Apresentada na Europa em fevereiro deste ano, a nova geração do MINI Cabrio já está entre nós. O novo conversível da linha chega ao mercado brasileiro na configuração “S”, equipada com um motor TwinPower Turbo a gasolina de quatro cilindros e capota com acionamento elétrico, que tem preço inicial de R$ 164.950 (atualizado em dezembro/16).
O novo MINI Cabrio 2017 traz um teto de tecido, com um mecanismo capaz de abrir ou fechar a capota em 18 segundos por meio de um interruptor posicionado na parte superior do para-brisa. Tal operação pode ser realizada com o veículo em movimento a velocidades de até 30 km/h. Há ainda a opção de abrir apenas a seção frontal da capota e isso pode ser feito com o veículo a qualquer velocidade. O aparato inclui também melhor isolamento acústico e térmico em relação ao antigo.
De resto, o Cabrio 2017 segue a mesma linha do Hatch de três portas, com grade frontal de formato hexagonal e moldura cromada, faróis arredondados com luzes full LED e lanternas traseiras que encostam na tampa do porta-malas. O novo modelo está disponível em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua metálica, além de quatro opções de interior e duas opções de capota.
O interior inclui sistema multimídia com tela de 8,8 polegadas; navegador GPS com cartografia em 3D e MINI Excitment (LED Ring); além de head-up display (com dados como velocidade; nível de combustível; temperatura externa e informações de orientação do navegador GPS) sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e 410 watts.
Em comparação com a geração anterior, o MINI Cabrio está 98 mm mais longo, 44 mais largo e 1 cm mais alto. São 3,85 metros de comprimento, 1,72 m de largura e 1,41 m de altura. Já o entre-eixos está 28 mm maior, beneficiando o espaço para os joelhos dos ocupantes, que cresceu 36 mm. O porta-malas tem capacidade para 160 litros.
Entre os equipamentos, há quatro airbags; sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; direção elétrica Servotronic; controles de estabilidade e tração; controle de cruzeiro; suspensão adaptativa; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro, de chuva e de luminosidade; MINI Driving Modes com três modos de condução (econômico, esportivo e balanceado); entre outros.
O motor do carro é um 2.0 litros TwinPower Turbo a gasolina de quatro cilindros (dotado de injeção direta de combustível com injetores em posição central; controle de comando de válvulas variável e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas); que desenvolve 192 cavalos de potência, a 5.000 rpm; e 28,5 kgfm de torque, entre 1.250 e 4.600 rpm; associado a um câmbio automático Steptronic de seis marchas, com paddle shifts e launch control.
Segundo dados da MINI, o conversível compacto vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge velocidade máxima de 228 km/h.