Um dos pioneiros SUV de luxo, o Classe M – ou ML para alguns – acaba de chegar à 3ª geração. E chegou cedo se pensarmos que a 1ª geração durou oito anos e 2ª, apenas seis anos. Talvez pela preocupação com a imagem de inimigos da natureza, quem sabe.
A Mercedes-Benz foi coerente em manter alguma identidade visual entre os três – a coluna C, por exemplo, mais larga, continua lá assim como a cobertura inteiriça dos vidros na traseira. Mas achei os faróis tímidos e juro que o Toyota RAV4 meio veio à mente quando vi o novo ML pela primeira vez.
Realmente, o utilitário esportivo não trouxe nada de novo ou espetacular no visual, mas o interior mostra bom gosto, na minha opinião. O tom em vinho do couro e os detalhes de acabamento bem equilibrados agradaram.
Com alavança da transmissão localizada onde em outros carros fica o acionador dos limpadores do para-brisa, o ML tem todo o console entre os bancos liberado para outras funções. Está lá, por exemplo, o comando giratório da tração e dos modos de direção – ideia colada da Land Rover.
Sem contar as versões a diesel BLuetec, o ML agora conta com a versão ML 350 BlueEfficiency com motor 3.5 V6 de injeção direta com 306 cv de potência e 37,9 kgfm de torque. Com ela, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a 235 km/h.
O novo ML estará presente no Salão de Frankfurt em setembro e começará a ser vendido logo em seguida na Alemanha.