A Meriva e o Corsa II viraram passado. A minivan deixou de ser produzida no Brasil na semana passada e o compacto, ontem, dia 25, segundo revelou a empresa. Resta apenas o Classic na linha de montagem de São José dos Campos, SP, e que também deve parar de ser produzido por lá. Mas ao contrário do seu sucessor e da Meriva, o Classic continua a ser fabricado em São Caetano e na Argentina.
O fim de linha desses modelos – mais a Zafira – virou um assunto polêmico por conta da disputa entre a GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José. Ligada ao PSTU, a entidade tem uma postura radical que tem impedido a flexibilização das leis trabalhistas na fábrica, como o banco de horas adotado por outras unidades.
Com isso, a GM tem deslocado praticamente todos os novos produtos para São Caetano, Gravataí e Rosário, na Argentina. A exceção é a S10 que, após uma longa negociação (que inclui até a intervenção do bispo da cidade), começou a ser produzida lá. Embora imensa, a planta de São José deve ficar apenas com a picape e sua versão SUV e alguns motores.
A montadora prometeu pensar numa solução até o dia 4 de agosto, mas já adianta que não é viável continuar produzindo em São José. Já o sindicato quer que o Classic seja concentrado apenas nessa planta.