O Mercedes-Benz VISION EQXX elevou o significado de eficiência em um veículo elétrico a um novo patamar agora em condições reais e com comprovação independente. A viagem de longa distância foi concluída com a tomada de carga selada e acompanhada por um especialista independente do organismo europeu de certificação TÜV Süd. Viajando de Sindelfingen (Alemanha) através dos Alpes suíços e norte da Itália, até o destino final na cidade de Cassis na Côte d’Azur (França), ele percorreu sem esforço mais de 1.000 km no tráfego diário, com uma única carga de bateria.
A viagem começou em condições frias e chuvosas, com alguns períodos prolongados em velocidades de até 140 km/h nas autoestradas alemãs e perto do limite de velocidade em outros lugares. Ao final, o estado de carga da bateria era de cerca de 15%, possuindo ainda uma autonomia restante de cerca de 140 quilômetros.
Para mostrar o que é eletricamente “viável”, o veículo de pesquisa completou uma viagem de um dia por várias fronteiras europeias: da Alemanha à Suíça, à Itália, passando por Milão e finalmente ao seu destino, a cidade portuária de Cassis, perto de Marselha, no Sul da França.
O perfil da rota, com autoestradas, subidas e descidas de montanha e incluindo obras rodoviárias, aliadas as diversas condições meteorológicas apresentaram ao VISION EQXX uma grande variedade de desafios. Partindo do centro de Pesquisa & Desenvolvimento Sindelfingen, perto de Stuttgart/Alemanha, em condições frias, as temperaturas do início ao fim variaram de 3 a 18 graus Celsius. Ao norte dos Alpes havia chuva leve e, mais ao sul, um vento suave soprava ao sol.
Com seu baixo valor de Cd de 0,17, não dá ao vento praticamente nada para agarrar. Este valor excepcional resulta da interação inteligente de muitas medidas individuais. Começa com a forma básica do corpo, embalando a cúpula de superfície lisa da estufa enquanto flui elegantemente como uma gota de água em direção à parte traseira. O difusor traseiro ativo, que se abre automaticamente a 60 km/h, fornece melhor fluxo de ar e, portanto, contribui significativamente para a redução do arrasto.
O veículo tecnológico ganha ainda mais benefícios de eficiência de seus pneus, com sua classificação de resistência ao rolamento extremamente baixa de 4,7. A Bridgestone desenvolveu pneus especificamente para o VISION EQXX em parceria com a Mercedes-Benz.
As características especiais do veículo também incluem sua construção leve cuidadosamente pensada, que tem um efeito particularmente positivo em subidas. O conceito de design leve do VISION EQXX é abrangente – desde os materiais usados até as estruturas biônicas inovadoras que oferecem uma relação peso-potência favorável. Exemplos disso são o material sustentável de fibra de carbono-açúcar usado na parte superior da bateria, que também é usado na Fórmula 1, e o piso traseiro BIONEQXXTM, fabricado com um processo de fundição de alumínio. O componente estrutural de metal leve substitui uma montagem muito mais pesada de várias peças interligadas. Possui folgas em locais onde não é necessária resistência estrutural, economizando material. Tudo isso resulta em uma economia de peso de até 20% em comparação com um componente fabricado convencionalmente.
Uma grande parte da eficiência de peso também se deve ao chassi elétrico dedicado com subestrutura F1 leve e discos de freio de alumínio. Outra é a bateria. Com 100 kWh, a unidade de armazenamento de energia desenvolvida especificamente para o VISION EQXX tem quase a mesma quantidade de energia que a bateria do Mercedes-Benz EQS, que já é referência mundial entre os carros elétricos atualmente no mercado. No entanto, tem 50% menos volume e é 30% mais leve. O resultado é que a bateria compacta, medindo apenas 200 x 126 x 11 cm, também é comparativamente leve com 495 kg e cabe em um carro compacto. O acionamento elétrico foi desenvolvido em cooperação com os especialistas da Mercedes-AMG Petronas F1 Team.
O VISION EQXX pode utilizar o efeito de recuperação em qualquer tipo de inclinação e durante todas as manobras de frenagem, aumentando assim o seu alcance. Um efeito colateral positivo dessa frenagem elétrica é que os freios mecânicos são pouco usados. Isso torna possível, pela primeira vez, usar novos tipos de discos de freio de alumínio que pesam significativamente menos do que seus equivalentes de aço.
Em seu teto solar fixo, as 117 células solares alimentam a bateria de 12 volts, que fornece energia a consumidores auxiliares, como o sistema de navegação. O valor agregado é mensurável através da carga que remove da bateria de alta tensão, exibida pelo computador de bordo. No geral, o teto solar aumenta o alcance em mais de dois por cento – o que soma cerca de 25 quilômetros em uma jornada de mais de 1.000 quilômetros.
A unidade de acionamento elétrico do VISION EQXX – composta pelo motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência – foi desenvolvida em conjunto com os especialistas em F1 da Mercedes-Benz High Performance Powertrain (HPP) e tem uma potência máxima de 180 kW (245 cv). Assim como a bateria, a unidade é compacta, leve e altamente eficiente. Sua eficiência média nesta aplicação é de 95%. Isso significa que 95% da energia da bateria é transferida para as rodas.
Como o trem de força elétrico gera pouco calor residual graças à sua alta eficiência, o resfriamento passivo é suficiente durante toda a viagem. A placa de resfriamento na parte inferior da carroceria usa o fluxo de ar para garantir um resfriamento uniforme. Esta solução aerodinamicamente altamente eficiente aumenta o alcance em 20 quilômetros, enquanto o valor de Cd permanece inalterado em 0,17.
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O VISION EQXX também é um assistente inteligente, auxiliando o motorista como um copiloto com dicas sobre o melhor estilo de direção possível. O assistente de eficiência fornece informações sobre fluxo de energia, status da bateria, topografia e até a direção e intensidade do vento e do sol.
A experiência a bordo agora apresenta uma tela totalmente nova, de peça única, que abrange toda a largura do interior. Os elementos de interface do usuário possibilitam uma interação perfeita entre o motorista e o veículo. Isso inclui Inteligência Artificial (IA) que imita a maneira como o cérebro humano funciona. No VISION EQXX, a Mercedes-Benz adota uma abordagem para a interatividade radicalmente nova.
Pouco antes de cruzar a linha de chegada na cidade de Cassis, o VISION EQXX, após 11 horas e 32 minutos de condução, terminou a sua viagem de 1.008 quilómetros com uma autonomia restante de cerca de 140 quilómetros. Isso significa que ele poderia ter partido novamente para um passeio ao longo da costa do Mediterrâneo sem a necessidade de recarga.
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