Durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, em Hannover, na Alemanha, a Mercedes-Benz anunciou o início das obras do maior campo de provas do Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O local, que receberá investimento inicial de R$ 70 milhões, terá 1,3 milhão de metros quadrados e abrigará uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.
“Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados na próxima semana, 28 de setembro”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks. “Esse moderno e avançado campo de provas ampliará notavelmente a nossa capacidade de desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, consolidando a unidade brasileira como referência muito importante para a Daimler e para o setor automobilístico no País”.
O novo campo de provas da Mercedes tomará por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, poderão ser realizados no Brasil testes e ensaios com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras plantas da empresa. A concepção da pista de testes brasileira contou com a consultoria da empresa alemã Tilke, parceira da Daimler no campo de provas de Wörth e em outras obras, e que também elabora projetos de pistas da Fórmula 1.
De acordo com a Mercedes-Benz, a nova pista de testes “será um laboratório que simulará, em condições reais, situações de tráfego, segurança e comportamento dos veículos que estarão em breve nas estradas”, com robustez como destaque na realização de testes severos no País.
O local trará ganhos de produtividade para a marca na execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus, que já que todas as atividades estarão concentradas num mesmo local, o que inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas.
Além da pista de testes, o centro de testes da Mercedes vai oferecer uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Haverá ainda um suporte da fábrica de automóveis no que se refere à segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos cerca de 60 colaboradores da equipe, que já atuavam no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa na fábrica de São Bernardo do Campo.