Alguém despertou do sono lá em Brasília. O Ministério Público Federal decidiu investigar porque o carro vendido no Brasil é tão caro. O órgão teria descoberto apenas agora (e nós já falamos disso há anos) que um mesmo carro pode custar o dobro do valor nos EUA, por exemplo.
As suspeitas do MPF recaem sobre a regulamentação obsoleta do mercado e/ou lucro abusivo das montadoras. Esse último item tem de ser investigado pelo Ministério da Fazenda que tem 180 dias para levantar dados sobre os balanços das montadoras. Já o primeiro tema é responsabilidade do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que verificará se a Lei Ferrari, que regulamenta o trabalho das concessionárias, não está prejudicando a concorrência.
A tal lei, que confesso desconhecer, permite que um concessionário tenha exclusividade de vendas em sua região, algo que não precisa estudo algum para saber que é contra as regras básicas de concorrência. Segundo O MPF, a leu também prevê que a montadora que romper com sua representante tenha que adquirir veículos e peças por preço de mercado, entre outros detalhes.
Será que a ação dos promotores dará em algo?
Vai dar fumaça, depois dispersa facilmente
Não sei se vai dar em algo, mas já é uma boa notícia. Pareçe que a sociedade como um todo finalmente está começando a acordar.
Somente espero que o MPF que está analisando se a Lei Renato Ferrari está atualiza, exija o cumprimento do artigo que determina aos concessionários venderem para compradores de outras cidades do país onde já existam concorrentes da mesma marca.
Hoje apesar da Lei acima mencionar o direito do consumidor comprar seu futuro automóvel em qualquer concessionária do país, mesmo que tenha concessionária na sua cidade da marca de seu interesse, muitas concessionárias se recusam a vender para o consumidor de outra cidade, exemplo Ford, Vw, Honda. Gm é rara excessão.
Elas exigem endereço residencial na mesma cidade da concessionária para efetuar uma venda. Isto é proibido, pois a Lei Federal Renato Ferrari é clara em determinar expressamente que o consumidor pode comprar seu carro em qualquer concessionária do Brasil, mesmo que já tenha a concessionária da mesma marca na sua cidade.
O que não pode conforme a Lei determina é o concessionário captar cliente nas cidades onde já existam outra concessionária da mesma marca.
Ou seja, o cliente tem liberdade de comprar onde quiser, mas a concessionária não pode buscar cliente fora e quando o cliente a procura, ela não pode recusar a venda se o mesmo não tiver domicílio na área desta concessionária. Muitas não cumprem, mas é só chamar a Polícia ou provar a recusa da venda e ingressar judicialmente pedindo dados morais e requerer acompanhamento do processo pelo MP.
A Lei regulamenta outras situações que deverão ser revistas, mas jamais o direito do consumidor escolher o local e cidade para comprar seu carro. Espero que o governo de esquerda, não aplique também a reserva de mercado dentro do país, obrigando o consumidor somente comprar carro zero na sua cidade e ficar refém do preço em cidades onde existam somente uma concessionária de determinada marca.
Fica o alerta.
Se ainda existe orgao com respeito no Brasil, temos q reconhecer q se chama MINISTERIO PUBLICO!! Espero q o MP faca investigacao a fundo, apure os fatos(precos absurdos) e tome as devidas providencias! Nos confiamos no MPF! Nao nos desaponte!
porque só tem Ladrão
No meu parco conhecimento jurídico acho que não vai dar em nada, em função de não haver uma lei específica para "composição de preços" (ou tem?). Mas a formação de cartel e abuso de poder econômico, se não lavarem as mãos dos procuradores antes disso, eles acham fácil.
Também não conhecia essa Lei Ferrari. Apesar de saber que essa prática é comum em diversos segmentos da economia…
o trabalho do MP até pode resultar um estudo elucidativo (afinal, eles teriam acesso a informações que os jornalistas não tem). Mas o problema é isso dar em alguma coisa real. Primeiro pq Brasília não quer (ou não pode por estar com o r@bo preso). Segundo, pq a questão de preços abusivos deveria ser uma questão de mercado, e não de estado. Os consumidores que tem que exigir que um produto que não é commodity ou serviço concedido pelo Estado (como fornecimento de água ou luz) tenha preço justo. Quem acho que faz pouco barulho ness história é o Procon. De qualquer jeito, a notícia é muito boa pois mostra que tem gente acordando para essa questão.
È… vamos ver se disso resulta alguma coisa A FAVOR DO CONSUMIDOR…porque a favor do CIDADÃO as ações do MPF nem sempre têm sido eficazes: vide Maluf !!
Com um lobby tão forte como a ANFAVEA a tarefa não será nada fácil para os Procuradores.
… mas há uma luz no fim do túnel…
A participação das quatro maiores está cainde e em anos (espero que nao muitos!)o aspecto competição pode sim reverter em preços menores.
Mas é necessário ter coragem de enfrentar o cartel e mudar esse paradigma do se colar colou!!!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/mercado-tab…
Corretíssimo rr09, é também necessário que o governo pare de babar em cima desse cartel decadente e completamente sem capacidade de enfrentar a concorrência internacional. O Brasil virou polo mundial da exploração comercial e financeira, e quem banca tudo isso somos nós, com os produtos mais caros do mundo e de baixa qualidade.
Abuso de preços?! onde? aqui?!
new fiesta 49 mil (br) 24 (mex)
city 72 mil (br) 26 (mex)
camaro 100 mil dolares ( br) 33 mil dolares (eua)
porsche turbo 740 mil (br) 240 mil ( eua)
sonata 115 mil (br) 34 mil (eua)……………acho que não, o MP está equivocado, o consumidor é folgado e as montadoras "sofrem" para vender carros no Brasil e o lucro é insignificante!!!!
A exatamente uma semana lancei uma ideia de campanha sobre este assunto pois estava me incomodando muito: http://www.facebook.com/event.php?eid=13981647945…
Fiquei muito feliz com essa notícia.
Por que só agora eles estão acordando?
Poder para atuar em nome da sociedade em defesa dos direitos dos consumidores eles tinham desde 1988 com a nova Constituição.
E o PROCON? Não faz e nunca eu ouvi notícias que fez alguma reclamação de abuso de poder econômico ou cartelização do mercado, que é a meu ver o que acontece. Se alguma empresa vem aqui vender algum carro mais barato ou com preço mais competitivo com mais itens de série eles não permitem. É o que aconteceu com os chineses e koreanos.
E o nosso querido "Governo" preocupado com estas empresas que ditam o mercado no Brasil, criou mais uma barreira que foi o aumento do IPI. Se não bastasse a enchurrada de impostos e taxas que já existiam.
O Brasil é um País maravilhoso, qualquer estrageiro que vem aqui fica doido com nossa cultura e nossas belezas, mas o nosso Governo… Bem disse Charles De Gaulle que este nosso país não era sério.
Isso que dá votar em terrorista e bandido.
Luciano, é nisso que dá votar em partido formado por metalúrgico. Bom, vc falou bandido…melhor deixar para lá.
O Ministério Público merece todo o nosso respeito,mas a justiça é lenta e leniente com os malfeitores,ou seja,nada acontecerá com esses empresáriuos ganaciosos que lucram horrores com essas neocarroças que produzem aqui.
O link abaixo é apenas uma das restrições ao mercado brasileiro e falácia governamental.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergiomalber…
Esta historinha nós já conhecemos de outras carnavais. O Ministério Público faz um barulhão danado e, no final das contas, nada acontece. O MP gosta mesmo é de aparecer, mas os resultados da sua atuação são pífios.
Vamos dar voto confianca ao MPF!! mas o q resolve mesmo eh a queda nas vendas! Parar de comprar carros eh impossivel, mas aguardar/esperar um pouco pode dar resultado!
Jornalista em entrevista pergunta ao Presidente mundial da Renault Carlos Ghosn.
O Duster de entrada custa no Brasil R$ 50,9 mil. O carro é exportado para a Argentina e lá custa R$ 40 mil. Como se explica isso?
"Culpa do imposto no Brasil. Aqui, a cada R$ 100 mil, paga-se R$ 48 mil de imposto. Na Argentina, a cada 100 mil, paga-se R$ 28 mil. Se o produto não dá lucro como a empresa vai investir? O lucro é normal numa empresa. Tem gente que acha que é errado ter lucro. Não somos bandidos, somos empresários. Agora, é verdade que uma empresa precisa investir: não é possível ter lucro e não investir. Mas é verdade: hoje o lucro no Brasil é maior do que o lucro médio que a Renault tem no mundo."
—–
O que fica declarado com todas as letras pelo Ghosn é que no Brasil, as montadoras sempre tiveram o maior lucro do planeta até ontem. Porque de agora em diante devida a medida comunista do Sr. Margarina o Brasil terá o maior lucro de todo o UNIVERSO.
Eu falo, falo … e ainda há quem conteste, haja vista o Calmon.
Sou brasileiro e já desisti faz tempo. Pronto, falei!
Corram o mundo com esta noticia!!! Espalhem pelos 4 cantos!!!
Se ficar nas trincheiras vai dar em PIZZA!!!