Apresentada recentemente, a segunda geração do MINI Countryman acaba de estrear a versão esportiva John Cooper Works. O novo MINI Countryman JCW estreia com um motor turbo capaz de desenvolver até 231 cavalos, o mais potente já usado em um carro de produção da marca. O conjunto inclui ainda transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração integral ALL4.
O propulsor que equipa o Countryman John Cooper Works 2018 é um 2.0 litros TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina, que entrega os 231 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, e torque máximo de 35,7 kgfm de 1.450 a 4.500 rpm. Esta unidade é dotada de turbo alimentação integrado ao coletor de aço fundido; injeção direta de combustível; sistema de controle de válvulas variável Valvetronic e sistema duplo Vanos de controle de abertura variável de comandos de válvulas.
Este motor do novo crossover é dotado ainda de pistões específicos; refrigerador de pressão de ar; radiador adicional e turbina com pressão ampliada para 2.2 bar. Há também sistema de escape esportivo, com redução da pressão dos gases; aba controlável; geometria especial do tubo e ponteiras duplas cromadas.
Junto ao propulsor turbo está o câmbio Steptronic de oito marchas (com paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha); sistema de tração integral ALL4 com tomada de força no diferencial do eixo dianteiro e embreagem de acionamento eletrohidráulico no eixo traseiro e controle de largada.
Segundo a marca, o novo MINI Countryman JCW consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h.
O conjunto inclui ainda chassi com acerto esportivo; freios Brembo com quatro pistões na frente e pinças em vermelho; controle dinâmico de estabilidade; controle dinâmico de tração; bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro; controle de desempenho para tomadas em curvas de velocidade; seletor de condução MINI Driving Modes (mid, sport e green); controle dinâmico de amortecimento, entre outros.
No visual, há rodas de 18 ou 19 polegadas; kit aerodinâmico exclusivo; entradas de ar dianteiras mais amplas; emblema John Cooper Works na grade dianteira e na tampa do porta-malas, entre outros. O interior oferece bancos esportivos e volante esportivo como destaques.
A lista de equipamentos inclui faróis de LED; luzes de condução diurna em LED; controle de cruzeiro adaptativo; painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas; sistema multimídia com tela de 8,8 polegadas; sistema de som Harman Kardon; ar-condicionado automático de duas zonas; teto de vidro panorâmico; retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento e sistema de alarme com indicador de status em LED vermelho na antena.