Apesar dos crossovers estarem à tona, diversas marcas ainda apostam nas peruas, especialmente as do segmento de luxo. A Mercedes-Benz é uma delas e renovou o Classe C Estate para ficar em sintonia com a nova geração do sedã, esta que será produzida em solo nacional a partir de 2016. E como o foco é família, o novo Mercedes-Benz Classe C Estate ficou mais prático e versátil, com direito a aumento no espaço interno, tanto para os ocupantes quanto para as bagagens.
A novidade agora traz uma distância de entre-eixos de 4.840 milímetros, o que se traduz em um aumento de 80 mm em comparação com a medida da versão anterior. O comprimento, por sua vez, saltou em 96 mm, agora com 4.702 mm, enquanto a largura aumentou em 40 mm, com 1.810 mm. Com essas mudanças, houve um ganho de 45 mm no espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos de trás. O porta-malas ficou maior em 40 litros, agora com 490 l, volume que salta para 1.510 l com os bancos traseiros rebatidos – os encostos podem ser rebatidos eletricamente.
Além disso, houve uma redução de 65 quilos no peso final da perua, o que beneficiou o consumo de combustível: de acordo com a Mercedes, os motores estão até 20% mais econômicos quando comparados com a geração anterior. Debaixo do capô, há blocos a gasolina com potência entre 160 e 335 cv e a diesel de 115 a 205 cv, com tração traseira ou integral 4MATIC. Os híbridos C300 BlueTEC e C350 BlueTEC entregam uma potência combinada de 235 cv e 285 cv, respectivamente.
Na lista de equipamentos, o novo Mercedes-Benz Classe C Estate agora conta com sistema start/stop de série, novo sistema de entretenimento que permite escrever com os dedos através de um botão sensível ao toque no console, sistema de freios automático que impede uma colisão em velocidades inferiores a 105 km/h, Easy Pack (que permite abrir a tampa do porta-malas passando o pé por baixo do porta-malas), entre outros.
A novidade chegará ao mercado europeu no mês de setembro, enquanto por aqui deverá dar as caras apenas no ano que vem.