às categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS. Os pilotos da nova categoria vão participar pelo sistema de locação sit&drive, no qual toda a logística, desenvolvimento, preparação e manutenção ficam por conta da equipe de engenheiros e mecânicos da Ralliart Brasil.
Além disso, a L200 Triton ER vai ser comercializada para pilotos. De acordo com a Mitsubishi, a medida “visa dar mais opções para as equipes privadas e pilotos proprietários. Esse formato permitirá que o piloto e a equipe possam usar o modelo da Mitsubishi Cup em outras provas de rali do Brasil, inclusive no Rally dos Sertões”.
Para novos proprietários, a Mitsubishi vai dispor de um treinamento técnico para que os mecânicos conheçam os detalhes do veículo, para fazer a manutenção correta.
A categoria L200 Triton RS promete disputas acirradas no Mitsubishi Cup durante todo o ano. “A L200 Triton RS é a categoria máxima do rali brasileiro. Todas as duplas que se aventuram em provas off-road sonham em vencê-la”, comenta Kaique Bentivoglio, navegador campeão de 2014 ao lado do piloto Lucas Moraes.
O modelo traz um motor V6 Flex, tração 4×4 com limitador de torque para o eixo dianteiro, suspensão independente nas quatro rodas e chassi de estrutura tubular.
Quanto ao sistema de pontuação, a exemplo da Mitsubishi Cup 2014, duas, das sete etapas da temporada, terão somente duas provas, e não três. Porém, cada uma terá aproximadamente 50 quilômetros de extensão nessas etapas, e não em torno de 30 como em todas as outras.
O sistema de pontuação continua o mesmo. As duplas poderão ter até quatro provas descartadas, com exceção da última etapa, que não será permitido o descarte, aumentando ainda mais a competitividade.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Haverá ainda zonas de espetáculo em algumas etapas do ano, para que as pessoas possam acompanhar de perto as disputas na pista, com saltos e curvas planejadas para que os participantes deem um show de pilotagem. Além disso, os vencedores terão uma pontuação extra no campeonato.
Confira abaixo o calendário da Mitsubishi Cup 2015:
1ª Etapa – 28/mar Ribeirão Preto/SP
2ª Etapa – 09/mai Mafra/SC
3ª Etapa – 27/jun Jaguariúna/SP
4ª Etapa – 29/ago Minas Gerais
5ª Etapa – 19/set Indaiatuba/SP
6ª Etapa – 17/out Paraná
7ª Etapa – 14/nov Mogi Guaçu/SP
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Gostaria de saber onde encontro o coletor escape 4×1 ASX Mitsubishi 16v 4×2.